Fonseca resolve para o Brasil

O tênis brasileiro não ganhou apenas um tenista com reais condições de figurar entre os 20 melhores do mundo a curto prazo, mas também possui um garoto com perfil perfeito para a Copa Davis. João Fonseca honrou o fato de ser o número 1 do grupo de Jaime Oncins, fez seu trabalho em Atenas contra a torcida, marcou os dois pontos que se esperava dele e cada vez mais se firma como o grande nome do país.

É bem verdade que o carioca de 19 anos jogou um tanto abaixo de seu potencial na primeira partida contra um pouco conhecido Stefanos Sakellaridis, 286º do ranking, mas é preciso colocar na balança o peso da responsabilidade, a boa atuação do adversário e o vento que dificultava buscar as linhas. O importante é que nunca perdeu a cabeça diante dos match-points perdidos ou das ameaças do grego e fechou o jogo na hora certa.

Pouco depois, Thiago Wild mostrou enorme fragilidade técnica contra Stefanos Tsitsipas e o sábado terminou logicamente empatado. A dupla Marcelo Melo e Rafael Matos teve sua tarefa simplificada pela mudança do time grego de última hora, saindo justamente Tsitsipas, teoricamente com a ideia de se poupar para o duelo diante de Fonseca, já que o número 27 do mundo vinha mostrando problemas com o ombro.

Na partida mais aguardada do confronto, sob aplausos de Novak Djokovic, Fonseca fez um primeiro set quase perfeito, especialmente com o saque a favor. Stef reagiu, com uma quebra que o brasileiro quase recupera, em meio a um pedido médico que levou o dono da casa ao vestiário. O terceiro set ficou na mão do ex-top 3. Mas quando a fase anda ruim, falta confiança e Tsitsipas jogou um game pavoroso com 5/4, que começou com dupla falta e terminou com mais dois erros não forçados. Com espírito guerreiro, Fonseca se agarrou na chance oferecida, pressionou com bolas profundas e correu para o abraço dos companheiros brasileiros.

Com apenas duas temporadas na Davis, com estreia bancada por Oncins no ano passado, Fonseca já soma quatro vitórias em seis jogos e impõe uma rara derrota a Tsitsipas, que perdeu apenas o segundo jogo em 15 disputados na competição por equipes. Também marca a sétima vitória sobre top 30, sendo seis delas nesta temporada. Na entrevista oficial, Fonseca destacou com justiça seu desempenho nos pontos importantes de um jogo acirrado e enfatizou o quanto se sente à vontade para representar o Brasil.

Com a importante vitória deste fim de semana fora de casa, a quarta que obtivemos desde 2023. somando-se a Dinamarca, Suécia e Bélgica, o time nacional vai para o qualificatório do Grupo Mundial que tem duas rodadas. No final de janeiro, após o Australian Open, 26 países duelam dois a dois, no sistema de alternância de sede, grupo que reúne os 14 países que disputaram o Grupo Mundial e não chegaram na final – portanto, ainda teremos de aguardar a definição – e os 12 que superaram o Grupo 1 neste final de semana, lista que inclui, além do Brasil, países como Sérvia, Reino Unido, Canadá, Bulgária, Noruega, Chile, Peru e Equador.

Fonseca, por sua vez, embarca diretamente para San Francisco, nos EUA, onde será atração no time Mundo da Laver Cup, que será disputada de sexta a domingo, tendo como possíveis adversários Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli.

A disputa pelo título

No Grupo Mundial, seis dos sete confrontos deste fim de semana, classificatórios para as quartas de final, foram vencidos pelos visitantes, algo raro na Davis. As maiores surpresas foram as vitórias da República Tcheca em cima dos EUA e da Bélgica contra a Austrália.

A Argentina será o representante das Américas, com grande vitória como visitante frente à Holanda. A Espanha foi a única que levou como sede, mas depois de enorme susto e virada de 0 a 2 sobre a Dinamarca. Também avançaram Alemanha, Áustria e França. A Itália já estava diretamente nas quartas por ser a atual campeã.

Festa no Parque

Se as rodadas decisivas da chave de simples foram decepcionantes, já que Bia Haddad fez mais uma atuação muito abaixo da crítica e caiu ainda nas quartas de final diante da mexicana Renata Zarazua, eliminada no dia seguinte pela que seria campeã, a francesa Tiantsoa Rajaonah, apenas 214ª do ranking, o SP Open teve um sábado muito festivo com três brasileiras na ótima final de duplas.

Com estádio lotado e torcida dividida, Luísa Stefani e a húngara Timea Babos tiveram de lutar muito contra Ingrid Martins e Laura Pigossi, que jogaram em alto nível o tempo todo e só foram vencidas no match-tiebreak pela evidente maior experiência das adversárias. Todas amigas, as brasileiras trocaram elogios e sobrou emoção na cerimônia de premiação.

Enquanto Bia aparecerá na 25ª posição antes da defesa dos fundamentais 500 pontos de Seul, a parceria de Luísa abre 517 pontos sobre as nonas colocadas na corrida para o Finals e Pigossi entra enfim no top 100 de duplas, como 93ª, ela que já havia sido 100ª em simples.

Subscribe
Notificar
guest
143 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
ISAIAS
ISAIAS
1 mês atrás

Dalcim, o game pavoroso do Stefanos foi no 5/4 e não no 5/3.

Helena
Helena
1 mês atrás
Responder para  ISAIAS

Diria o 6/5 também, que foi um horror

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Acho que foi com 5×4 que Tsisipas jogou um game ruim.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

O tênis do Brasil nos honrou nesse domingo. Foi incrível!!

Parabéns ao Jaime e toda equipe!!

Só não entendi por que Wild estava lá. Nem camiseta do Brasil quis usar no jogo dele. Enfim…

Última edição 1 mês atrás by Evandro
Helena
Helena
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Acho que a única crítica é essa mesmo, não tem condições do Wild jogar a Davis.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Wild é bom tecnicamente, mas tá em péssima fase. Nesse momento prefiro o Monteiro, que apesar de não estar bem, sempre honra a camisa, é um guerreiro em campo.

Felipe Pacheco
Felipe Pacheco
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Wild possui um caráter duvidoso dentro e fora da quadra. Que bom não precisar depender dele pra nada. O Meligeni Alves estaria aí não fosse a lesão nas costas. Vinha na melhor fase da carreira. Quando O Gutão maturar ,teremos um baita time na Davis.

