Tóquio (Japão) – Não foi apenas o espanhol Carlos Alcaraz que superou a estreia no ATP 500 de Tóquio. Além do cabeça de chave número 1, os outros três principais favoritos no torneio também passaram pela primeira rodada. Mas o único que conseguiu avançar em sets diretos foi o dinamarquês Holger Rune, terceiro pré-classificado.
Curiosamente, Rune esteve em quadra junto com Alcaraz e também foi prejudicado pela chuva, que acabou interrompendo sua partida, que não aconteceu em quadra com teto retrátil. Ainda assim, o mau tempo deu uma trégua e ele conseguiu voltar para bater o sérvio Hamad Medjedovic por 7/6 (9-7) e 6/1.
Já as vitórias de Taylor Fritz e Casper Ruud, respectivamente os cabeças de chave 2 e 4, foram bem mais trabalhosas, com ambos precisando buscar a virada para seguir adiante. O norueguês levou um susto do convidado da casa Shintaro Mochizuki no primeiro set, mas dominou os dois seguintes e fechou com 4/6 6/1 e 6/1.
O norte-americano teve que suar ainda mais para superar a estreia, batendo o canadense Gabriel Diallo com o placar final de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-3). Na segunda rodada, Fritz medirá forças com o português Nuno Borges, contra quem já jogou ,a vez e levou a melhor, em Delray Beach no ano passado.
Ruud terá pela frente um rival ainda mais perigoso, uma vez que irá cruzar com o italiano Matteo Berrettini. Eles já se encararam oito vezes, com cinco vitórias para o norueguês. Rune enfrentará na segunda rodada o norte-americano Ethan Quinn, que venceu o compatriota Alex Michelsen por 7/5 e 6/2.
Machac e Humbert são eliminados
Cabeças de chave 5 e 6, respectivamente, Tomas Machac e Ugo Humbert não tiveram a mesma capacidade dos quatro principais favoritos em Tóquio e ambos foram eliminados de cara. O tcheco foi surpreendido pelo quali da casa Sho Shimabukuro, que venceu sua primeira partida de ATP no ano ao marcar 6/3 e 7/6 (7-4).
A derrota do francês foi para o norte-americano Jenson Brooksby com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3. Brooksby enfrentará na segunda rodada o italiano Luciano Darderi, que venceu o convidado da casa Yoshihito Nishioka por 7/6(11-9) e 6/3. Por sua vez, Shimabukuro vai encarar o húngaro Marton Fucsovics.