Brest (França) – Em seu segundo compromisso no challenger de Brest, João Fonseca marcou mais uma vitória em sets diretos e já está nas quartas de final do torneio em quadras duras e cobertas. O carioca de 18 anos superou nesta quinta-feira o britânico Billy Harris, cabeça 5 do evento e 112º do ranking, com parciais de 6/4 e 6/2 em 1h07 de partida.
A vitória foi uma revanche para Fonseca, que havia perdido duas vezes para Harris neste ano, em Nottingham e Cary. O atual número 3 do Brasil e 154º do mundo está somando 14 pontos na ATP pela campanha e pode subir até quatro posições. Na estreia, ele havia passado pelo polonês Kamil Majchrzak. Este é o primeiro torneio que o carioca disputa desde a Copa Davis, em setembro. Ele passou quatro semanas no Brasil, enquanto se recuperava de uma pequena lesão no punho.
O próximo adversário de Fonseca será o francês Benjamin Bonzi, ex-top 50 e atual 122º do ranking aos 28 anos, que venceu o compatriota de 33 anos Pierre-Hugues Herbert por 5/7, 7/6 (7-4) e 6/3. O jogo acontece nesta sexta, a partir de 13h30 (de Brasília). Bonzi vem de dois títulos de challengers seguidos, em Roanne e St. Brieuc. Se for semifinalista, o carioca fará 25 pontos e pode chegar ao 144º lugar. O challenger francês dá 100 pontos na ATP ao campeão e 50 para o vice.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar de ter enfrentando um break-point logo no início da partida, Fonseca conseguiu manter o serviço e depois não correu mais riscos em seus games de saque. Começou, então, a pressionar o saque do adversário com maior frequência. Quando o placar estava empatado por 3/3, Harris escapou de um 0-40, foram dois bons saques, sem grandes chances de resposta, e uma curtinha de Fonseca que parou na rede. Ainda assim, o carioca não se abalou pelas oportunidades perdidas e conseguiu, dois games mais tarde, uma quebra decisiva para o primeiro set.
O início do segundo set foi arrasador para Fonseca, que abriu vantagem cedo. Com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, vinha mantendo seus games de saque de forma bastante segura, contando com aces em momentos importantes. O brasileiro também foi efetivo nas devoluções, continuando a pressionar o saque do adversário. Com duas novas quebras, abriu 4/0 no placar e soube administrar a liderança no placar até o final do jogo.
Esse moleque é absurdo. Jogou bem melhor que na estreia e não deu chances pro Harris. E o melhor, jogando muito em quadras rápidas cobertas. Ou seja, tem tudo pra ser um All Around monstruoso.
Quanto tempo esperamos por um novo talento puro no tênis brasileiro. Vida longa ao Fonseca!
Parabéns Fonseca.
Continua sacando bem.
A paciência e controle emocional foi fundamental.
Até o adversário percebeu a superioridade do Fonseca, e acabou baixando a guarda, não encontrou solução para se manter no jogo, porque encontrou uma solidez do outro lado, com suas pancadas.
Faça a mesma coisa contra o Bomzi.
Mesma coisa que comento toda vez, João sacando bem e jogando 70% já é muita coisa pra esses caras fora do top100. Otimo que está escalando degrau por degrau, demora mais, mas corre pouquissimo risco contra esses caras. Se estivesse jogando R1 de M1000 arrisca ficar pegando pedreira e tomando pau desnecessário. Quase certeza que estará no Australian Open, seja direto ou pelo quali, aí o game começa de verdade.
Vai entrar direto no AO!
Fonseca é demais, jogou que nem um top 20 hoje. É difícil não ficar esperançoso com esse garoto!!
É incrível como esse garoto avança e adquire rapidamente maturidade com tamanha rapidez, realmente se trata de um fenômeno que vai dar muitas alegrias ao tênis brasileiro e mundial.
Agressivo, controlado e demonstra com poucas falhas , isto mostra o quanto tem de talento, mestre Dalcin, será que podemos afirmar que esse garoto já é uma realidade, na minha humilde opinião, digo que sim, seu jogo é muito parecido com o Siner, vc não acha?
