Cali (Colômbia) – O tênis brasileiro terá dois representantes nas finais do ITF J100 de Cali, em quadras de saibro na Colômbia. O goiano de 15 anos Guto Miguel e a gaúcha de 16 anos Pietra Rívoli venceram seus jogos nesta sexta-feira e vão disputar o título no sábado.
Vindo da conquista de seu primeiro ITF em Bogotá, Guto marcou a nona vitória seguida. O atual 105º do ranking venceu o o norte-americano Yubel Ubri por 6/2 e 7/5. Principal cabeça de chave e em sua segunda final no circuito, ele enfrenta o equatoriano Francisco Castro, 173º colocado.
Já Pietra, 148ª do ranking e cabeça 2, superou a colombiana Diana Lizarazo por 6/4, 5/7 e 7/5. A gaúcha tem dois títulos de ITF na carreira, conquistados no Chile no ano passado e disputará sua primeira final na temporada. Ela enfrenta a norte-americana Ava Rodriguez, 205ª colocada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O torneio dá 100 pontos no ranking mundial para os campeões de simples e 60 para os vices. Tanto Guto quanto Pietra têm 36 pontos a descartar. O ranking considera os seis melhores resultados de simples em um ano e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas. O goiano está se aproximando do top 100 e rompe a barreira se for campeão, enquanto a gaúcha se firma entre as 140 e de pode ficar entre as 130 do ranking.
Caio Dourado é finalista no Equador, Mamede cai na semi
O brasiliense Caio Dourado, de 16 anos, chegou à semifinal do ITF J30 de Salinas, em quadras duras no Equador. Principal cabeça de chave e 985º do ranking, ele venceu o equatoriano Jaime Robles por 7/5 e 6/0. Ele enfrenta na final o norte-americano Morgan Woodson. Dourado busca seu primeiro título de ITF na carreira.
Já pelo ITF J30 de Lambare, em quadras de saibro no Paraguai, o brasiliense de 15 anos Felipe Mamede caiu na semifinal diante do cabeça 2 local Alvaro Alonso por 6/3, 4/6 e 6/2. Mamede, que ocupa o 767º lugar do ranking, alcançou quatro semifinais seguidas em torneios da ITF, duas no saibro no Paraguai e duas no piso duro em Aruba, onde conquistou dois títulos de duplas neste mês. Nas duplas, Alicia Reichel e Giulia Ferreira foram superadas na final pelas bolivianas Isabella Canedo e Renata Monasterio por 6/7 (5-7), 6/1 e 10-6.
Além deles, Gustavo Almeida está na semi do J300 de Bytom na Polônia. Salvou 5 match points para garantir a vaga na semifinal.