Luis
Luis
1 mês atrás
Responder para  Felipe Pacheco

Verdade. Eu ja colocaria o Guto na convocação, para sentir o ambiente. Sem precisar jogar.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

O Jaime Oncins é um baita técnico. Por que não é ele o treinador do Brasil quando disputamos a United Cup? Ao meu ver, deveria ser ele!

PRGF
PRGF
1 mês atrás

Alguém pede pro Oncis não chamar o Wild… A total falta de comprometimento dele é inaceitável…

Ninguém está cobrando uma vitória dele contra o Tsitsipas… Mas pelo menos lute… Tente… Desgaste o adversário…

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás
Responder para  PRGF

O Wild realmente é um cara q n tem como contar quando esta em mau momento técnico, não entrega nada mental ou animicamente, tem QI tático baixíssimo.. se o Monteiro pediu dispensa msm, era mais negócio ter premiado o bom ano do Joao Lucas Reis e levado ele pra jogar..

Última edição 1 mês atrás by Refaelov
Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

Boa noite Dalcin. Olha acho até exagerado colocar os 2 pontos conquistados como “esperados” da parte do Fonseca.. o esperado pela diferença de currículo e pelo fato de jogar em casa- ainda mais se poupando nas duplas(oque achei um erro crasso por parte dos gregos)- era o Tsitsipas ter garantido os 2 pontos nos jogos de simples e o Brasil tentar levar o confronto nos 3 pontos restantes, onde nossos atletas tinham bem mais currículo e experiência doq os gregos..

E o Tsitsipas quase conseguiu cumprir essa expectativa, vinha controlando seus serviços com facilidade após a quebra até o fatídico 5×4.. A partir dali o grego nitidamente encurtou o braço e passou a empilhar erros não forçados e clr, João teve todos os méritos de ter se mantido no jogo até o final e de ler perfeitamente o momento passando a jogar mais conservadoramente e deixando o grego se perder nos próprios erros..

E vendo o búlgaro Vasilev, que levou um calor danado do Guto nas SF do USOpen juvenil enquanto o BR teve físico, cravar 2 vitórias nos jogos de simples contra uma Finlândia q recentemente esteve na fase final da Davis, me permito acreditar q pode levar menos tempo doq imaginavamos para Brasil ter uma dupla de singlistas extremamente jovem e com potencial de anos em alto nível para a competição..

Saudações!

Última edição 1 mês atrás by Refaelov
Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Concordo.

O Brasil está no momento mais propício para surgir um segundo nome de peso de competição, além do Fonseca.

Mais ou menos como quando Guga e Meligeni jogavam em alto padrão.

Guto parece ser mesmo o mais provável de compor essea dupla. Vejamos se responderá à altura.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás

Terminados os confrontos da R2 da fase Qualificatória e do Grupo Mundial I, pelo que entendi do regulamento, o Brasil poderá enfrentar na R1 da fase Qualificatória de 2026, a ser disputada em fevereiro, um dos 13 países cabeças de chave, a saber:

* 6 dos 8 que disputarão o Finals 2025 em novembro (não enfrentaremos nem o campeão nem o vice):
Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Argentina, Alemanha, Chéquia ou França.

* Ou ainda, um dos 7 perdedores da R2 do Qualificatório 2025, isto é:
Holanda, Austrália, Hungria, Japão, EUA, Dinamarca ou Croácia.

Pelo sistema de alternância de sede, jogaremos em casa contra Itália, França, Dinamarca, Austrália, Japão, Argentina, EUA, Áustria e Chéquia.

Fora: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha

Sorteio: Holanda e Hungria.

Torcer para que a Espanha e Alemanha sejam campeãs ou vice-campeãs de 2025, a fim de reduzir as chances de um confronto fora de casa.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Beleza de info.

Muitas chances de jogar em casa.

Não é possível que não vai dar para jogar aqui no Brasil dessa vez.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

E 70 % dos ” especialistas” cravando que JF deveria estar disputando challengers…O garoto acabou de fazer 19 , e é o número um do Brasil com todos os méritos. Começou a Temporada como N 145 e está N 42 . E jogando com a nata do Ranking. Esta experiência de hoje , como a que terá a partir de sexta na Laver Cup, valem muito mais que míseros pontos de Torneio menores. Difícilmente não será escalado por Agassi. Sem contar contato direto com Titio Federer. Sai de lá , cheio de gás para ATP 500 na Asia e Masters 1000 de Paris . Um Calendário de sonhos para uma primeira Temporada como Profissional. PS : Mensik e Fils, jogaram 2 ATP Finals Next Gen, porque não?. Abs !

Betinho esteves
Betinho esteves
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Acho melhor torcer para uma final entre Itália e Espanha.

Otávio Machado
Otávio Machado
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

A maioria dos confrontos está certa, o que pode interferir por exemplo é o ranking, hoje no ranking atual da Davis, o ultimo cabeça de chave seria a Grã-Bretanha, por conta da posição no ranking, mas eliminando os dois finalistas, o último cabeça de chave seria a Sérvia, que seria sorteio. assim como a própria Grã-Bretanha, e o Canadá pelo ranking seria fora de casa!

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Otávio Machado

Exato. Pelo ranking atualizado em 15/09, Dinamarca, Hungria e Japão não serão cabeças de chave, mas sim Canadá, Grã-Bretanha e Sérvia.
Então, pelo que apurei, enfrentaremos:

Em casa: Itália, França, Austrália, Argentina, EUA, Áustria e Tchéquia.

Fora: Alemanha, Canadá, Espanha, Bélgica e Croácia.

Sorteio: Holanda, Grã-Bretanha e Sérvia.

Otávio Machado
Otávio Machado
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

E por enquanto dos que não estão nas finais em Bolonha, já temos como certos:

Em casa: Austrália e Estados Unidos
Fora: Canadá e Croácia
Sorteio: Grã-Bretanha, Holanda e Sérvia

Prca
Prca
1 mês atrás

Só vejo muita crítica infundada ao Seyboth Wild. Vocês não conseguem se colocar.no lugar do cara.

Trata-se de um menino Top!

André Borges
André Borges
1 mês atrás
Responder para  Prca

La vem esses papos de “menino”, “garoto” pra homem barbado de quase 30 anos….

