Fonseca vence duelo de três sets contra Struff, 46º do mundo, e faz quartas

Foto: ATP Challenger

Phoenix (EUA) – Em seu segundo jogo no challenger de Phoenix, João Fonseca conseguiu mais uma vitória e garantiu vaga nas quartas de final. Depois de uma longa espera por conta da chuva nesta quinta-feira, o carioca de 18 anos e número 1 do Brasil venceu o alemão Jan-Lennard Struff, 46º do ranking, por 6/1, 4/6 e 6/3 em 1h42 de partida.

Fonseca volta à quadra nesta sexta-feira, às 23h (de Brasília) para enfrentar o francês Hugo Gaston, 93º do ranking, que derrotou o norte-americano Reilly Opelka por 7/6 (7-5) e 6/3.

Neste início de temporada, Fonseca venceu seu segundo challenger da carreira em Camberra. Também furou o quali e avançou uma rodada no Australian Open, vencendo Andrey Rublev, número 9 do mundo. Ele também conquistou o primeiro título de ATP, no saibro de Buenos Aires.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Atual 80º do mundo, Fonseca pode subir até quatro posições com os pontos acumulados nas duas últimas semanas, em que avançou uma rodada no Masters 1000 de Indian Wells e já venceu dois jogos em Phoenix. Ele pode ficar muito perto do top 60 em caso de título.

Superado por Fonseca nas oitavas, Struff tem 34 anos e um título de ATP, conquistado no saibro de Munique na temporada passada. O experiente alemão também esteve em outras três finais no circuito, uma delas no Masters 1000 de Madri em 2023. Acostumado a dar trabalho para grandes nomes, ele acumula 12 vitórias contra top 10.

Vitória contra rival experiente e que usou variações

Fonseca fez um primeiro set impecável e conseguiu se impor. O carioca não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos nos seus games de serviço, conseguindo três quebras para vencer a parcial.

Experiente, Struff começou melhor no segundo set e conseguiu uma quebra logo cedo, chegando a liderar por 3/1. Fonseca devolveu a quebra no oitavo game, contando com muitos erros do alemão. Mas no momento em que colocou poucos serviços em quadra, o carioca sofria com devoluções mais profundas do rival, que o obrigava a ficar na defensiva e dando slices. Com isso, Struff voltou a quebrar e igualou a partida.

Apesar da reação do adversário na partida, Fonseca não se deixou abalar e conseguiu uma quebra cedo no terceiro set, buscando uma quebra para marcar 3/0. O carioca passou a enfrentar games longos em seu serviço, mas escapou de todos os cinco break-points que enfrentou. Struff mais uma vez buscou mudar a dinâmica do jogo e foi bastante à rede, apostando no saque e voleio. Mas mesmo com as variações táticas do rival, Fonseca se manteve firme e definiu a disputa em três sets.

Subscribe
Notificar
guest
55 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Grau
Grau
9 dias atrás

Que alemão brucutu

Tenista
Tenista
9 dias atrás
Responder para  Grau

Verdade, vc joga melhor que ele.

WRX
WRX
9 dias atrás
Responder para  Tenista

Eu jogo melhor que o alemão

Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Grau

Diferença técnica do João ao alemão era gritante. O vento equilibrou o jogo mas nada mais.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
9 dias atrás

Ninguém segura esse fenômeno. Muito bom, Fonseca. Rumo ao top 50.

Fernando Romero
Fernando Romero
9 dias atrás
Responder para  Juscelino Pinho

Mas precisa melhorar muito o segundo serviço

Adalberto
Adalberto
9 dias atrás
Responder para  Fernando Romero

kkkk…. Não basta ganhar de um cara que já foi Top#30 né?
O João tem que ser perfeito! Afff…
‘Vamo’ curtir nossa jóia pessoal!
Claro que ele pode e vai melhor em tudo!
Tá em formação e é muito focado!
Grande parte dos tenista de 25 anos nem tem 1 título ATP!
VQV JOÃO DO BRASIL!

Virgílio Martins
Virgílio Martins
9 dias atrás
Responder para  Adalberto

Se o João Fonseca ainda está em formação, então, o que está acontecendo com a Mirra Andreeva de 17 Anos, que está na Final de Indian Wells e ganhou Dubai, tem formação diferente no Tênis para uns e para outros.

