Felipe Priante
Da redação
Uma das sensações da nova geração, o carioca João Fonseca terminou a temporada 2025 não apenas como o número 24 do ranking, mas também com ótimos números nas estatísticas da ATP, com destaque para seu desempenho no serviço. O tenista de 19 anos ficou em 16º entre os melhores sacadores segundo o índice de desempenho da entidade que comanda o circuito masculino.
De acordo com os números da ATP, o jovem brasileiro teve uma pontuação de saque de 281,1, ao passo que o italiano Jannik Sinner, primeiro dessa lista, encerrou com 297,4 pontos.
Esta pontuação leva em conta algumas variáveis como porcentagem de primeiro saque em quadra, porcentagem fr pontos ganhos com o primeiro saque, porcentagem de pontos ganhos com o segundo saque, porcentagem de games de serviço vencidos, média de aces por jogo e média de duplas faltas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O melhor desempenho de Fonseca nessas variáveis é na porcentagem de primeiro saque em quadra, aparecendo em oitavo na estatística, colocando 69,9% das primeiras bolas, ficando atrás apenas de Alexander Zverev, Sebastian Baez, Pedro Martinez, Matteo Berrettini, Gabriel Diallo, Giovanni Perricard e Félix Auger-Aliassime.
Nos demais números, o carioca aparece bem, mas sem repetir o destaque deste quesito. Ele é o 40º em porcentagem pontos ganhos com o primeiro saque, o 24º em porcentagem de pontos ganhos com o segundo saque, o 21º em porcentagem de games de serviço vencidos e o 39º na média de aces por jogo. Na média de duplas faltas, um bom 66º posto.
Além de ficar em 16º no índice de saque, Fonseca também aparece entre os 50 melhores da temporada no índice de devoluções (48º) e também no de pontos de pressão (33º).
Sinner lidera as principais estatísticas no final da temporada na ATP













Essa melhora gradual no saque, na devolução faz o tenista crescer e ganhar confiança no seu jogo. Esse é o caminho para se firmar no circuito; evoluir sempre.