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  André Borges

Djokovic com 38 , Wawrinka com 40 , e caras com 19 não são garotos ? . Trintão realmente é outra estória, meu caro…rs. Abs !

André Borges
André Borges
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Tá falando do Wild, vc nem leu o comentario

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
1 mês atrás
Responder para  André Borges

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é Sérgio e a costumeira falta de ler os coments direito, ahh Sérgio , ahh Sergio

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Realmente o comentário sobre JF saiu mais acima em lugar errado . Sorry! . Abs !

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás

Assim como em todo esporte, os críticos do João Fonseca agora sumiram – ao menos temporariamente.
Numerosos também são os **volúveis**. Quando o tenista vence, pedestal, auréola e fumacinha azul clara perfumada. E quando perde, de um dia pro outro, descem-no do pedestal, confiscam-lhe a auréola e lhe “contamplam” com um tridente, chifre, rabo e mudam-lhe a cor de azul celeste pra vermelhão.
O tenista passa de prodígio a desprovido de talento, “fogo de palha”, num piscar de olhos.
Já o Thiago Wild de fato não deu nem pra saída, mas no momento o Monteiro também não está em boa fase.

Albergue D. Oido
Albergue D. Oido
1 mês atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Fonseca continua com seus altos e baixos: Stefanos estava “baleado fisicamente” ontem e portanto o jogo do João tecnicamente e taticamente não quer dizer muito, nem positivo e nem negativo.

E não se trata de provido ou desprovido. O Joâo vai se encaixar na faixa de ranking que lhe couber devido ao seu tênis. Seja top20, 30 ou 40.

Eu apostaria que assim como a Bia, ele vai conviver entre Top 10 e 20, eventualmente beliscando um Top10. Nem mais, nem menos, salvo alguma contusão. Mas não passa de especulação minha, e cada um que tenha a sua (invlusive VOcÊ!).

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Correção : Arthur Fils jogou dois ATP finals Next Gen. Mensik e JF. lideram a corrida 2025 . O vencedor leva ate’ 500 mil dólares. Idade limite 21. Abs !

Guto
Guto
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Idade limite: 20

André Borges
André Borges
1 mês atrás

Concordo 100%, vi exatamente a mesma coisa no confronto. Inclusive a primeira partida bem abaixo do Fonseca. Só sigo nao entendendo porque convocam o desquerido para fazer turismo.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás

Que show!

Parabéns ao João!

Ganhou no espírito e na luta. O grego teve o jogo na mão. Mas tênis é isso: nada está perdido até o último ponto…

Tomara que essa vitória sobre o Tsitsipas turbine a confiança do brasileiro para desafios maiores no futuro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Jura ??? , caríssimo Tenor ? . Ao abrir a Temporada batendo o TOP 9 Andrey Rublev , o já Nono Brasileiro ( N 44 ) da história a nível de Ranking ATP ( empatado com Saretta) , já bateu 9 TOPs 30 . Realmente o parceiro está acompanhando JF com uma certa distância. Corre que ainda dá Tempo rs . Ps : Procure saber do Calendário do Brasileiro até o final de 2025 . Não terá challengers , mas Djokovic o quer no ATP 250 de Atenas . Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Meu Santo Deus.

Leia o meu comentário novamente!

O que eu falei que foi de outro mundo?

Eu só fiz elogiar o João. Nem crítica teve, mas mesmo que tivesse, qual o problema?

Isso é patrulha.

Coloca na tua cabeça que eu não vou endeusar ninguém.

Nem o Fonseca, nem Federer, nem Alcaraz. Vou criticar todos.

Quando você faz isso, apenas legitima as críticas dos piores “kombistas” do blog.

Mas entenda uma coisa: a minha liberdade de expressão aqui, ninguém suprime…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Leia o comentário com calma , já estás bem grandinho para esse Papinho de Patrulha. Dei os dados da campanha de JF na Temporada de 2025 . Incomoda, mas os dados são reais . Ridículo falar em endeusamento. Não perco mais meu tempo com alguém sem noção, das próprias postagens anteriores em relação a JF . Quebrastes a cara legal também com Carlos Alcaraz. A tua Praia com certeza é outra. Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não nos faça rir.

Claro que foi patrulha. E descarada.

Vc é bem ingênuo de achar que consegue editar o pensamento alheio. Mas vai tirando o teu cavalinho da chuva, viu? Comigo não!

E eu quebrei a cara com o Alcaraz como, se foi pra ele que eu torci na final? Hahahaha

Tá vendo como vc delira?

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Coisa linda o Rodrigo tendo que enfrentar a chatice do SR também.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Leia teus comentários sobre Carlos Alcaraz depois que surgiu no Circuito, e tuas ridículas chacotas com o jovem Espanhol. Deu um tempo por aqui , e somente retornou com os garotos já consagrados . ” Tem dias que torço para Carlos , outras vezes para Sinner”. Delirei quando imaginei que acrescentarias algo neste espaço. Fora babar ovo de um fanfarrão como Kyrgios , nada mais que preste saiu da boca do grande Tenor . Me esquece Sr Cruz . Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Meus comentários sobre o Alcaraz eram simples brincadeiras, mas nunca duvidei do ótimo tênis dele. Qual o problema?

Só fanáticos que confundem essas coisas. Acham que tenistas são incriticáveis.

Só que tenistas são figuras públicas, e toda e qualquer figura pública convive com críticas.

E realmente não tenho predileto entre o Sinner e o Alcaraz. Apesar de eu achar o espanhol melhor, ele não é o meu ídolo.

E qual o problema?

Já o Kyrgios é um ídolo pra mim. Se você olhasse só pro tênis dele, com o devido distanciamento das más atitudes dele, iria concluir o óbvio: que ele é um show a parte.

De novo: qual o problema?

Vc botou na cabeça que precisa obrigar os outros a terem os mesmos ídolos que vc tem. Só pode…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Me esquece. Abs !

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Hahahaha

Blz então.

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Nem responda !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo Lightman

Concordo!!! . Abs !

AKC
AKC
1 mês atrás

O Djokovic fez algum comentário sobre o Fonseca, após esse jogo?

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
1 mês atrás

A semifinal entre a canhota francesa e a ‘laura pigossi’ mexicana deve ter o video encaminhado para uma nossa atleta ,também canhota, como uma boa orientação para se jogar com essas devolvedoras e baloeiras de plantão. Certo Dalcin?

