Lyon (França) – Em duelo de jovens de apenas 18 anos pelas quartas de final do challenger de Lyon, o carioca João Fonseca levou a melhor em um duríssimo jogo com o espanhol Martin Landaluce, que foi decidido no tiebreak do terceiro set. O brasileiro conseguiu prevalecer e bateu o rival com o placar final de 6/2, 3/6 e 7/6 (11-9), depois de 2h27 de batalha, salvando um match-point no desempate final.
Nas semifinais do torneio francês, disputado na quadra dura e coberta, Fonseca terá pela frente o tenista da casa Calvin Hemery, de 29 anos e atual 237 do mundo, que levou a melhor sobre o compatriota Loann Massard, convidado da organização, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7-1). Será a segunda vez que eles se cruzam no circuito profissional, com vitória do brasileiro na segunda rodada do quali do US Open deste ano.
Fonseca não poderia começar melhor e logo no primeiro game da partida pressionou o saque do rival espanhol, teve quatro break-points e conseguiu a quebra, abrindo 2/0 na sequência. Muito firme com o saque, o carioca cedeu apenas quatro pontos em 20 para Landaluce (80% de aproveitamento), que amargou mais uma quebra no quinto game e acabou superado com imponente 6/2.
A segunda parcial teve uma quebra para cada lado, com o brasileiro chegando a sacar para fazer 2/0. Depois de perder três break-points no terceiro game, no qual Landaluce encarou 15-40 com o serviço, Fonseca amargou a quebra em seguida. Depois disso, o espanhol não foi mais pressionado e administrou a vantagem até o final para empatar o jogo e levar a decisão para o terceiro set.
O jovem carioca teve trabalho no início do terceiro set, precisando salvar três break-points logo no primeiro game. Cinco games depois, foi a vez de Landaluce encarar duas chances de quebra contra, evitando ambas. No nono game veio um susto para Fonseca, não por seu desempenho na disputa, confirmando o game de zero, mas por um problema no joelho direito, após escorregar em quadra.
Depois de receber atendimento médico na virada e colocar uma proteção logo abaixo do joelho, Fonseca voltou para quadra e se manteve firme. Ele e Landaluce confirmaram os games de serviço que faltavam e a definição foi para o tiebreak. O espanhol largou na frente e abriu 4-2, mas depois perdeu quatro pontos seguidos e encarou dois match-points contra, salvando ambos, um deles com a devolução.
Fonseca perdeu mais dois match-points e também salvou um antes de conseguir selar a vitória, que veio na segunda vez que sacou para o jogo no tiebreak, fechando em 11-9. Esta foi a primeira vez que o carioca bateu Landaluce, no primeiro embate entre eles no profissional. O espanhol havia vencido uma partida no juvenil em 2022, na grama de Roehampton.
Parabéns Fonseca.
Não foi fácil.
Importante que chegou a semi.
E mais importante ainda se conseguir chegar na final e ganhar. Ainda tem mais 2 Challengers antes do Next Gen, mas se ele ganhar esse coloca mais de 100 pontos de diferença para seus concorrentes e dificilmente será alcançado
Caramba, que jogo disputado. Uma batalha com final feliz pra nós. Parabéns Fonseca.
Parabéns Fonseca, sensacional
Incrível a frieza dele pra se recuperar e vencer no TB! Mental muito forte com apenas 18 anos! Vai longe!
Concordo. Muito forte o mental do João.
Não é à toa que ele é fenomenal! Mental muito acima da média dois outros garotos. O céu é o limite para ele.
Abriram a jaula do monstro, quem segura???
Oscilando de novo e mesmo assim arranjou um jeito de vencer. Não sustenta algumas trocas, faz alguns erros não forçados por pressa e ansiedade, mas insisto que é uma grande notícia perceber que mesmo assim ele consegue vencer um cara que tem muito potencial também, apesar de hoje estar abaixo do João.
Fonseca é fiel ao seu estilo sempre agressivo e por isso erra algumas bolas em que poderia trabalhar mais o ponto. Mas tem que respeitar é o mental dele muito forte mesmo!!! Vale a pena assistir os jogos dele. Não há tédio!!!!
Talvez seja a vitória mais importante da carreira do Fonseca até agora. Nas vitórias em ATPs e na Davis ele era o jovem franco atirador sem nada a perder. Hoje era um contemporâneo que vem em ascensão. Um jogo entre forças, talentos e responsabilidades até agora equivalentes no profissional e ele conseguiu no fim arrancar a vitória. Ainda por cima, freiou seu adversário direto a uma vaga no Next Gen. Mais do que qualquer aspecto técnico é uma vitória para dar um grande boost psicológico. Fonseca está de parabéns! Agora é não se contentar com isso e partir com tudo para o título.
Fils é tão contemporâneo do Fonseca quanto esse espanhol. Não viaja. Hj foi uma vitória num challenger esvaziado em final de temporada. Menos, bem menos. Inclusive porque Fonseca hoje não jogou bem nem conseguiu se impor em nenhum momento do segundo set em diante.
