Londres (Inglaterra) – Confirmado como 48º colocado do ranking mundial quando a nova lista da ATP for divulgada após Wimbledon, o carioca João Fonseca dará um considerável hiato no seu calendário.
Até agora, o carioca de 18 anos confirmou inscrição apenas para os Masters 1000 de Toronto, no Canadá, e na semana imediatamente seguinte em Cincinnati, nos EUA, antes de competir no US Open.
Ele assim ficará quase quatro semanas afastado do circuito, já que sua derrota na terceira rodada de Wimbledon aconteceu dia 4 e o Masters canadense tem largada no dia 28.
Segundo declarou após a eliminação em Londres, ele seguiria diretamente para um período de descanso no Rio de Janeiro antes de começar a readaptação ao piso sintético, superfície que dominará o circuito até novembro.
Fonseca soma 15 vitórias em 26 jogos em torneios de nível ATP, com um título em Buenos Aires, além de 10 em 11 partidas de nível challenger nesta temporada. Ele terá que defender 81 pontos no período dos Masters, sendo 75 pontos pelo título de Lexington no começo de agosto.
No ranking da temporada, que considera apenas os resultados desde janeiro, o brasileiro soma 997 pontos e irá aparecer no 33º posto na próxima segunda-feira.
Estranho esse calendario do Fonseca. Agora no n.48 devia pegar uns torneios 250 no circuito americano para pegar ritmo e subir para um top 30 talvez. Ir direto a um M1000 é arriscado. Solto na chave pode pegar um jogador top 100 e ir avançando, ou de cara um top 5 e provavelmente cair na primeira rodada. Bom, a sua equipe e ele que decidem.
Ele é muito novo e precisa fortalecer… precisa de tempo sem jogar pra ganhar massa muscular sem lesionar… tem feito isso muito bem, pq ainda está abaixo dos outros top 100 nesse ponto… fora alcaraz, os outros top 5 tb tiveram essa adaptação nessa idade pra ganhar massa magra… importantíssimo fazer isso agora pra entrar na próxima temporada mais próximo do ideal…
Eu ia criticar a falta de torneios, mas você tem razão. A parte física dele deixa a desejar, em poucos jogos seguidos ele já cai demais de produção.
A equipe dele , com certeza, deve saber o que é melhor para a carreira do brasileiro.
Verdade que eles que decidem, mas que é estranho é…
Por mais que treine na academia, não é a mesma coisa que uma competição.
Por mais que tenha muito dindin, a carreira é mais que isso…
Já que está parado, que faça pelo menos musculação. Dar uma engrossada nas pernas…
O Alcaraz tem aquela elasticidade toda não é à toa…
É que queremos ver o João no Topo!
Precisamos do João, pois nossos top#2 brazucas tão prá lá de 100… kk…
VQV João!
Também acho questionável. Penso que ele está numa fase de ganhar experiência e rodagem em torneios e com adversários os mais diferentes. Talvez tenha a ver com apego à família e com o fato de não precisar de dinheiro.
Nossa, o fato de não precisar de dinheiro
É cada uma que tenho que ler, me surpreende pq vc normalmente tem bons comentários, mas dessa vez…
E o tenista profissional é assim chamado porquê? Não jogam para ganhar dinheiro em prêmios e contratos? Óbvio que, sendo rico, o jogador terá um calendário mais enxuto e poderá jogar menos torneios, se assim o quiser. Entendeu?!!!
Sim. Hoje notamos que os atletas estão mais descolados. Estão escapando da neura do sucesso a qualquer custo. É.bom sinal. Não podemos confundir com os displicentes e preguiçosos. João tem sim muito vontade de ser número 1 mas sem pressa. Tá de parabéns.
Essas várias semanas de férias que ele tira durante o ano são estranhas. Não lembro de Alcaraz ou Sinner terem adotado esse tipo de calendário nessa idade.
Não sei o quanto é difícil entender que o garoto precisa ganhar massa, isso se consegue com treinamento… não adianta sair jogando um torneio atrás do outro e se arrebentar já que o corpo ainda não aguenta. Dá para perceber pelo porte físico dele é de menino ainda. Tem que fortalecer, tá certíssimo.
Gustavo com todo respeito, você não lembra do Sinner tirando períodos de descanso, porque na idade do João ele estava bem longe desse nível.
É mais fácil comparar com Sinner por ambos serem de Agosto. O Sinner até esse momento de idade tinha vencido um challenger na Itália e disputado Roma como convidado, onde ganhou uma partida.
Em Wimbledom disputou o qualy e caiu na primeira rodada. Na Austrália e Rolland Garros não tinha ranking nem pro qualy.
Isso quer dizer que o João vai ser melhor que o Sinner, obviamente que não. Mas, que ele e a sua equipe estão no caminho certo. O que no resta é ter calma e torcer pelo seu sucesso.
Vários top 10 vão jogar nesse período, mais o brasileiro tem que descansar
Cada vez mais claro que a equipe dele não está priorizando ranking e sim nível de jogo .
Portanto , muito melhor jogar e perder jogos realmente grandes contra os melhores , do que jogar e vencer jogos contra top 100 ou mesmo top 50 num ATP250.
Ele também já disse que suas campanhas são de 3 ou 4 semanas . Se são potencialmente duas semanas no US Open , e mais 4 nos M1000, essa gira será isso mesmo .
E depois deve fechar o ano com os 2 M1000, 4 ATP 500, Laver Cup e Davis .
Isso significa que a chance de terminar no top 30 , com pouco mais de 100 pontos a defender , é relativamente pequena . Terá de ser regular nestes torneios todos e pelo menos uma grande campanha um deles . Sem contar o fator sorte , para não pegar algum casca grossa nas R1 e R2 destes torneios .
Não estão preocupados em colocar o João com #1 do mundo como fez o Alcaraz . Acho isso corretíssimo . Está mais do que no lucro até aqui . Se estivesse num top 80 já estaria sensacional .
Discordo que a chance de terminar no top 30 seja pequena, tendo em vista que ele esta em 33 no ranking da temporada e agora ele vai jogar no melhor piso dele.
Legal . Faça as contas em pontos . Quem sabe vc muda de ideia .
João está naquela entre perder em.primeira rodada e também.no.mesmo.torneio acabar campeão. No estágio que se encontra ele está uma bala perdida em QQ torneio. Pode acontecer QQ coisa. Lógico que com.o.passar do tempo todo mundo sabe que ele.vai ser figura constante nas semis e nas finas de torneios maiores.
Dalcim , o que vc acha dessas paradas do Fonseca?
Absolutamente normais. Ele já disputou 13 torneios nesta temporada e deve fazer pelo menos mais 6 ou 7, ou seja, vai terminar na casa dos 20 torneios que é um bom calendário.
É fato que ele tem que se desenvolver e ganhar massa muscular. Não deve jogar um Torneio atrás do outro. Porém os de ranking próximo vão jogar e pontuar. Q prioridade é ele se desenvolver e aprender a oscilar menos. É um processo. Agora se ele tem aspiração de ser top ten, daqui a algum tempo não tem como ele atravessar o atlântico para tirar 3 ou 4 semanas. Com o dinheiro que ele tem deveria ter uma base na Europa e nos Estados Unidos. Voltar para o Brasil para treinar não acho a melhor opção. É muito longe. Descanse, uma ou 2 semanas. A vida dos top é focar no tênis alternando períodos de torneios treinos e descanso.