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Apesar do Wild ter conseguido uma das maiores vitórias da história do tênis brasileiro, sua fase atual não está animadora. Acredito que ele teria chances num quinto jogo, mesmo porque é mais tenista. Porém o grego entraria inflamado pela missão, imaginado-se virar herói como um guerreiro espartano e com total apoio do público, incentivando-o. João Fonseca evitou o eminente futuro sombrio para a equipe brasileira e as glórias que a família Tsitsipas receberia da nação helena.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Eu sinceramente achei q os gregos deviam ter mantido o Tsitsipas pro jogo de dupla, com ele em quadra esse jogo teria sido no mínimo parelho e, uma eventual vitória deles teria deixado o João muiiito mais pressionado pro quarto jogo.. enfim, melhor pra gente q eles foram por esse caminho..

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Tsitsipas não estava 100% com o ombro ( segundo o próprio rs ) , mas perderia do mesmo jeito nas duplas. Achou que a Torcida levaria o outro Grego no colo, no quinto jogo , contra o mais que apático Wild . Abs !

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Sim, a dupla deles ficou muito ruim.

SANDRA
SANDRA
1 mês atrás

Dalcim , alguém vai transmitir a Laver

SANDRA
SANDRA
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigada

Tom França
Tom França
1 mês atrás

Porque nunca elogiam o jogo de um atleta, quando o adversário comete erros na hora da verdade? Stef tava jogando bem até o 5×3! E de repente começou a jogar mal porquê? Porque não se considera os méritos do adversário em uma hora decisiva? Será que ninguém parou pra pensar na pressão que o grego tinha pra vencer em casa, diante da sua torcida e sabia que do outro lado tinha um jogador com potencial pra vencê-lo? As nuances do jogo, as mudanças de estratégia que o atleta de tênis tem que ter naqueles milésimos de segundos em que vai receber os saques do adversário, também têm que ser levados em consideração! Houve momentos ruins e bons dos dois, com um set pra cada lado, e um set final sendo decidido no 7×5! Existem alguns ditados e frases pitorescas, que podem resumir muito bem o que foi esse jogo no final do 3⁰ set, quais sejam: “Não tá morto quem peleia” ou, “O jogo só termina, quando acaba”, ou ainda, “O jogo é jogado, e o lambari é pescado”! Que os “profetas do apocalipse” tenham cuidado, nas suas próximas “bets” da vida!

Antonio Vizentin
Antonio Vizentin
1 mês atrás

Dalcim, eu n sei se vc acompanha atletismo, mas tem um atleta do salto com vara que pulou 6.30 metros, o segundo colocado pulou 6.00.
Ao meu ver esse atleta é top 5 da história do esporte, Duplantis o nome dele. Não digo pelo número que ele chegou, mas pela diferença dele pra o segundo, 30 centímetro é 5% de diferença, muita coisa.
Mas a questão é, talvez na história vários consigam passa-lo, porém a diferença é que quando ele fez isso ele tinha 5% de vantagem em relação ao segundo. Vc acha que deveria ser assim que deferia se medir a grandeza de um atleta? Não pelo quanto ele conseguiu, mas sim pela diferença dele pra os demais.
Diante disso, qual seria o maior tenista de todos os tempos por esse critério?

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

É o que eu penso também. E creio que Bubka também tinha competições com 5% de diferença para o segundo colocado. Para se ter ideia da grandeza dele, essa marca de 6m do segundo colocado ele atingiu em 1985.
Abs

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Antonio Vizentin

Realmente 5% de diferença na elite de qualquer modalidade esportiva é assustador.
Por exemplo, na Fórmula Um e na Motogp, Max Verstappen e Marc Marquez são reconhecidamente os melhores pilotos de suas respectivas modalidades. Com o mesmo carro ou a mesma moto, perdendo 0,5% (meio por cento) de performance, quase que certamente ficariam em ultimo lugar no grid.

SANDRA
SANDRA
1 mês atrás

Dalcim , já que vc comentou sobre o atletismo , os russos só estão em esportes no tênis ou tem outros esportes ?

SANDRA
SANDRA
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mas a Belarus tem seleção de futebol !!!!

Walter
Walter
1 mês atrás

Ano que vem já pode convocar o Guto como numero 2 para começar a ganhar experiência. Porque nossos demais tenistas estão caindo pelas tabelas. Melhor investir em um juvenil com futuro do que convocar esses tenistas que já deram o que tinham que dar.

Wadih
Wadih
1 mês atrás

Ola Dalcim, tudo bem? Por favor, li aqui no site que a Timea e a Luisa aparentemente estao com objetivos distintos pro proximo ano, que nao necessariamente devem permanecer juntas. Voce sabe mais sobre essas razoes e que objetivos distintos sao esses? Voce supoe que seja algo partindo mais da Luisa ou da Timea? Nao sei, mas me parece ruim trocar de duplas assim todo ano nao?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Esperei de propósito pois sabia que Turminha da Kombi, além de sumir, não iria se atrever a comentar . Final de USOPEN 2025 , Alcaraz 40 x 15 Match Point . Também não foi pro Ace, no primeiro , e tomou bela passada de Jannik Sinner. No 40 x 30 também não foi , outra passada espetacular do jovem Italiano. Botou novamente em jogo no 40 x 40 e acertou uma direita cruzada indefensável. Aí foi com tudo e fechou com Ace . Ou seja , acontece dezenas de vezes , e não diminui ninguém. Carlitos fez mais que o dobro de Winners do Italiano. Grande partida do Espanhol, assim como do Craque Suíço em Wimbledon 2019 …Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ia me esquecendo. A Final do USOPEN 2025 , quebrou o recorde de audiência da história da ESPN . Lembram membros da ” Turbinada” cravando que o Circuito estava ” Insosso” ??? Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Alcaraz venceu, né? GOAT teve 40-15 contra o Zverev e contra o Cobolli e também venceu depois de uma pequena turbulência.

Ter 40-15 duas vezes (USO 2011 e WB 2019) e não conseguir fechar o jogo contra um arquirrival só aconteceu com o Federer mesmo, além do 15-40 e quebra acima no USO 2010.

A tentativa desesperada do Sr. SR de romantizar a maior tragédia do suíço e de sua torcida é sempre engraçada, menos para membros como o Gildokson, que deve ter sumido por não aguentar mais ser relembrado quase todos os dias.

Rsrsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Depois que Djokovic perdeu 3 Match-points contra Sinner na Copa Davis 2023 , nunca mais venceu o Jovem Italiano. A vergonha de não ter um Único Break, na Semi do AOPEN 2024 ( aos 36 ) é imbatível . Suíço na sequência daquela partida , eliminou ” goat ” do ATP Finals 2019. Vamos combinar, caro Piloto, menos , bem menos . Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sim, vamos combinar que significam exatamente a mesma coisa. Torcedores goatistas têm pesadelos constantes com a gloriosa Davis e com a semi do AO depois do deca já garantido.

Eliminou, foi eliminado pelo grego e depois no Australian Open por 3×0 pelo sérvio.

A conferir, rsrs, abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Copa Davis rs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
26 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Uai, achei que Alcaraz tinha sido o campeão do US Open 2025.
Obrigado SR por me tirar do equívoco.

Mario Abreu
Mario Abreu
1 mês atrás

É fato que estamos adentrando na Era de ouro do tênis. Sinner e alcaraz estão elevando o nível do jogo a algo nunca viato antes, estratosférico.

Nesse contexto, não há mais espaço para jogadores que tiveram seu momento, mas que pouco poderiam fazer se jogassem nesse momento atual contra os GOATs do esporte. Jogadores hoje lentos que construíram suas carreiras vencendo “bagres” como Philipoussis, Baghdatis, Gonzales e Hewitt em finais de GS, e outros que bateram recordes vencendo “mediocres” como Kevin Anderson, Tsonga, Berretini, Ruud, Tsitsipas e até mesmo Kirgios nas mesmas finais de GS, demonstrando claramenyo como uma entresafra pelo caminho pode inflar os recordes de alguns a níveis estratosféricos dando a falsa impressão que seus números possam ser levados a sério.
Enquamto isso, Alcaraz e Sinner avançam a passos largos para uma diaputa acirrada por quem será o GOAT. Praticam um tênis moderno e veloz, que deixariam o nostálgico e lento tênis do BIG3 comendo poeira.

Última edição 1 mês atrás by Mario Abreu
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Mario Abreu

Realidade: só superaram o goat na temporada 2024 quando este já estava próximo de atingir 37 anos. Alcaraz ainda perdeu final olímpica para um tenista de 37 anos rs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Bobagem sem tamanho. Foi superado por Federer em Sets diretos com Suíço aos 38 anos . Perdeu N 1 para Nadal na Temporada, tinha apenas 32 anos em 2019. Dentro de sua Casa aos 36 , não teve chance de quebra . Foi atropelado por Jannik Sinner na Semi do AOPEN. Continua de Janeiro de 20024 a Setembro de 2025, a nível ATP, com apenas 1 Título no portentoso Genebra. Aos 37 , Suíço levou 4 ATPs, com direito aos Deca Campeonatos nas rapidíssimas Halle e Basiléia. Sem choro!. Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Olimpíada é um Big Title ATP que faz parte dos 100 do sérvio. Seu recalque à la Gilvan não cola, já que o suíço ficou sem Golden Slam.

Sem choro, rsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Federer não obteve Ouro Olímpico em Dupla ? E Prata em Simples ??? . Recalque ? . Sei…Olimpíada é Zero ponto no Ranking da ATP, por ser ITF . Bigtitle sem ponto algum, é o famoso me engana que eu gosto . 0 novo ATP da Grécia dará 250 pontos . Agora sai o 101…rs. Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ouro em dupla não é título em simples, como o próprio nome diz.

Negativo: quando foi prata em Londres, o torneio valia 750 pontos. Valeu pontos em 2008 também, mas na pontuação antiga. O fato é que não precisa de pontuação para ser um Big Title (de acordo com a própria ATP) e todo mundo sabe que vale mais do que um Masters 1000 (9 por ano contra 1 torneio de quatro em quatro anos).

Pro GOATaço era importante atingir a marca centenária apenas. O recorde do Connors é inflado por 250 e 500 e obviamente valem bem menos do que os 72 Big Titles.

A conferir, abs!

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

“Ouro em dupla não é título em simples, como o próprio nome diz.”
Pobre Sérgio Ribeiro, sequer consegue entender o conceito de definição…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo F.

” goat ” tem Prata Olímpica em Olimpíadas? . Perdeu o Bronze duas vezes consecutivas para Del Potro rs . O mesmo que fez Federer quebrar o recorde de duração de partidas de 3 Sets , com 4 horas e 44 min na Semi Olímpica, de 2012. Perdeu o Ouro Olímpico para Andy Murray. O mesmo que Federer bateu com facilidade dias antes na final no All England Club 2012 , depois de bater Djokovic da Semi por 3 x 1 . Sabias Sr P.F . ????. Duvido , e vens falar em conceitos… Rsrsrs, Abs !

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Roger Federer não tem ouro olímpico em simples.
Não adianta teu malabarismo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Mario Abreu

GOAT continuará sendo o Djokovic por uns bons anos, isso se for ultrapassado.

Vejamos os grandes adversários de Alcaraz e Sinner em finais de Slam:

Alcaraz – Ruud, Djokovic inteiro, Zverev, Djokovic sem joelho, Sinner e Sinner. Só valem 3 aí pela brilhante lógica;

Sinner – Medvedev, Fritz, Zverev e Alcaraz. Só vale 1.

Estamos num período de entressafra brava e o circuito clama por um circuito mais forte.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Entressafra como essa só aquela do Gonzales, Baghdatis e cia limitada, são uns perdedores com letras garrafais…o novo Big2 vai reinar soberano por um bom tempo. Mas tomara q eu me engane a surja um ou outro real adversário para os dois, que são craques, não há como negar…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Entressafra para o sabichão é aquela de 2005 . N 1 Federer, N 2 Rafa Nadal ( 11 Conquistas com direito a Slam e 4 Masters 1000 ) . Andy Roddick , Leyton Hewitt, André Agassi, Nalbandian, Davydenco, Guillermo Coria…A partir de 2007 , Djokovic no banquinho como N 3 até 2011, seguido por Andy Murray. É óbvio que rapaz não era nascido pra repetir esta interminável groselha, da Turminha da Kombi. Tomara ???. Sempre se enganas Sr LF 1 … Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Tirando o Nadal no saibro e algumas conquistas esporádicas fora, era entressafra terrível mesmo. Citou os mesmos jogadores tenebrosos de sempre, além do Agassi de fraldão semiaposentado.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

De fraldão fazem Final de USOPEN e ATP Finals ? . Vê-se que começastes mesmo em 2011. E detestas mesmo o Esporte, caríssimo Piloto. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Ps : Agassi de ” fraldão” , tirou Karlovic em 3 Tiebreaks , Berdych em 4 Sets , e James Black com 8×6 no Quinto Set. Norte-Americano tinha tirado Nadal em 4 Sets …Como se mente a vontade… rsrs. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mente mesmo. Achou que eu não fosse conferir o draw?