Fils tem um pouco mais de 20 anos! João e Landaluce tem 18!!! Faz muita diferença nessa fase.
Ele e Landaluce ganharam o US Open, participaram juntos e se enfrentaram no circuito juvenil e estão em arco de evolução parecido. Fils é muito jovem, mas já é um jogador consolidado no circuito. Sugiro a vc ler o próximo post com os comentários do Fonseca sobre a rivalidade entre ambos. Tecnicamente falando não discordo de vc e acho que o Fonseca precisa evoluir muito. Está muito dependente do saque e do ótimo forehand. Hoje, porém, o aspecto psicológico de superar uma dificuldade grande contra um rival foi um aptendizado importante para ele.
Bom é vc
Os haters agora vão endeusar o João nos 2 primeiros jogos colocaram interrogação no jogo do garoto agora surfar na vitória dele vcs precisam se mancar e parar de secar nosso jogador
Vocês não ficam cansados dessas histórias de “haters”? Para que ficar espalhando o ódio? Que coisa mais cansativa ter que ler isso em todos os tópicos.
Grande Vitória de João, jogo muito disputado, mostrou sangue frio nos momentos críticos.
Jogo duríssimo. Espanhol lutou muito….
Aê, muleke!
Muitos comentaristas aqui ontem davam como certa a vitória do espanhol. Pois é, o jogo é jogado, ninguém ganha de véspera…
Next Gen quase garantida hein…
Aeeeew!
Uma grande vitória suada hein
Uma vitória num jogo cheio de altos e baixos – depois de um primeiro set impecável, um segundo set para esquecer. O terceiro foi bastante equilibrado e no tie break depois de salvar um match point , teve 03 a seu favor e conseguiu fechar em 10 x 8 – o espanhol é um concorrente direto ao NEXT GEN (Fonseca é o 7º e o espanhol o 8º) – vitória importante – espero que o problema no joelho não seja nada grave…
Não foi 10 x 8 no TB.
perdão – foi 11 x 9 (corrigindo)
O que foi esse tie-break? Que teste pra cardíaco!
Só espero que o problema no joelho não se agrave agora que ele esfriar.
Vamos em busca do título Fonseca!
Parabéns pela vitória JF!
Ao que parece, vai surgindo uma nova e forte rivalidade no tênis profissional!
Assiti penas o final do jogo, porém achei o João bem firme diante de um oponente de qualidade que sabia o que fazer na quadra.
Bara levantar esse caneco, João.
Siga em frente por mais JF! Vamooooos!
Parabéns pela vitória JF! Vamos por ➕️➕️➕️➕️!!
Assiti todo o jogo, nível técnico de juvenís promissores, não pareceu jogo profissional. De bom a vitória e o serviço do Fonseca.
Deve ser por isso que eram as QF de um CH e o vencedor já está na semi, subindo para o Top 140. Coisas de juvenis, né?
pelo comentário você dever ser top 10 do mundo, sqn!
Hoje ele jogou bem demais contra um adversario que entrava ate como favorito pelo momento no circuito, considerando que vem de um titulo recente de challenger… primeiro set mostra o nivel que o Joao pode jogar, assim como de novo, assim como contra o bonzi, ele fez um grande tie-break no terceiro set, coisa de jogador grande.
Acho que agora as chances de copar esse challenger sao grandes.
O João era o favorito nas odds das casas de apostas.
ele normalmente entra favorito porque existe uma hype nele…e tipo um FOMO da galera…
Que vitória sensacional, segurando os nervos na dose certa! Poderia ser menos sofrido, mas Fonseca precisa controlar o ímpeto em bolas de definição de ponto. No tie-break para fazer 4-2, recebeu uma bola defensiva, que veio alta e saiu correndo no T para dar um swing-volley e botou a bola fora de órbita, quando deveria deixar a bola quicar e dar um smach… Ainda coloca bolas fora, em erros não-forçados, por não tentar colocar uma bola a mais de preparação. E ainda assim, já é um jogador fenomenal, imagina quando estiver com esse ímpeto controlado! Que jogaço! Vai copar!
Jogo complicado hoje… o espanhol é muito bom de bola também… 3º set foi bem tenso no mental… acredito que em menos de 1 ano estaremos vendo esses dois se enfrentando em torneios de 1ª linha…
Parabéns ao João por conseguir escapar com a vitória… entra como favorito destacado na semi…
Não vi todo o primeiro set… só dali em diante, mas, tive a impressão que o João queria resolver na porrada. Ou era ace, ou ele devolvia pra fora. Na trocação, o espanhol foi melhor. Precisa se controlar e construir mais os pontos, senão, será só mais um bom tenista, flutuando em torno do 50 no ranking.
Rumo ao top 100..
E já garantido no Next Gen
venceu o espanhol nas quartas de final – concorrente direto do Next Gen (7º x 8º) – ganhou o primeiro set com muita facilidade e caiu vertiginosamente no segundo – o terceiro foi muito equilibrado – venceu o tie break, cheio de altos e baixos por 10 x 8 depois de perder 03 match points
11 x 9
Mais uma vitória suada, o que garante nossa torcida na semifinal.
