“Fui julgada de forma completamente diferente”, critica Halep

Foto: Corinne Dubreuil / FFT

Bucareste (Romênia) – A romena Simona Halep falou pela primeira vez sobre o caso de doping envolvendo o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, que conseguiu passar praticamente incólume a dois testes positivos. Ela esteve presente no sábado na inauguração da nova pista de gelo em Bucareste e lá conversou com os jornalistas.

“Não acho que seja sobre defesa. Acho que está claro que meu caso foi julgado de forma completamente diferente. Sofri muito durante todo o meu processo e não acho justo não ter sido autorizada a competir por tanto tempo”, disse a romena, conforme veiculou o Spotmedia.

Halep reforçou seu descontentamento com a diferença no processo que teve em relação ao de Sinner. “Acredito que todos os atletas devem ter o mesmo julgamento e ser tratados igualmente, independentemente de serem o número 1 ou o número 200. Não acho justo o que aconteceu. É um assunto que gostaria de deixar para trás e continuar com minha vida”, acrescentou.

A reclamação da romena se deu principalmente por causa da diferença de tratamento, principalmente no seu caso, em que teve que apelar para reduzir a pena. Ex-número 1 do mundo, a romena havia pegado gancho de quatro anos por substância proibida roxadustat, que depois foi reduzido para nove meses pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS).

Enquanto isso, Sinner, considerado inocente por um tribunal independente, não foi suspenso nem por um dia após falhar em dois testes de doping consecutivos. O italiano perdeu os pontos obtidos no Masters 1000 de Indian Wells e o prêmio de US$ 300.000, mas nenhuma outra sanção foi imposta a ele.

27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Ela está certa. Deveria entrar com uma ação por perdas e danos financeiros e morais . A imagem dela ficou manchada. A do sinner por mim também está manchada .casos controversos….

Oscar Riote
Oscar Riote
3 meses atrás

Claro, tem que ser igual. Mas não dá pra por no mesmo pote os dois casos.
Substâncias distintas, uma ingerida a outra não. Quantidades encontradas também. A da Halep foi considerada não usual para uma contaminação cruzada.

Andrade
Andrade
3 meses atrás
Responder para  Oscar Riote

A Halep foi suspensa de imediato, cautelarmente. Em relação ao italiano, eles tiveram mais “paciência”, não o suspenderam de imediato, Sinner permaneceu jogando durante todo o processo.

Oscar Riote
Oscar Riote
3 meses atrás
Responder para  Andrade

Suspender de imediato seria um erro, dado a peculiaridades da substância e da quantidade irrisória.

jose carlos
jose carlos
3 meses atrás
Responder para  Oscar Riote

Oscar, seu achismo é só um achismo e não se sobrepõe ao protocolo antidopping. Substância proibida listada que gera benefício esportivo é uma substância proibida listada que gera benefício esportivo e fim. O código (e a ciencia) não discrimina quantidades [supostamente] “irrisórias” de quantidades [supostamente] não-irrisórias. Vc – um leigo passional – é quem o faz.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
3 meses atrás
Responder para  Oscar Riote

Não interessa a quantidade da substância. Irrisória ou não, a regra tem que valer pra todos. E nesse caso, a regra é clara: jogadores que testam positivo TEM QUE SER SUSPENSOS PREVENTIVAMENTE durante a investigação. Mesmo que sejam inocentes.

A regra é exagerada? É. Mas então, que se modifique a regra. Enquanto ela é válida, tem que ser aplicada.

“Pau que dá em Chico, dá em Francisco”. Quem passa pano pro Sinner, provavelmente critica erros dos outros e acoberta seus próprios erros. Isso é coisa de quem defende “dois pesos duas medidas”.

Suspensões no tênis devem valer pra todos; mesmo que seja o número 1 do ranking. Se ele tem contratos, patrocinadores e empresas o apoiando, devia pensar bem antes de ingerir algo proibido.

Esses jogadores tem dinheiro, recursos e muitos profissionais a seu redor pra os orientarem. Não justifica positivarem em antidoping.

Francesco
Francesco
3 meses atrás
Responder para  Marcus Henrique

Sinner NÃO ingeriu !
É muito diferente de outros casos….
Parece óbvio que as regras são ruins pois prejudica atletas que nada obtiveram de ganho nas competições

Moncho Sabella
Moncho Sabella
3 meses atrás
Responder para  Andrade

vai suspender pra que?
A quantidade no Sinner era tão baixa que nem ganho esportivo tinha.
Acho que a Halep tá se aproveitando da situação.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Moncho Sabella

Sim, deve estar.
Depois de condenada e suspensa por 4 anos, mas ter uma redução para 9 meses, está se aproveitando.
Não sei de que.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
3 meses atrás
Responder para  Moncho Sabella

Sim, Halep tá se aproveitando da situação… porque o tratamento que os dois receberam na condução de seus processos foi EXATAMENTE IGUAL…

É cada comentário absurdo nesse site…de gente quer defender o indefensável…

Paulo
Paulo
3 meses atrás
Responder para  Oscar Riote

Ele alega q foi uma substância que foi passada no seu dedo né? Alegação dele. Vai saber se é vdde. O certo é q foi detectado e sendo assim a puniçao teria q ser igual. 2 pesos duas medidas. O pote simplesmente é o mesmo oq muda é a desculpa.

