Nova York (EUA) – O goiano de apenas 15 anos Guto Miguel foi o único brasileiro a avançar nas chaves de simples do US Open juvenil. E ele garantiu essa classificação com um grande resultado neste domingo, superando o cazaque Amir Omarkhanov, 14º do ranking e cabeça 10 do torneio, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3 em 1h50 de partida.
Vindo de duas vitórias no quali e mais uma na chave principal, Guto agora enfrenta o turco Atakan Karahan, 33º do ranking, que venceu o norte-americano Maxwell Exsted por 6/2, 2/6 e 7/6 (10-6). No mesmo setor da chave também está o francês Theo Papamalamis, cabeça 8.
Esta foi a segunda vitória de Guto em chaves de Grand Slam juvenil. Ele já havia avançado uma rodada em Roland Garros. O goiano se classificou para Paris depois de ter sido campeão do Junior Series, em São Paulo, numa seletiva disputada em abril com jogadores da América Latina. O brasileiro também participou da categoria 14 anos de Wimbledon no ano passado.
Guto salvou set-points e mostrou poder de reação
A primeira parcial teve uma quebra para cada lado, apesar dos 11 break-points disputados. Guto chegou a liderar por 3/1, permitiu o empate e ainda salvou dois set-points quando perdia por 6/5, antes de vencer o tiebreak. O brasileiro precisou mostrar poder de reação no segundo set, já que tomou uma quebra logo cedo e saiu perendo por 3/1. Mas depois disso, não perdeu mais games. Com jogo muito consistente, conseguiu duas quebras e venceu cinco games seguidos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O Brasil ainda contou com Olívia Carneiro, Victória Barros e Gustavo Almeida, que foram eliminados das chaves de simples neste domingo, mas ainda seguem em Nova York para os torneios de duplas. Já o paulista Enzo Kohlmann tentou o quali e perdeu na estreia.
Parabéns grande vitória o que ele jogou hj se tá loko
De fato, jogou muito bem; teve de ser agressivo mas sem perder a consistência pois o adversário era um paredão, devolvendo tudo.
Vitória sensacional. Parabéns!
Parabéns Gutao, bora pra cima, joga muito!
Estão deixando a gente sonhar…..
Lembrando que com a mesma idade, o Fonseca não conseguiu um resultado como esse em um GS. Sim, o Gutão tá ainda mais precoce que o João!!!
Bem precoce. Guri tá com pegada de campeão. Bateu o número 10 e não contou com nenhuma sorte. Foi na técnica, na raça e principalmente o mental. Seria aventurar demais QQ comparação com o Fonseca porém tem muitos atributos igual o Fonseca. Ganhou do 10 favorito e pode muito bem ganhar do número 1 e trazer esse troféu. O que pode pesar muito pra conquistar esse Slam é a inexperiência. Se repetir o que jogou hoje vai deve chegar na final. Tá de parabéns. Vai disputar com o Fonseca quem será o mais precoce. Bora ser feliz com essa gurizada( Fonseca, Guto, Nauhany, Victoria).
Essa vitória foi no R64. Para ser campeão precisa ganhar mais cinco. Muita calma nesta hora…
Sim. Fernando. Por isso citei a inexperiência. Quem está acostumado com slam está na vantagem.
Lembrando que no primeiro SLAM juvenil o Fonseca chegou até às quartas de final de Roland Garros ele tinha 15 anos e 8 meses perdeu para o campeão Gabriel Debru.
Guto Miguel no momento tem 15 anos e 7 meses.
Eu penso que o João Fonseca é um excepcional, portanto, não se pode usá-lo como parâmetro para comparação com ninguém.
E mesmo na carreira dele nada, por ora, está garantido. Todos esperávamos que ele furasse o qualy e olha o que ocorreu…
Lembrando que o Nadal com apenas 17 anos já derrotava o então nº 1 do mundo (ele mesmo, o genial Federer) em 2 sets, no 1º encontro deles..
Concerteza que não devemos comparar nem com o big 3 e nem com Alcaraz, cada jogador leva o seu tempo para se desenvolver e evoluir o seu jogo.
É muito bom poder voltar a torcer por patrícios no tênis!
Exato. Chega de torcer somente para sérvios, espanhóis, suíços e que tais.
Esse tem futuro
Dei uma olhada nas estatisticas do jogo da Victoria, ela teve 16 BP e aproveitou apenas um. Logicamente não tem como cobrar nada neste momento, mas demonstra que teve chances no jogo, mesmo contra uma adversária de 18 anos.
Sim Otávio. Mostra que ela é diferenciada.
[…] juvenil, Guto foi superado pelo turco de 18 anos e 33º do mundo Atakan Karahan por 6/2, 4/6 e 6/3. O goiano vinha de grande vitória sobre o cabeça 10 do torneio, o cazaque Amir […]