Brasov (Romênia) – Depois de salvar set-point, o paulista Gustavo Heide superou o gaúcho Orlando Luz na primeira rodada toda brasileira do bom challenger de Brasov, disputado sobre o saibro romeno e com premiação de 75 mil euros. Cabeça 3 da semana, Heide marcou 7/5 e 6/4, em duelo de 1h53.
Número 185 do ranking no momento, seu adversário agora será o local Filip Jianu, 246º colocado. O romeno precisou suar e ganhou de virada do tunisiano Moez Echargui, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/1.
Orlandinho havia vencido o único duelo anterior contra Heide, disputado no saibro chileno de Viña del Mar no ano passado, e começou melhor a partida desta terça-feira, abrindo 4/1 e 5/2. O paulista, que já havia desperdiçado dois break-points pouco antes, evitou um set-point no 40-30 no oitavo game e aí obteve a quebra de recuperação. Embalado, ganhou os três games seguintes.
O gaúcho seguiu com dificuldades em manter o serviço e sofreu com isso ao longo de todo o segundo set. Escapou de quatro break-points no game inicial e outro no quinto game, ao mesmo tempo que Heide estava mais firme nas devoluções e trocas de bola. Obteve a vantagem definitiva para fazer 5/4 e aí concluiu na segunda oportunidade.
Heide tem chance de dar um bom salto no ranking. Provisoriamente, sobe 11 posições e pode atingir o 170º em caso de nova vitória. Um eventual título o levaria ao grupo dos 150 mais bem colocados, o que seria seu recorde pessoal. Luz permanece na faixa dos 365 primeiros e vai agora para a chave de duplas, ao lado de Marcelo Zormann, na condição de cabeças 1.
Saraiva e Sydney avançam nas duplas
A parceria formada pelo brasiliense Paulo Saraiva e o paranaense Gabriel Sidney começou com vitória na chave de duplas do challenger de Troyes, no saibro francês, torneio de 36 mil euros. Os brasileiros superaram os locais Hugo Chapoutot e Lancelot Erler, por duplo 6/2, e podem cruzar agora com os favoritos da semana, Neil Oberleitner e Jakun Paul.
Karue Sell estreia com vitória nos EUA
Principal cabeça de chave do ITF M15 de Lakewood, em quadras duras nos Estados Unidos, Karue Sell estreou com vitória. O catarinense de 30 anos e 463º do ranking venceu o norte-americano Maxwell McKennon por duplo 6/3. Seu próximo rival virá do duelo entre os anfitriões Elijah Strode e Andrew Fenty.
Parabéns Heide,se jogasse com mais frequência já estaria no top 100
Qnt ao Orlando: a galera bate(corretamente) na questão física dele mas, eu levantaria uma outra questão importante: a fragilidade psicológica- é o 3° jogo seguido onde ele desperdiça set point no 1° set pra depois perde-lo e a partida(e a quinta vez nos últimos 7 jogos).. É uma pena ele parecer ignorar e n trabalhar nessas questões, é um jogador com tênis o suficiente pra almejar se aproximar do top 200/jogar os qualys dos slams..
O mental é extremamente definidor. Um exemplo, se pegar do top20 ao 80, todos tem tecnica e físico apurado de maneira semelhante. O mental que acaba nivelando eles.
Com relação ao Heide, a torcida é mais para que decida atuar com mais frequência né, fica uma exigência contínua de ótimos resultados sempre para subir no ranking qnd o jogador opta por atuar 2-3 semanas e folgar 8..
Próxima partida promete ser mais espinhosa, atleta da casa e vem de final de CHL na última semana, na torcida sempre..
Heide confirmou o favoritismo. Torço para o Orlando, mas parece cada vez mais díficil espero algo surpreendente dele. Pra mim tem técnica e mão suficiente pra ser TOP200, mas não soube trabalhar suas fragilidades para chegar lá. Uma pena