É claro que temos que aguardar, mas creio que o mundo do tenis já reconhece esse menino promissor.
Parabéns João Fonseca que demonstra um ter um belo berço familiar.
O potencial dele é notável e sem dúvida ele está muito direcionado ao estilo do Sinner, com a vantagem (na minha opinião) de se mexer melhor e desde muito cedo ter optado por definir pontos lá na frente, o que o italiano demorou um tanto a agregar.
Dalcim, eu ainda acho que se ele conseguir melhorar a devolução do saque, vai ficar difícil até pra turma lá de cima. Ele me parece sem tempo pra preparar a devolução e tenta um slice, que com a potência do saque do adversário, acaba flutuando e a bola ou fica longa demais ou permite ataque do outro lado. Eu não sou nenhum expert em tenis mas não seria adequado ele tentar se posicionar 2 ou 3 passos atrás para aumentar o tempo de preparação a la Nadal?
Eu já o vi várias vezes fazendo ótimas paralelas de devolução, Fernando. O bloqueio serve muitas vezes para colocar a bola em jogo, mas precisa obviamente ter profundidade. O Wawrinka devolveu assim a vida inteira. Mas é certamente um aspecto fundamental no tênis de hoje e acredito que ele vá se aprimorar.
o garoto é Federer !!!!
Claro que temos que aguardar mas para o tênis brasileiro ele ja é um fenômeno. Ele tem ainda muito talento a desenvolver mas no momento tem alguns da mesma geração que esta fazendo melhor, ex. Leaner Tien esta 30 posições acima, o J. Shang e o Mansik sao top50; e tem o Landaluce que nao esta melhor mas esta apenas 4 posições abaixo. Tem ainda muito tempo e nao precisa pular etapas mas se quiser fazer uma progressão rápida tem que primeiro ultrapassar os garotos da mesma geração que estao acima dele.
Fonseca jogou super bem ontem e teve uns dizendo que jogou pro gasto, não jogou bem, quero ver contra o Harris tá aí, disse ontem o Polonês pra mim é melhor que o Harris, o Polonês começou o ano sem ranking e é 115 e já foi 75. Assisti somente o segundo set que o João jogou super bem, depois irei na Challenger tv para assistir o primeiro set.
Eu vi aqueles comentários e respondi já ontem de noite. Não sei se foi aprovado, o Maj claramene é mt melhor q o Harris. Ele é da geração do orlandinho, brilhou no juniors mas assim como o orlandinho não cresceu o suficiente mas tem o jogo polido, completo, só q direcionado a quadra dura. É melhor em tudo q o Harris, exceto 1o saque. Inclusive o fonseca disse q foi um dos melhores jogos dele do ano, pq o Maj não errava, só algumas deixadinhas no final. Foi mta pressão.
Excelente Fonseca
Faltam torneios ITF Masculino no Brasil.
Se a CBT acordar e agir, em pouco tempo terão 5 jogadores Brasileiros entre os 100 do ranking de Simples e 10 entre os 200.
Agora acumulando 3 cargos, fica perdido e sem poder fazer o que tem que ser feito em favor do Tênis Brasileiro, que é providenciar Torneios ITF Masculino no Brasil para colocar esse monte de Jogadores juvenis Brasileiros para entrar no Ranking ATP.
Força Brasileiros, não podemos desistir, uma hora tem que seder.
Uau. Imagina que benção para o tênis brasileiro ter 1000 ITFs no Brasil.
O Bueres certamente sairia da posição 2000 para 1200 do ranking…
As leis de incentivo ao esporte existem há décadas. Só depende do empresariado local optar por investir no esporte, fazer publicidade de graça e depois ainda receber uma contrapartida em isenções fiscais bancadas com dinheiro público. A responsabilidade maior pelo parco calendário de torneios é da iniciativa privada.
A economia indo de mal a pior e tu esperando que “brotem” patrocinadores. É difícil de entender a tua lógica! Ou melhor, dá sim. Você não presta atenção nesses detalhes. Se tu comprar dólar, pode ser uma boa para ti. A situação é complicada para os patrocinadores, já que os ITFs são cotados em dólar!
