Londres (Inglaterra) – Responsável pela vitória que garantiu o triunfo brasileiro na série contra a Grécia na Copa Davis, vencendo Stefanos Tsitsipas em três sets, o carioca João Fonseca começou a semana no mesmo ranking de antes, se mantendo na 42ª colocação e bem perto do top 40.
Fonseca está 6 pontos atrás de Sebastian Baez, o atual 41º, e a 11 pontos do australiano Alexei Popyrin, o 40º da ATP nesta semana. O carioca de 19 anos tem tudo para seguir subindo até o final de 2025, uma vez que aparece na 35ª colocação na corrida da temporada.
Já o paranaense Thiago Wild, segundo melhor do país e que também esteve na equipe da Copa Davis, sofreu uma pequena queda de duas colocações, descendo para o 148º posto. O cearense Thiago Monteiro também foi para baixo e saiu de 169ª colocação para a 170ª nesta segunda-feira.
Mas quem amargou uma dura queda entre os principais nomes do país foi o catarinense Karue Sell, que despencou 51 posições e agora é o 394º do mundo e o décimo do Brasil na ATP.
Embora esteja afastado do circuito, se recuperando de uma cirurgia nas costas que o deixará de fora das competições até o fim da temporada, o paulista Felipe Meligeni subiu nesta semana, ganhou uma colocação no ranking e aparece na 164ª posição.
Veja como está o top 10 dos brasileiros na ATP:
João Fonseca – 42º
Thiago Wild – 148º (-2)
Felipe Meligeni – 164º (+1)
Thiago Monteiro – 170º (-1)
João Lucas Reis – 231º (+1)
Matheus Pucinelli – 285º (-3)
Gustavo Heide – 331º(-4)
Pedro Boscardin – 342º (-1)
Daniel Silva – 352º(+7)
Karue Sell – 394º (-51)












Completamente irreal esse ranking do Wild, joga como top400. Nível do Sell ele tem.
Calma…daqui pro começo do ano ele sai do top 200 kkk
Uma pequena correção, Meligeni está como 164º do mundo, ao invés do 161º colocado na matéria. Sem destaques no ranking essa semana. Mas com as duas vitórias do Fonseca na Davis, ele chega a 31 vitórias em partidas de ATP, ultrapassando as 30 vitórias do Rogério Dutra Silva. Próximo da lista é o Thiago Wild, com 39 vitórias. E João entra na 7º semana dentro do TOP50.
Obrigado pelo aviso, Guilherme! A correção foi feita.
Copa Davis não tem a ver com ATP, vencer na copa dos países não conta como vitórias na Associação dos Tenistas Profissionais.
Não, Gil. As vitórias (ou derrotas) não contam pontos para o ranking, mas são creditadas na temporada dos tenistas. Basta você conferir que a ATP dá 20 vitórias para o Fonseca na temporada neste momento.
Dalcim já te repondeu, mas conta sim para as estatisticas oficiais dos jogadores.
O que vai ser importante é a semana que vem.
Alves e Marcondes subirão mais de 100 colocações ,com o Título e Vice do Torneio ITF M25 em Cuiabá / Brasil.
Força Brasileiros.
Por isso é que tem mais torneios ITF no Brasil.
Todos Campeões e Vice em Simples e Duplas foram Jogadores Brasileiros.
O Celeiro de jovens está aí.
São 159 Jogadores Brasileiros Juvenis Masculino ranqueados no Ranking ITF Juvenil, 5 entre os 100 melhores.
A CBT tem que diversificar diretorias. Uma para torneios Juvenil, outra para ITF, outra para Challenger, outra para Torneios ATP e Davis.
Assim todos trabalharão ao mesmo tempo, é terão torneios diversificados na mesma semana no Brasil.
Monteiro não consegue passar o Meligeni que não tá nem jogando..
Thiago wild é enganação disfarçado de tenista e Monteiro está no esporte errado lugar dele e no badminton ou beisebol.
Seria interessante o site colocar quais são os pontos que o atleta tem a defender até o final do ano. Ficaria ótimo para termos uma noção melhor.Fica a dica!