Nova York (EUA) – As disputas da chave principal do US Open começaram com três derrotas do Brasil, sendo que a paulista Olívia Carneiro conseguiu tirar um set de uma das cabeças de chave. O paranaense Gustavo Almeida e a potiguar Victória Barros também se despediram, enquanto o goiano Guto Miguel, que veio do quali, jogará no fim da rodada deste domingo.
Brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, ocupando atualmente a 41ª posição, Olívia Carneiro ficou em quadra por 2h49 na partida contra a norte-americana Kaitlyn Rolls, cabeça de chave 13, que venceu por 7/6 (7-1), 2/6 e 6/3. Aos 18 anos, Olívia está em sua temporada de despedida do circuito juvenil, disputou os Grand Slam de sua categoria e deve seguir nos Estados Unidos visando o tênis universitário.
Depois de uma primeira parcial inteiramente sem quebras, em que Olívia salvou cinco set-points, a brasileira foi superior no segundo set. Ela conseguiu duas quebras e igualou a partida. O terceiro set seguiu igualado até o 3/3, quando Ross conseguiu suas primeiras quebras na partida e fez três games seguidos. A norte-americana agora enfrenta a britânica Mika Stojsavljevic.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Também no último ano de juvenil, Gustavo Almeida é o atual 48º do ranking da categoria e perdeu para o japonês Naoya Honda, 21º do mundo, por 6/4 e 6/2. Campeão da Copa Davis Junior pelo Brasil em 2022, Almeida avançou rodada em Roland Garros e furou o quali de Wimbledono como juvenil. Ele está em fase de transição para o tênis profissional e conseguiu sus três primeiros pontos na ATP.
Victória é superada por holandesa de 18 anos
Já a potiguar de 14 anos Victória Barros, 51ª do ranking, que disputou sua primeira chave de simples em Slam e foi superada a holandesa de 18 anos Joy De Zeeuw, 38ª colocada, que marcou 6/2 e 6/3. O aproveitamento nos break-points foi determinante para o resultado, já que De Zeeuw escapou de 15 dos 16 break-points que enfrentou e conseguiu cinco quebras. A holandesa liderou nos winners por 17 a 12 e cometeu 24 erros contra 33 da brasileira.
Victória disputou na semana passada seu primeiro torneio profissional no W15 de Monastir, na Tunísia, e foi semifinalista. A brasileira que treina na França já havia jogado a chave de duplas no juvenil de Wimbledon. Fora da Billie Jean King Cup Junior, deverá disputar novos torneios profissionais nos próximos meses, em busca de pontos no ranking, e retornar aos Estados Unidos só no fim do ano, visando o tradicional Orange Bowl, um dos dos torneios juvenis mais fortes do calendário.
Guto joga ainda neste domingo
Já o goiano Guto Miguel, de apenas 15 anos, tenta manter o embalo depois das vitórias no quali. Ele estreia neste domingo à noite, encerrando a programação da quadra 12, contra o cazaque Amir Omarkhanov, cabeça de chave 10. Em caso de triunfo, Guto pode encarar o turco Atakan Karahan ou o norte-americano Maxwell Exsted na próxima fase. Seu caminho ainda tem o francês Theo Papamalamis, cabeça 8.
Vamos Guto. Confiamos em voce
Gustavo Almeida e Olívia Carneiro são bem fraquinhos
Vi parte do jogo da Vic e achei-a muito habilidosa mesmo, tem todos os golpes mas pareceu-me nervosa e afobada. A adversária por ser mais velha apostou nos erros da adversária e se deu bem. Uma pena.
Olívia instável com o saque no set3. Uma pena.
[…] Brasil ainda contou com Olívia Carneiro, Victória Barros e Gustavo Almeida, que foram eliminados das chaves de simples neste domingo, mas ainda seguem em Nova York para os torneios de duplas. Já o paulista Enzo […]