Fernando S P
Fernando S P
8 dias atrás
Responder para  Virgílio Martins

Sério que você não sabe que o corpo feminino amadurece antes do masculino? Acho que você está brincando, né?

Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Fernando Romero

Estava ventando mto. Jogou bem o João. O único jogo q jogou mal foi com o Sonego.

Tomé
Tomé
9 dias atrás

Atuação nota 7,5. Struff vem em má fase e só ganhou três jogos esses ano. Um contra o chinês Yunchaokete Bu e outros dois no ATP de Marseille contra dois franceses fracos. De resto, só derrotas e até poucos sets vencidos. Ainda assim é um jogador experiente e perigoso. João teve dificuldade hoje em “confirmar” as quebras. Ou seja, toda vez que ele quebrava, tinha dificuldade nos games de saque seguintes. Questão de ajuste. Agora é Gaston, jogador baixinho que se movimenta bem. Favoritismo é do João.

Fernando S P
Fernando S P
9 dias atrás
Responder para  Tomé

O alemão não vai bem nesta época do ano. A única vez que chegou na segunda rodada no Australian Open foi no ano passado. Em Indian Wells só passou da segunda rodada em 2019.

Ele é melhor no saibro.

Carlos Eduardo Siqueira
Carlos Eduardo Siqueira
9 dias atrás
Responder para  Tomé

Exatamente.. mas, os apaixonados irão dizer que isso e hater. Temos que ser realistas. João não jogou bem. Seu objetivo e torço para isso, será ser Top 10 esse ano.

Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Carlos Eduardo Siqueira

Na verdade o vento atrapalhou.

Fukuha
Fukuha
9 dias atrás

Fonseca foi bem nas trocas de bola, vendo o primeiro set parecia que o jogo seria fácil, em que pese bons primeiros serviços, já no 2 set, caiu os primeiros saques e o alemão pressionou e venceu, pois o JF começou a errar bolas bobas.
Já no 3 set sou bem dos breaks points, e mereceu vencer como m um mental bastante forte,mais uma vez um ótimo teste pro JF, o menino realmente é diferente o Drapper na semi final do master 1000, se o JF vencesse o 1 set, talvez estaria em Indian Wells.

Edil
Edil
9 dias atrás

“Brazilian Storm” no momento. Sem reclamacoes e com muitas celebracoes para os Brasileiros vencendores desta semana. Vem titulo ai. Parabens a todos. Grande Joao se afobou um pouco no segundo set mas com ele e’ so’ felicidade. Parece ate’ que o carnaval nao acabou.

Sidney
Sidney
9 dias atrás

Segue impressionante o Fonseca, jogo duro contra um veterano top 50, 1,93 de altura com saque forte.

Carlos
Carlos
9 dias atrás

Big John! Jogou muito!!!

Valmir
Valmir
9 dias atrás

Acho que seria bom ele descansar para Miami onde ele ganhou um convite e é um master 1000.

F.F.
F.F.
9 dias atrás
Responder para  Valmir

Isso…melhor abandonar o torneio e ir direto para Miami descansar
Affff
Cada uma

artur
artur
9 dias atrás
Responder para  Valmir

ele nao ganhou convite. entrou com ranking. Só nao entrou em indian wells com ranking porque a lista fechou antes da subida dele no ranking

André Borges
André Borges
9 dias atrás
Responder para  Valmir

Descansar? Mas jogou 4jogos e já precisa descansar? Depois vcs reclamam do Heide e do Felipinho…. Vcs precisam se decidir.

Última edição 9 dias atrás by André Borges
Gustavo
Gustavo
9 dias atrás
Responder para  André Borges

Falar nisso, cadê no Heide? Ja tirou férias, alguém sabe?

André
André
9 dias atrás
Responder para  Valmir

Não ganhou convite nenhum…entrou pelo ranking. Ele ganhou WC em IW…torcer pra que ganhe tb pra Monte Carlo e que seja o último que precise!

Luiz Neto
Luiz Neto
9 dias atrás
Responder para  André

Creio que para Monte Carlo já terá ranking suficiente para entrar direto sem precisar de convites.

André
André
9 dias atrás
Responder para  Luiz Neto

Já saiu a lista do torneio. Não tem 96 tenistas, ele é menor…praticamente apenas os top50 entraram. As listas saem 3 semanas antes do início do torneio, e utiliza o ranking atual.

