Jeddah (Arábia Saudita) – O carioca João Fonseca deu mais um passo na busca de um lugar no Next Gen Finals, que reúne os oito melhores tenistas com 21 anos ou menos e acontece entre 18 e 22 de dezembro em Jeddah. Semifinalista no challenger de Lyon, ele segue firme na sétima colocação e tem boa vantagem sobre seus demais concorrentes.
A boa campanha na semana passada no torneio francês, disputado no piso duro e coberto, fez o brasileiro de 18 anos chegar aos 409 pontos na corrida para o Next Gen Finals. Ele não compete nesta semana e pode ser ultrapassado pelo espanhol Martin Landaluce, que busca pontos na disputa do challenger de Rovereto.
Landaluce teve duelo direto com Fonseca em Lyon, perdendo nas quartas de final. O espanhol não apenas se deu mal em relação ao carioca, mas também viu o norte-americano Nishesh Basavareddy superá-lo na disputa, assumindo a oitava colocação.
Vice-campeão no challenger de Champaign, o norte-americano de 19 anos deixou Landaluce para trás, mas pode perder sua colocação para o espanhol, já que não compete nesta semana. Os dois estão separados por apenas 30 pontos. Já a distância entre Basavareddy e Fonseca é ainda menor, está em apenas 19 pontos.
Como está a corrida para o Next Gen Finals:
1. Arthur Fils – 2.355 pontos (20 anos)
2. Alex Michelseon – 1.245 (20 anos)
3. Jakub Mensik – 1.136 (19 anos)
4. Juncheng Shang – 1.115 (19 anos)
5. Learner Tien – 493 (18 anos)
6. Luca Van Assche – 471 (20 anos)
7. João Fonseca – 409 (18 anos)
8. Nishesh Basavareddy – 390 (19 anos)
9. Martin Landaluce – 360 (18 anos)
10. Coleman Wong – 334 (20 anos)
Landaluce está jogando um Challenger categoria 100. Ou seja, “apenas” 30 pontos atrás igual a matéria cita, o Landaluce teria de chegar a final essa semana para passar o Basavareddy, e só com o título passa o João. Tarefa bem difícil. E se pensarmos que semana que vem é a última semana de challengers do ano, se ele jogar o 100 de Maia em Portugal, também vai precisar de ótima campanha. A situação está confortável para o João manter esse 7 lugar. Não acredito que o Basavareddy vai para a Europa semana que vem só pra jogar um Challenger. Pode jogar o CH 50 do México, talvez dependendo do resultado do Landaluce essa semana ele faça isso.
O problema é que o Next Gen, se não me engano, são 7 mais um convidado pela organização. Agora será que Fils vai querer ir de novo? É o atual campeão, já é top 20 da ATP, tem mais de 3,5M em premiação e a maioria ganhou esse ano. O premio do Next Gen é super atrativo para os jovens que estão jogando challengers, mas não sei se é tão atrativo para quem já está ganhando ATP 500. Se ele não for aí a vaga do Fonseca é quase certa
O campeão do ano passado do Next Gen foi o sérvio Hamad Medjedovic, que ganhou a final do Fils. Mas acho que ele tbem não vai, e o Jakub Mensik, parece que tbem não vai.
Pois é, acho que é interessante para quem está aparecendo no circuito, até pela visibilidade tambem. No caso do fils, acho que nao faz mto sentido disputar.
O americano éo cabeça 1 do CH 50 de Puerto Vallarta no México e estreia contra um qualifier. Pra passar o Fonseca precisa ser campeão ou vice. E tá inscrito tb para a próxima semana em ou CH 50 no México. Pro Fonseca seria bom o Fils e o Mensik não jogaram e ai libera essa vaga direta no Next Gen Finals.