Partida duríssima, quase morri no tie-brake.
O Landaluci estava firme nos saques e eu cheguei a achar que não daria.
Esse jogo poderia ter ido pra qualquer lado, essa é a verdade.
João muito agressivo, joga um tênis ofensivo em 100% do tempo.
Apesar do cansaço, a semi é acessível.
A final será mais complicada, o Barrere tem experiência e os outros dois possíveis também já ganharam Challengers esse ano.
Vamos João!
E ainda tiveram alguns paspalhos que quiseram diminuir Fonseca. Vitória fantástica e que traz confiança. Joga muito o garoto!
O primeiro set do Fonseca beirou a perfeição. Pra mim, melhor que no jogo contra o Fils no Rio. Backhand funcionou como nunca. Segundo set sofrível, erros não forçados as pampas. O terceiro não estava indo na bola, teve que ir na raça mesmo. Semi final contra adversário muuuuiiito mais fraco que o espanhol. É macuco no embornal, como se diz na minha terra.
Jogo duríssimo. Vitória poderia ir para qualquer lado. Adversário joga muito. Vitória para dar confiança.
Jogos challengers, nível grande slan
Não, definitivamente não. Seguramente vc sequer viu o jogo. Que foi muito ruim tecnicamente.
Ou seria nível Challenger e jogos de grand slans
Uma das maiores vitórias do ano
Bravo! Parabéns pela vitória JF!
Está partida foi sinistra, o Joao começou atropelando o Espanhol, mas depois foi caindo de rendimento, quase perde, ufa ainda bem que não rsrsrsr Parabéns João mas precisa ser sempre com tanta emoção kkkkk
Parabéns pela vitória JF
Que ótimo! Era praticamente um confronto direto. Vamos em frente.
Cadê os críticos de ontem que falaram que o JF não ganharia do Espanhol Martin Landaluce. O que não falta neste Brasil são pessoas que não tem o que fazer e fica azarando os outros rsrsrsrs Parabéns João Fonseca.
Eu vou te falar se o Carlos Alcaraz fosse Brasileiro ele ia tá sofrendo um monte de criticas pelas últimas campanhas, as pessoas não aceitam quando perde para o pessoal tem que ganhar sempre
Haja coração rs! Vitória importantíssima!!
Preliminar da ATP Next Gen Finals
Jogaço… qualquer um dos dois poderia ganhar … parabens Fonseca pela vontade de ganhar, e momento algum mostrou desanimo … foi guerreiro
João precisa manter a consistência. Esteve ótimo no 1 set e depois caiu muito no 2 set. Mata o véio fazendo dessas. Resultado normal seria 2×0. O Espanhol cresceu quando Fonseca seu chances e caiu o rendimento. Deu moral e quase o jogo escapou.
Analisando friamente foi um jogo fraco tecnicamente, muitas oscilações de lado a lado (normais pela idade), pontos curtos, escolhas erradas, pancadaria de fundo de quadra e pouquíssimas variações e soluções táticas inteligentes. A vitória é razoavelmente importante, porém a tal da vaga em “next gen finals 2024” não deveria ser celebrada como um feito em si e muito menos ser um “objetivo” na carreira de ninguém. O importante é seguir evoluindo tecnicamente e adquirir experiência em pisos e condições diferentes e nisso o primeiro ano de Fonseca no profissional foi ok. Seu objetivo em ´25 deve ser tentar dar o “grande salto técnico” em tenra idade que Rune, Ruud, Alcaraz e uns poucos outros conseguiram nos últimos anos para entrar em grandes torneios para vencer e não apenas como figurante. Hoje é uma meta ainda muito distante pelo que ele entrega em quadra, porém o tênis é muito dinâmico .
Como previsto, um jogo disputado e equilibrado. Ontem comentei que via o João com um ligeiro favoritismo e ele confirmou isso. Ele e o espanhol pelo jeito se enfentarão bastante no circuito. Fonseca fará sua 4º semifinal de Challenger este ano. Será amplo favorito contra o Hemery. Já venceu o francês este ano, tem melhores resultados na temporada e o francês é mais adepto do saibro. Fonseca já está ganhando 5 posições no ranking e pode entrar no TOP140 se chegar a final.
Dalcin, pelo que li no ranking da ATP, nesta semana não tem quem tire o João da 7a posição. Até Jeddah tem mais torneios contando para o ranking? Acho que o João não tem torneios programados.
Sim, ainda existem challengers na semana que vem. O João não está inscrito.
Grato Dalcim. Desculpe o N.
Todos os quatro jogos foram decididos em três sets, todos tiveram tiebreak.
Tudo muito disputado, independente da posição no ranking.
Challengers o importante é vencer, cria-se casca nas dificuldades.
Dale Fonseca!!!
Quando Djoko vence um jogo no tie-break pra um adversário mais fraco ninguém diz. Quando o “Little Big John” ganha, o jogo foi fraco e ele jogou ruim, mesmo indo pra uma semifinal. O que falta mais pra esses haters, hein?