Paulo Lude
Paulo Lude
9 dias atrás
Responder para  Valmir

A chave principal de Miami parte só na quarta-feira. Fonseca, que está na chave principal por ranking, não por convite, estreia em Miami só na quarta ou quinta-feira. Mesmo que jogue a final no domingo em Phoenix, o moleque vai poder pegar um voo de 4 horas até Miami, descansar, treinar e ainda dar um rolê em Miami antes da estreia.

Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Valmir

Você põe como se o João já fosse Top35. O João é 70 do mundo! Se ele só jogar Master corre o Risco de Cruzar com Draper e Alcaraz de cara e sair cedo. Ainda tem q jogar uns torneios Challenger sim. Para q jogue os Masters com menos peso. Fizeram certinho na Programação do Ano. A unica coisa não programada era a derrota dele para o Sonego e uma chave tão boa com Tien para Quartas e Shelton para Semi em AO-2025. Paciência.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
9 dias atrás

Boa vitória, mais uma contra um TOP50. Sua 3° quartas de final no ano, a 2° em Challenger. Em um jogo em teoria mais acessível nas quartas contra o Gaston. João favorito pra avançar a semifinal. Bora garoto

Maria Torres
Maria Torres
9 dias atrás

A imprensa está com marcação serrada no, ainda menino, Fonseca. Ele precisa ser blindado, parece que ele é a salvação do tênis brasileiro já que Monteiro, Haddad, Wild estão no circuito sem muito sucesso. Podem falar que a Bia é top 20 mas só Deus sabe o porquê.

artur
artur
9 dias atrás
Responder para  Maria Torres

eu sei por que. vc nao sabe? ninguem cai no ranking de paraquedas, querida. Lembra que ano passado ela ganhou o atp 500 de pequim? O maior titulo de simples do brasil desde o ultimo RG do guga? Tb fez final de atp 250, quartas de masters 1000. O momento dela é péssimo, mas o ranking reflete muito mais o ano passado do que o corrente.

Fernando
Fernando
9 dias atrás
Responder para  Maria Torres

Ele tem sido considerado a salvação do tênis mundial. Carismático, jogo vistoso, com imagem muito comercial. Sinner envolvido com dopin, Zverev com filme queimado pelos BOs…Enfim. A badalação perigosa não tá rolando só aqui.

Luiz Otavio
Luiz Otavio
9 dias atrás
Responder para  Fernando

Salvação do tenis mundial? Cada uma mesmo…

Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Fernando

Sim deve ser 1 do mundo. A questão é se antecipará como Alcaraz ou adiará 1 ano como Sinner. De 3 a 5 anos.

André Borges
André Borges
9 dias atrás
Responder para  Maria Torres

Coitado do menino, foi serrado pela imprensa…

Marcus Henrique
Marcus Henrique
9 dias atrás
Responder para  Maria Torres

Monteiro e Haddad sem muito sucesso?

Meu Deus…é cada coisa que temos que ler nesses comentários daqui, que sinceramente…

Monteiro top 100 ATP por mais de 6 anos consecutivos. E Haddad top 20 do feminino. E ainda estão “sem muito sucesso”…

Cada coisa sem noção que a gente lê…

Fernando S P
Fernando S P
9 dias atrás

Fonseca é o tenista Sub-21 que mais somou pontos no ano. Na verdade, o desempenho dele é superior a de qualquer outro tenista com 3 anos a mais do que ele (Alcaraz e Rune já tem mais de de 21.5). Impressionante, né?

Última edição 9 dias atrás by Fernando S P
Tadeu
Tadeu
9 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Sim impressionante. Mas é 26 no ano ganhando esse torneio vai a 18. E deve acabar o ano entre 20 e 25, se seguir nessa toada. Ainda tem mto a jogar…. Por enquanto é 70.

Kleber
Kleber
9 dias atrás

O João fez um primeiro set impecável, oscilou no segundo e veio forte para fechar o jogo com autoridade no terceiro set.
Mais trocas de bolas no fundo e menos pressa para fechar os pontos. Está no caminho certo.

