Gauff vira sobre Jabeur e faz terceira semifinal seguida em Slam

Foto: Julien Crosnier / FFT

Paris (França) – Disputando as quartas de final em Roland Garros pelo quarto ano seguido, a norte-americana Coco Gauff mostrou que é um dos principais nomes do tênis feminino no momento. Ela saiu perdendo para a tunisiana Ons Jabeur nesta terça-feira, mas buscou a virada e fechou o jogo com o placar final de 4/6, 6/2 e 6/3, em 1h58 de confronto.

Gauff chega às semifinais pelo terceiro Grand Slam seguido. Aos 20 anos e 82 dias, ela é a mais nova a conseguir esse feito desde a russa Maria Sharapova, que fez quatro semis seguidas entre Wimbledon 2006 e Roland Garros 2007. A norte-americana espera agora pela vencedora do duelo entre a polonesa Iga Swiatek e a tcheca Maketa Vondrousova.

Vice-campeã no saibro parisiense dois anos atrás, Gauff é apenas a terceira norte-americana com múltiplas semifinais em Roland Garros antes de completar 21 anos, se juntando a Chris Evert e Andrea Jaeger. Também em 2022, a norte-americana foi vice-campeã nas duplas com Jessica Pegula. Ele voltará mais tarde para quadra para jogar as oitavas de duplas ao lado da tcheca Katerina Siniakova.

Apostando mais na consistência, a norte-americana terminou a partira com 9 bolas vencedoras a menos que Jabeur (21 a 30), mas compensou com 10 erros não forçados a menos (28 a 38). Ela teve um aproveitamento de saque levemente superior (63% contra 60%) e fez a diferença nos pontos importantes, converteu 80% dos break-points enquanto a tunisiana só 25%.

Gauff cresce durante a partida

A jovem norte-americana chegou às quartas sem perder set, mas a sequência terminou logo na primeira parcial contra Jabeur, que teve um começo de partida muito firme e conseguiu controlar bem o jogo. A tunisiana sacou bem, não enfrentou break-points contra, e pressionou Gauff, deixou escapar uma chance de quebra no primeiro game, conseguiu converter uma no sétimo e perdeu mais duas no nono.

Depois de fechar o primeiro set com firmeza, Jabeur não manteve o ritmo, variou menos os golpes e passou a fazer uma troca mais franca com Gauff, que se beneficiou disso. A segunda parcial foi definida na parte final, com quatro quebras nos últimos cinco games, três delas contra a tunisiana, que tinha vencido 83% com o saque na parcial anterior e nesta teve 41% de aproveitamento.

O terceiro e decisivo set foi definido nos detalhes, com uma quebra apenas de diferença, que veio logo no quarto game. Gauff aproveitou a vantagem no placar e praticamente não foi mais ameaçada. Do outro lado, Jabeur salvou um match-point com o saque no oitavo game e teve uma única chance para devolver a quebra no nono, mas não aproveitou e viu a norte-americana fechar.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Robério
Robério
3 meses atrás

Uma pena Iga e a Coco jogarem a semi, e não na final. Que vença a melhor.

marcos
marcos
3 meses atrás
Responder para  Robério

Não concordo. É um jogo que no saibro não vai ter muita graça de se ver. SE fosse em hard talvez seria mais interessante.

Márcio Weigan
Márcio Weigan
3 meses atrás

Lembremos ainda que Aryna tentará impedir os múltiplos recordes de Iga Swiatek.
Eu acompanhei a partida… e eu torço muito pela Ons, porém fisicamente Coco Gauff se mostrou bem superior e venceu bem.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.