Agassi estava com 35 (idade muito avançada pra época), infiltrações e se aposentou no USO seguinte. Precisou de 5 sets contra um belga desconhecido e outro americano who na semifinal. Penou no torneio inteiro, rsrs. Berdych era só um feto e Blake era horroroso (ganhou só 7 ATP 250 na carreira).

Que Finals? Ele jogou só um jogo contra o Davydenko e se retirou. Aliás, que torneio horrível aquele sem nenhum nome de peso e o Federer conseguiu perder a final de virada pro Nalbandian.

Rsrsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Parei no Blake horroroso. Sempre denegrindo Atletas para mentir sem parar , e sem rumo . Agassi em 2003 , se tornou o mais velho N 1 até então , vencendo AOPEN próximo aos 34. Fez Final de ATP Finals contra Federer . Em 2005 bateu um Blake que tem muito mais que ATPs 250 . As Finais de Masters 1000 , de Finals e USOPEN, o levaram ao TOP 4 . És um sujeito estranho, pois sabes que podes ser checado a cada instante , Sr Paulo Almeida. Na medida que degrine jogadores a dar com pau , sem nem ter os visto jogar, demontra teu desprezo pelo Esporte. És um fanfarrão fanático pelo homem Novak Djokovic. Lamentável!!!. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mas estamos falando de 2005 e não de 2003.

Final de USO? Blake só tem 3 quartas de final de Slam na carreira e na verdade tem 10 títulos, sendo um 500 de Washington e nove 250 (a não ser que tivessem outros pesos na época e isso eu não consegui descobrir). Eu me corrigi, enquanto tu omitistes de propósito o sufoco que o Agassi passou contra o belga e o americano. Lamentável.

Eu vi alguma coisa do Blake, aposentado em 2013 e perdedor da medalha de bronze em 2008 para GOAT. Nao adianta superestimar um jogador mediano. Abs!

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Olha, não tem essa de “Agassi de fraldão”.

A verdade é que o Federer era muito, mas muito superior ao Agassi em praticamente tudo, exceto devolução de saque.

Inclusive, eu me lembro que o Agassi chegou a dizer algo mais ou menos assim, numa entrevista:

“Contra o Sampras, se eu estivesse no meu dia e executasse tudo perfeitamente como planejei, com tudo no lugar devido, havia chances de eu sair de quadra vitorioso. Era uma conjunção de fatores, mas eram possíveis. Já com esse nível aí do Federer não dá “.

(rs)

O que pegava não era propriamente a idade do Agassi (embora se deva levar em conta), mas sim que o Federer era quase que uma soma da técnica do Sampras com o físico de um Nadal, naquele período…

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Guillermo Coria? Aquele que nunca teve UM Slam e na única chance perdeu para o glorioso…Gastón Gaudio.
kkkkkkkkkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo F.

Aquele mesmo que foi N 3 do Mundo em 2004 , levou 2 Masters 1000 , fez FINAL de RG , e retrospecto de 2 x 2 com Djokovic, 2 x 2 com Murray e 1 x 3 com Nadal . Em 2016 entrou na lista da ATP, entre os 20 melhores que não levaram SLAM. Vá pesquisar Sr Paulo F. Impressionante teu desconhecimento… Rsrsrs, Abs !

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Como se eu não soubesse isso do Coria e ele foi um fantástico saibrista.
Mas ele não levou nenhum Slam e, quando teve a oportunidade, perdeu pateticamente para um jogador muito inferior a ele.
E isso é fato, não minha opinião.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Exato. São 2 craques, mas muito acima do resto.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Parece que cada um de vocês “acha” algo diferente (opiniões divergem).

E embora ambas as opiniões sobre os adversários me pareça exagerada, é fato que Sinner e Alcaraz jogam um tênis moderno e que supera o tênis envelhecido do big3, sem contar que a preparação física e equipamentos evoluíram drasticamente, fazendo com que jogadores que tiveram “seu momento”, hoje não tirariam um set sequer dos atuais líderes do ranking.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Marco Aurélio

Djokovic de quase 38 anos ainda conseguiu vencer o Alcaraz no Australian Open por 3×1 e foi campeão olímpico aos 37 e 2 meses sobre ele. Acha mesmo que não teria sido um rival à altura se fosse mais jovem?

Também dominou o Sinner até os 36 anos e meio, esmagando o italiano na final do ATP Finals por duplo 6-3. Seria outro que teria muitas dificuldades com um sérvio prime.

Falo pelo Djoko, mas acredito que os outros teriam suas suas chances também, especialmente Nadal no saibro. Os equipamentos e preparação física estão em constante evolução e todos os grandes jogadores se beneficiariam disso.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Concordo, mas lembro que muitos afirmavam aqui que antes de 2010 Nadal e Djoko eram bebês e por isso não conseguiam ultrapassar Federer. Poderíamos usar o mesmo argumento para Alcaraz?
Abs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

Antes de 2007 ou 2008, né? 2010 aí nem o mais fanático, mesmo porque Nadal tomou o número 1 do Federer em 2008 com 22 anos. “Feto” é no máximo até 20.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Mas… e o Djoko???
Abs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

Deixou de ser “feto” com 20 também. O fato de ter demorado até 2011 para subir de patamar não tem a ver com pouca idade.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Então Federer no seu auge não poderia ser melhor que Nole porque algo misterioso ocorreu em 2011 e virou a chave.

Então Alcaraz com 20-22 já é um tenista completo e em seu auge. Nole na mesma idade ainda não era. Bastante confuso.
Abs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

E perdeu dois Títulos consecutivos em Wimbledon para Carlos Alcaraz. Sem contar esta surra no USOPEN… Carlitos tem 6 Slam aos 22 anos. Djokovic dominou Sinner sem ter chance de quebra ,tomando surra no AOPEN 2024 . Outras surras de 3 x 0 em RG e Wimbledon 2025. Os dois garotos jogam mais que ” goat ” na mesma idade. Isto é indiscutível, caro Piloto . Sem choro!!!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Que surra? 2 sets equilibrados e depois acabaram as pernas do GOAT. O confronto ainda continua 5×4, pois o sérvio foi monstruoso até ser vencido pela idade bem avançada e lesões.