Economia de mal a pior? Nao e o que os numeros dizem, Mas tudo bem. Nos 2 ultimos anos o numero de challengers e itfs cresceu bastante no pais. A engie, o bnb e a dove sao os principals patrocinadores e tenho certeza que outros surgirao. Temos hoje 2 jogadores no top 100 e mais 3 no top 200.
Que número dizem que a economia vai de vento em popa?
Na verdade contando masculino e feminino temos 1 top 20, 2 top 100 e 4 top 200.
Economia indo de mal a pior ? Até as agências de risco americanas , que odeiam governos de esquerda, estão aumentando a nota brasileira.
Nesses dois últimos anos o número de torneios no Brasil, ainda que pequeno, pelo menos aumentou em comparação ao desastroso governo anterior.
Os empresários estão bem mais seguros do que antes.
Abraços e fique em paz Fernando!
Na verdade as agências de risco diminuíram a nota do Brasil justamente no mandato desastroso da Dilma, que sempre foi um boneco que recebia ordens do atual presidente.
Se está retornando na mesma nota, não é o trabalho recente e sim da administração anterior. A atual só está piorando. Saia do seu condomínio luxuoso e olhe na rua o quanto de pedinte vai encontrar e o quanto de comércios fechados.
Falta interesse e disponibilidade da CBT encabeçar, dirigir e trabalhar, mesmo que seja contratando uma Empresa com a finalidade de Organizar torneios ITF no Brasil.
Sim, tem condições para isso é só fazer os contatos certos com prefeitos das Cidades, Clubes, patrocinadores.
Vemos esse Challenger em Curitiba,
Além da Lei de Incentivo Federal, tem Patrocinadores como a Kia, Azul, Alugar, Stella Artois, AG7, e outras.
Até a Disney + está transmitindo, e divulgando sua marca.
Estão de fora, outros Patrocinadores fortes como : Itaú, Santander, Caixa, Tim, Vivo, Assai, Fiat, GM, Hyundai, e no caso de ITF da para procurar os Supermercados Locais, Academias, Lojas, Shopping e Termas, e muitos outros Patrocinadores.
O que não pode também, é ficar dependendo praticamente da lei de Incentivo.
Há 10 anos não tinha esse benefício, mas os Dirigentes Maduros, conseguiram realizar 38 Torneios ITF Masculino em uma mesma temporada.
Esqueceu que o Brasil é a oitava economia Mundial, com 225.000.000 de Habitantes.
Na Tunísia com 10.000.000 de Habitantes se conegui realizar Torneios ITF Masculino praticamente toda semana.
Arrasador!
Não deu chance pro ex-algóz! kk…
VQV JOÃO!
Fonseca voltou a mil por hora. Tá jogando muito.
Ano de 2025 será o verdadeiro ano pra ele em termos de ATPs. Slam ainda tá verde. Pode até surpreender alguns top 50 em Slam mas nada ainda se resultados surpreendentes. Vai dar pra jogar todos os slams na chave principal
Oque o Fonseca jogou foi um absurdo,poucos erros não forçados,golpes potentes, não deu a mínima chance pro adversário,esse garoto com certeza vai nos dar muitas alegrias.
E o Little Big John continua mostrando o porque de já ser uma realidade. Se continuar assim, certamente entrará no Top 100 ainda esse ano. Concorda Dalcin? Ou ainda é cedo pra pensarmos assim?
Teve azar com lesões este ano, acredito que a equipe dele não tem presa para ele furar o Top 100, no inicio do ano apostei que ele chegaria no Top 80, mas pela quantidade de torneis que ele joga acredito que vai chegar só no primeiro semestre de 2025.
O sobrenome correto é Dalcim (com M no final).
Olha, top 100 neste ano acho difícil. Ele precisaria ganhar pelo menos mais 200 pontos. Mas ficaremos na torcida.
Dalcim, como tem fechado a lista de corte do AO? E quando fecha? Eu acho que pela quantidade de torneios que restam esse ano ficou muito dificil o João escapar do quali.