Luiz Otávio
Luiz Otávio
3 meses atrás
Responder para  Paulo

Tuas informações estão erradas.

Rodri
Rodri
3 meses atrás
Responder para  Oscar Riote

O regulamento não diz isso. Cite uma alegação legal. Sem noção seu comentário

Última edição 3 meses atrás by Rodri
Carlos Brito
Carlos Brito
3 meses atrás

Foram dois pesos e duas medidas total. Ela não teve defesa, foi tipo se der cara eu ganho se der coroa você perde. E depois com o outro se der cara você ganha e se der coroa eu perco. Esses tribunais precisam achar um ponto pra uniformizar essas decisões independentemente de interesses e posição no ranking. Lamentável.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
3 meses atrás
Responder para  Carlos Brito

Concordo que deve haver uniformização no tratamento, mas o caso da Halep é diferente do caso do Sinner. Tanto no tipo de contaminação quanto na quantidade. E ela criou problema quanto ao passaporte biológico, ele não.

Gil
Gil
3 meses atrás

Esse caso do Sinner é de um absurdo gigantesco !! Aliás porque ela não está jogando mais ? se aposentou ?

José Cardoso Jr
José Cardoso Jr
3 meses atrás

“Dois pesos, duas medidas.”

jose carlos
jose carlos
3 meses atrás

é um fato incontestável. Sinner teve um tratamento privilegiado e incompatível com a ética em função de fatores comerciais e políticos. O “esporte tenis” sai muito menor e muito menos relevante depois desses episódios obscuros e obscenos.

SANDRO
SANDRO
3 meses atrás

SINNER não deveria ter perdido nem os pontos obtidos no Masters 1000 de Indian Wells e muito menos o prêmio de US$ 300.000… Se ele é inocente, é absurdo arrancar dele esse 300 mil dólares!

Luiz Otávio
Luiz Otávio
3 meses atrás

A quantidade encontrada no caso dela demonstra que não foi por contaminação (não intencional) como no caso do italiano. Agora os que se dopam e buscam melhorar o rendimento terão esta desculpa.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
3 meses atrás

Eu já não gostava desse italiano fake…agora então….vou torcer pra perder nas 1as rodadas de cada torneio,.,.

Hyrata Abe
Hyrata Abe
3 meses atrás

ATP assinou sua falência moral a muito tempo quando se vendeu ao politicamente correto, defendendo um lado ideológico e excluindo outros. Agora, com esse tratamento desigual totalmente escancarado entre sinner e o resto dos outros jogadores, seus dirigentes deveriam ser investigados e consequentemente presos. Claramente estão usando o esporte para outros fins! Quem está por trás da ATP sabe muito bem o que está fazendo!

Victório Benatti
Victório Benatti
3 meses atrás

Cada caso é um caso. Dopings diferentes, andamento de cada caso também diferente.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
3 meses atrás
Responder para  Victório Benatti

Cada caso é um caso. Mas o tratamento dado aos atletas e a condução das investigações TEM QUE SER EXATAMENTE AS MESMAS, sob risco de desmoralizar as instituições e o esporte.

Não justifica o Sinner não ter sido suspenso preventivamente.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
3 meses atrás

Halep está certíssima.

André Aguiar
André Aguiar
3 meses atrás

Desde que o Agassi revelou em sua autobiografia que a ATP acobertou o seu teste positivo não acredito mais na seriedade daquela associação nem da WTA. Suas decisões são 100% influenciadas pelo interesse das federações de tênis política e financeiramente mais fortes (EUA, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Austrália) e dos patrocinadores.

Célio
Célio
3 meses atrás

Halep está certíssima, há protocolos antidopings, e ela precisam ser respeitados, e iguais para todos. Hoje aconteceu com Sinner, Agassi disse em seu livro que a ATP o acobertou também, são os casos que se tornaram públicos, como saber quantos outros também não foram acobertados para proteger os patrocinadores que financiam as estrelas do tênis. Não se enganem, eles não estão preocupados com os jogadores ou o esporte. Esse caso lança uma grande nuvem de suspeitas sobre todas as estrelas do esporte e as grandes empresas que os patrocinam.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.