Eu disse que dominou Sinner na final do Finals. Não houve surra em RG com sets bem apertados e em Wimbledon Djoko estava lesionado graças ao tombo que levou. Mesmo assim, fez 10 games.

Jogam mais, mas o que interessa é a linha de chegada.

Rsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Djokovic, maior Atleta de todos os Esportes, sempre lesionado kkkkk. Enquanto isso os oponentes do Suíço, também sempre lesionados ou ” fetos ” , ou de ” fraldão” . És uma figura kkkkkkk. Abs !

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sinner e Alcaraz são ótimos mas o Almeidão mito tem razão:
Assim que o Djokovic sair, só estarão enfrentando babas como as que o Federer pegou para reinar como nos tempos dos reis magos (Baghdatis, González e Philipoussis).

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo F.

É melhor ser cego que ler isso pela milésima vez kkkkkk. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Paulo F.

Na verdade, Djoko já não aguenta mais os dois em 5 sets (segundo o próprio). Talvez num dia inspirado consiga vencer em melhor de 3, mas é cada vez mais difícil. Deve se retirar no ano que vem mesmo, talvez no AO.

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Então Almeidão, ou contar com abandono dos dois no mesmo torneio para ter alguma chance em Slam ainda.
O circuito é exigente e essa possibilidade pode ocorrer, mesmo que remota.
Frisando que em hipótese alguma eu torceria para Alcaraz e Sinner se lesionassem para melhorar chances do GOAT.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Mario Abreu

Você nunca mais verá um tênis assim:

https://youtu.be/HDUPXJeRY-M?si=BnJ6TO3vuvg6krBh

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Boa , caro Ronildo. Este é realmente o Cara que levou multidões aos Estádios . Possui os 3 maiores Públicos da história do Esporte. Tênis inigualável. Abs !

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Mario Abreu

Entressafra. Segundo a definição do blog, é um período onde os 100 melhores do mundo viram todos pangarés e bagres, entre os milhões de praticantes do esporte.

Como se isso fosse possível. É só ver tantos talentos que não passam da terceira rodada de slam (Fonseca incluso) para ver como o circuito é sempre muito competitivo. Todos jogam uma barbaridade, no limite humano.

Acontece que alguns evoluem detalhes que fazem a diferença, e conforme os resultados aparecem, tornam-se milionários e com recursos e privilégios muito maiores que o restante. O de cima sobe e o de baixo desce. Com a longevidade, isso ficou mais visível surgindo o bilionário Big 3.

Daí em diante, uma sequência de bons resultados e uma evolução maior ainda é muito mais provável, então a disparidade aumenta parecendo que o restante está muito abaixo.
Abs

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Mario Abreu

A verdade é que essa conversa de entressafra é uma das maiores galhofas já inventadas rs

Cada época do tênis teve as suas próprias exigências técnicas, físicas e de adaptação aos equipamentos.

Tudo no tênis evoluiu ou mudou: as raquetes, as bolinhas, as quadras, o trabalho de pernas e a medicina esportiva. Nada é estático!

Não tem essa de “melhor de todos os tempos”. Porque, no fim das contas, só dá pra afirmar mesmo que cada um foi o melhor da sua própria época de dominância.

E dominância não é para todos, apenas para os fora da curva.

Se um tenista conseguiu dominar os seus adversários, e se destacar por um certo período, ele já fez demais, já cumpriu o seu objetivo.

Até porque, não tem como o Djokovic, por exemplo, duelar com o Borg ou com o Sampras.

E tampouco dá pra saber se as exigências da época de cada um desses três seria a melhor para todos…

Como seriam os resultados do Rod Laver se ele jogasse nas quadras, raquetes e preparo físico atuais ? Só Deus sabe.

Portanto, abandonem essa conversinha de entressafra. É uma idiotice sem tamanho rs

Última edição 1 mês atrás by Rodrigo S. Cruz
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

De repente, ser o melhor de todos deixou de ser importante rs.

https://m.youtube.com/watch?v=a8tL6_Tnscs&pp=ygUaZmVkZXJlciAxNSBzbGFtIHByb3BhZ2FuZGE%3D

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Como sempre. Não refutou um argumento meu sequer.

Pensar e escrever dá trabalho, né Paulinho… rs

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Vamos lá.

Essa conversa sua não faz sentido. Você caiu em uma espécie de relativismo absoluto. É óbvio que um atleta pode ser o goat apesar de não enfrentar atletas de outras gerações. Existem critérios objetivos no tênis, quais sejam: número de slam; temporadas como número 1; semanas como número 1; número de masters 1000,; número de atp finals, etc. Não preciso nem dizer que Djoko vence em todos eles. Não teria sentido decretar Pelé como o maior do futebol se seu texto tivesse algum sentido. No entanto, apesar de Pelé não jogar o futebol atual existem critérios objetivos, tais como: conquistas de Copa do Mundo; número de gols marcados, etc. E o senhor Edson é dominante no futebol. Até você já decretou aqui no blog que Senna é o melhor da F-1, mas não comento sobre essa modalidade sem sal.
Nem preciso mencionar Bolt, Phelps, Duplantis que são inegavelmente os melhores de suas respectivas modalidades.

Última edição 1 mês atrás by Paulo Sérgio
Carlos Chega
Carlos Chega
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Bolt não foi melhor que Karl Lewis…

Portanto seu “inegavelmente” já caiu por terra.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Carlos Chega

Carl Lewis tem recorde de 9,58 nos 100 metros e de 19,19 nos 200 metros + tricampeonato olímpico nos 100 m e 200 m + tetracampeonato mundial?

Carlos Chega
Carlos Chega
1 mês atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Bem, um título onde se enfrentou “um Kirgious” ou “um F. Gonzales” numa final de GS não deveria ner entrar na contagam para fins estatísticos.

Mas já que você não quer chamar de entressafra, podemos chamar de período sem Reis (ou de regência: onde os protagonistas não eram os reis, mas sim regentes, aguardando pelso GOATs que estão chegando).