Devido aos ‘rankings protegidos’, cada vez em maior número, acho que tem de estar no top 100 para se garantir, supondo que 4 vagas irão para os RPs. Claro que pode haver uma ou outra desistência, mas eu arriscaria o 100º posto como corte. E eu não acho ruim para o Fonseca disputar qualis de peso neste início de carreira. Vai lhe dar mais ‘gordura’.
Atuação muito segura e prova de maturidade. O próximo adversário, Benjamin Bonzi, já foi 44 do mundo, tem mais de 40 vitórias em nível ATP na carreira e joga em casa. Mais um teste importante nessa maturação. Um outro obstáculo foi superado hoje ao bater um oponente para quem havia perdido 2x. Bora, Fonseca! Rumo ao Next Gen Finals e ao top 100!
Eu assisti o jogo do Bonzi hoje e pelo visto, se o Fonseca jogar 70% do que jogou hoje, o francês não aguenta o tranco. Pode dar atropelamento.
Das 3 rodadas até agora o Bonzi é o menos perigoso. Pode perder? Obvio, mas é o menos provavel.
como é que é amigo, um ex top50 que vem de dois titulos seguidos na quadra dura coberta na europa é menos perigoso e vai dar atropelo? kkkkkkkkk Nessas horas q vcs se frustram e jogam hate nos atletas.
Eu acho o Bonzi mais perigoso. É um jogador de volume e paciência, que gosta de trocas longas e erra pouco. Fonseca joga confortável com tenista que gosta de trocar pancada e definir logo. Amanhã é jogo para ficar calmo, sem se afobar. Poderia rolar uma ligação pro Monteirão da Massa, que já derrotou o Bonzi.
O Bonzi vem de 12 vitórias consecutivas. Osso duro pro Fonseca.
Bonzi já foi 42 do mundo há pouco mais de 1 ano. Jogo duro
Veja bem não quero me precipitar rsrsr, mas já me precipitando kkkk O Joao tem tudo para ser a próxima lenda do tenis Brasileiro, não é por nada sempre admirei o grande jorgador que foi o Guga, mas acredito que o garato vai arrebentar, porque ele não está se preparando somente para o saibro, ele é uma realidade em todas as superficies por isso não me surpreende se ele passar o Guga. Avante João mostra que nem só de terra vive o tenis Brasileiro.
o Guga chegou à numero 1 do mundo ganhando o finals em quadra dura indoors. O Guga foi talvez o melhor do saibro entre 97 e 2001( auge da carreira ) mas nas quadras rápidas nesse mesmo período haviam especialistas como Sampras, Agassi ou Raffter; que dominaram os slams nos anos áureos do brasileiro e que na realidade nao deram muitas chances ao Guga de brilhar em outros pisos.
Parabens Fonseca . rumo ao top 100, acho que antes do AO…qtos torneios vai jogar? Joga muuuuito. Estava preocupado com o punho
O JF tem bom jogo. Assisti duas partidas dele no RiOpen. O garoto tem personalidade. Se não contundir, em 2025 vence um ATP 250.
Será que se ele fizer semi já recebe o SE pra Bratislava, ou precisa ir até a final? Os debates aqui já disseram tudo da parte técnica. Muito bom jogo, de igual pra igual até o sexto game depois o Fonseca subiu o nível e não teve mais jogo para o Harris.
Depende do dia que começar o quali na Bratislava, Carlos. Se for no domingo, ele terá de ir à final. Se for no sábado (pouco comum hoje em dia), semi basta. Ele está três fora da chave no momento, mas o primeiro fora é o Nishikori, que deve ganhar convite.
Preparo físico, controle emocional, humildade, paciência: são os requisitos para alcançar o top 10 em breve espaço de tempo. Tênis tem de sobra.
Fará um jogo duro hoje… Bonzi vem de dois títulos de chalenger seguidos
Dalcim, você se lembra qual foi o primeiro jogo de tênis que você assistiu na televisão?
Lembro de ter visto o Brasil na Davis de 1971, que passou na Cultura, mas eu era ainda muito jovem e não entendia direito as regras. Um jogo inteiro e que me prendeu até o fim foi a final de Wimbledon de 1979 entre Borg e Tanner.
O primeiro jogo de tênis que assisti na TV foi entre Andrés Goméz e Yannick Noah na final de Forest Hills em 1987.