Tom França
Tom França
9 dias atrás

Estão dizendo por aí que o João não jogou nada! Sendo assim, “não jogando nada” e vencendo um experiente top 50, podemos afirmar que, se joga ele joga bem teria aplicado “uma bicicleta”? E jogar mal derrotando um top 50, é coisa pra diferenciados. É bom salientar, que o seu algoz em IW já está na semifinal. Portanto ele não perdeu pra qualquer um. Aquele 1⁰ set contra o Draper, foi por um pequeno detalhe que a história daquele jogo não teve outro rumo. Praticamente a mesma história do 2⁰ set contra o Struff. Só sei que hoje, mas um top 50 ficou pelo caminho do “condescendente” João Fonseca.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
9 dias atrás

O Fonseca venceu um jogo bem perigoso,salvou vários breaks no terceiro set,vai acumulando vitórias contra tops 50,que venha o francês!

Gilvan
Gilvan
9 dias atrás

Mostrando muita regularidade. Vai terminar o ano no top-30.

artur
artur
9 dias atrás
Responder para  Gilvan

calma

Renato B
Renato B
9 dias atrás
Responder para  artur

É impressionante como alguns comentaristas que passam por aqui tem a necessidade de cravar um ranking. Ganhou? Vai ser top 20, 30, 50. Perdeu? Vai sair dos 100, e por aí vai…

Adalberto
Adalberto
9 dias atrás
Responder para  Renato B

kk… Vdd!
Mas dá gosto ver o alvoroço que o ‘Joãozão’ tá causando, Rrss…
Anota aí: O JF vai causar impacto no PIB brazuca! kk…
No esporte já está causando, fez a Globo por a mão no bolso para transmitir o JF pelo SportTV3 sendo tinha canal gratuito para todo mundo assistir! Rrss…
VQV JOÃO-LEÃO DO BRASIL! KK…

Carlos Lima
Carlos Lima
9 dias atrás

Jogo bem difícil, os games quando sacava eram demorados e difíceis

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
9 dias atrás

João Fonseca teve um teste bastante interessante – por mais que queiram desqualificar STRUFF – o alemão é um tenista muito experiente e agressivo. João baixou a intensidade no segundo set – quase quebrou o alemão no primeiro game – foi quebrado em seguida e devolveu a quebra no 4 x 4 – fez um game ruim e perdeu o segundo set. Um aspecto positivo é que teve mais paciência para trocar bolas e achar o melhor momento de atacar com sua direita infalível. Precisa melhorar o segundo serviço e jogar mais com o primeiro. Gastón se movimenta muito e vem de vitória sobre Opelka, é um jogador perigoso, mas, sou muito mais o João…

Carlos Eduardo Siqueira
Carlos Eduardo Siqueira
9 dias atrás

Não jogou bem. Fato.

Victório Benatti
Victório Benatti
9 dias atrás

Fonseca jogou que nem gente grande!
Soube administrar a pancadaria do alemão, e botou o Struff pra correr…
Progredindo sempre.

Felipe
Felipe
9 dias atrás

Tomara que vence o Gaston, que é o jogador mais sujo que já vi jogar, sempre torço contra.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás
Responder para  Felipe

O q ele fez?

Ricardo
Ricardo
9 dias atrás

Enquanto isso,em Dominicana o” limitado”” Echeverri massacra o colombiano Mejia,que tinha massacrado o espetacular(SQN) Thiaguinho que se acha

João Candeloro
João Candeloro
9 dias atrás

João Fonseca tem o dom. Isso é o mais importante. A técnica está sendo aperfeiçoada. A forma de encarar cada jogo, também. Falta-lhe, ainda, um pouco de movimentação, uma esquerda mais aprimorada, especialmente em situações de dificuldade quando precisa passar o adversário que está na rede. A devolução de saque de esquerda também necessita de ajustes, embora já seja visível a melhora nesse ponto. E, o mais importante, é lembrar que só tem 18 anos e começou há pouco a disputa de torneios importantes. Portanto, há que se dar tempo ao tempo. É uma joia sendo lapidada. E tem tudo para ser brilhante.

Arthur
Arthur
9 dias atrás

Assisti os melhores momentos no YouTube, parabéns João, vamos pra mais

JUKA B
JUKA B
9 dias atrás

Gostaria de ver um confronto contra Nishikori, que parece meio termo nesse torneio. Não parece muito inteiro. Vi a desistência do Kukushkin. Apesar da larga experiência do japonês, vejo ele como um oponente ideal pro Fonseca, já que a bola do Nishikori não machuca muito.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.