Por goats, leia-se Alcaraz e Sinner.

p.s.: Murray hoje sequer chegaria a finais de GS… rs

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Carlos Chega

Realidade:

Finais de slam

4 finais contra Federer
4 contra Nadal
5 contra Murray
1 contra Thiem
2 contra Medvedev
1 contra Del Potro

Todos campeões de slam.

Finais de atp finals
3 contra Federer
1 contra Nadal
1 contra Sinner.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Carlos Chega

Goat’s que vencem Zverev, Fritz e Ruud em finais de slam? Que apanharam ds Djoko até os 36 anos e só o superaram com 37 anos?

Última edição 1 mês atrás by Paulo Sérgio
SANDRA
SANDRA
1 mês atrás

Dalcim , como o Thiago wild caiu tanto ??eu tinha uma esperança com ele ?

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Fora as acusações de violência da ex e as brigas judiciais decorrentes disso.
Abs

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Perdendo para uma jogadora do quali, Bia sendo… Bia!!!

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás

Era algo inevitável, mas que legal que João Fonseca finalmente conheceu pessoalmente seu grande ídolo Roger Federer.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás

A Bia pode ter perdido alongando a má fase, vai cair no ‘ranking’, mas tem minha admiração.
Que luta!.. Sair de SP, enfrentar diferença de fuso horário até Seul, batalhar + de 3h pra amealhar uns míseros pontos…
Não sei até onde vai tudo isso. Espero que não dure pra sempre.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Era óbvio que Agassi escalaria JF ao menos numa partida ( o mais jovem Tenista convocado) , e de quebra, passar bom tempo com Roger Federer. Tenho certeza que o Carequinha vai dar umas dicas a nível de devoluções. Jovem Brasileiro deve aproveitar cada segundo de sua estada na Laver Cup. Colherá os frutos mais breve do que se possa imaginar. Aguardemos. Abs !

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

taí algo que iria mudar radicalmente o jogo do Fonseca. Devoluções de saque.
Abs

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Alcaraz é uma combinação do Big3, e isso dito por uma lenda viva do tênis. Está com pouca moral o rapaz?????

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

E vale algo bater o Ex – TOP 17 e atual 25 do Mundo ??? . Flávio Cobolli é 4 anos mais velho (23) e também contratado da ON . Isso mesmo, junto a Shelton e Swiatek. Na frente do Patrão, apronta vários mísseis de Forehand. Levando Agassi a largos sorrisos, com direito a puxar o coro de JF . Realmente o garoto deveria estar atrás de migalhas nos challengers , como queriam N ” especialistas ” do espaço rs . Ao Final do jogo , também Roger Federer aplaudiu com entusiasmo. Grande JF !!!. Abs !

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nessa hora, os “especialistas” somem. Alguns não passam de “sofazistas” como diz o Paulo Cleto.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás

Dalcim, talvez baste trocar apenas uma palavra no título do seu próximo post: “Fonseca resolve para o Mundo”.

Última edição 1 mês atrás by André Aguiar
Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Heide, voltando de contusão, já está na final de ITF no Londrina Country Club com US$ 30 mil de premiação. Pois então, não entendo porque a final está marcada para as 11:30 da manhã, bem no horário do almoço. É porque ninguém tem interesse em ver e colocam neste horário de sábado onde as pessoas se dirigem aos restaurantes e churrascarias com suas famílias? Tomara que o clube não esteja num local na cidade rodeado de churrascarias porque é bem capaz de um dos finalistas não aguentar a tortura do contínuo cheiro de churrasco e esfomeado, perder a concentração nos pontos importantes, ou até mesmo perder o foco e entregar a partida rapidamente.

Última edição 1 mês atrás by Ronildo
André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás

Dalcim, talvez possas aproveitar o título desse post para o próximo, com uma pequena alteração:
“Fonseca resolve para o Mundo”.

Patrick Maiai
Patrick Maiai
1 mês atrás

Dalcim, tava pensando,como você também está acompanhando o mundial de atletismo, talvez possa responder.
Cada vez mais os eventos estão sendo globalizados. O Mundial de Atletismo mesmo é um sucesso. Pensando assim você acha que os outros esportes nas Olimpíadas tendem a ter a mesma importância na Olimpíada, que o tênis tem na Olimpíada?
Não tô aqui dizendo que título Olímpico não é importante, mas quando falam de Zverev mesmo, falam mais dos 3 vices dele do que do título olímpico, e muito disso é pq o tênis temuma visibilidade muito além das Olimpíadas.
Vc acha que a longo prazo, com a facilidade de acompanhar outros eventos, a Olimpíada, pra os outros esportes, vai ter a mesma importância que o tênis olímpico tem para o tênis?

Zan
Zan
1 mês atrás

Dalcim, sobre a decisão dos capitães do Time Mundo dispensar o João no último dia da competição, apesar de frustrante por não o vermos mais em jogo, achou a decisão correta? Quero dizer, um jovem em ascensão como João, se decepcionasse no momento decisivo, poderia provocar um trauma ou marca negativa na mentalidade vencedora. Algo que poderia demorar para superar. Logo, a decisão de poupar João desse peso, parece correto, olhando por esse lado. Seria diferente no caso de uma Davis Cup. Que acha?

SANDRA
SANDRA
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Excelente Dalcim , é uma proteção para ele não se queimar se perdesse!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Mandou muito mal Tourinho Assassino nesta edição. Marcou” apenas ” 7 pontos dos 9 até agora do Time. Agassi coberto de razão de preservar JF. Até porque o Patrão vai trazer o evento para América do Sul , devido a popularidade do Brasileiro. Sasha que faça a sua parte, mas não acredito. A conferir. Ps : Papai Alcaraz disse que não quer saber mais de Ibiza até às férias. Carlitos está de castigo…rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

E realmente não deu para Sasha. Time Europeu era dado como grande favorito. Esqueceram que JF poderia começar a mudar isso logo no primeiro dia rs. Aquele ( Di Menor) que sumidades deste Espaço, cravam que não tem golpes contundentes, bateu Zverev e Mensik em Sets diretos. E o eterno amarelão para os mesmos ( Fritz ) , bateu Alcaraz e Zverev também em Sets diretos. Nas simples , tomaram pra si a Laver Cup 2025. Ps : Acredito que JF vai ter vida longa neste grandioso evento por Equipes. Abs !

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.