Perth (Austrália) – Em um dos confrontos mais equilibrados da United Cup até então, os norte-americanos tiveram bastante trabalho para superar os canadenses neste domingo. Fechando a jornada em Perth, a estrela da noite foi Coco Gauff, que venceu seus jogos de simples e duplas mistas, liderando a equipe rumo à vitória.
A vitória dos EUA por 2 a 1 deixa o Grupo A embolado e qualquer uma das equipes pode avançar na competição. Derrotados na primeira rodada, os croatas seguem vivos e decidem a classificação na terça-feira contra os norte-americanos, com ambas as equipes dependendo apenas de si para seguir adiante e garantir um lugar nas quartas de final.
Principal nome da noite, Gauff não perdeu set na série e começou derrotando a canadense Leylah Fernandes com o placar final de 6/3 e 6/2. “Muito feliz com a forma como joguei e por conseguir um ponto no placar para o meu time. Sabia que teria que correr muito, pois Leylah acerta alguns ângulos malucos”, comentou a norte-americana logo após a partida.
Na sequência foi a vez de Taylor Fritz entrar em ação para encarar Félix Auger-Aliassime. O norte-americano até saiu na frente, chegou a sacar para o jogo no segundo set, mas acabou levando duas quebras seguidas e permitiu a virada do canadense, que fechou o jogo com parciais de 4/6, 7/5 e 6/3, após 2h15 de batalha.
“Comecei devagar no meu primeiro game de serviço, mas depois disso foi um nível realmente alto, de Taylor também. Era só uma questão de encontrar maneiras táticas, mudando minhas posições na devolução. Decidi me aproximar mais e ditar desde o primeiro golpe e funcionou perfeitamente. Daquele ponto em diante, a partida virou a meu favor”, analisou Aliassime.
A definição foi para as duplas mistas, que contou com os mesmos jogadores de simples e foi disputadíssima. Gauff e Fritz venceram em sets diretos, mas com muito sufoco em ambos, fechando com o placar de 7/6 (7-2) e 7/5, depois de 1h44 de jogo.
“Realmente feliz com a forma como jogamos hoje nas mistas. Senti que melhoramos quanto mais a partida durava. Tivemos muitas chances e finalmente conseguimos aproveitá-las quando foi preciso”, destacou Gauff. Depois da forma como perdi minha partida de simples, teria sido muito difícil voltar para casa hoje com mais uma. Obrigado, Coco, por carregar o time”, acrescentou Fritz.