Melbourne (Austrália) – Menos de 48 horas depois de conquistar sua primeira vitória da carreira em um Grand Slam e de eliminar um adversário do top 10 na estreia do Australian Open, João Fonseca passou por mais uma experiência inédita nesta quinta-feira. Em seu segundo compromisso em Melbourne, o carioca de 18 anos encarou uma batalha de cinco sets, com todas as alternâncias que esse tipo de jogo exige e foi superado pelo experiente italiano Lorenzo Sonego, de 29 anos e 55º do ranking, com parciais de 6/7 (6-8), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3 em 3h37.
Fonseca carregava uma invencibildade de 14 jogos no circuito, iniciada ainda em dezembro, quando conquistou o Next Gen ATP Finals na Arábia Saudita. Já neste início de 2025, venceu o segundo challenger da carreira em Camberra, passou pelas três rodadas do quali em Melbourne e estreou na chave principal vencendo o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo.
Com os resultados, o atual 112º do ranking será o novo número 2 do Brasil, ultrapassando Thiago Monteiro, e tem grandes chances de entrar no top 100 segundo a projeção oficial da ATP. Fonseca está inscrito no challenger de Quimper, torneio francês em quadras duras e cobertas na próxima semana, antes de defender o Brasil contra a França na Copa Davis em Orleans.
He’ll be back! 👏
Joao Fonseca bows out to a standing ovation ⭐️#AusOpen pic.twitter.com/zeTAvJeI7H
— Tennis TV (@TennisTV) January 16, 2025
Algoz de Fonseca nesta quinta-feira, Sonego já foi número 21 do mundo e tem quatro títulos de ATP. O italiano já havia perdido para o brasileiro no ano passado em Bucareste e conseguiu a revanche. Na estreia em Melbourne, derrotou o suíço Stan Wawrinka, campeão em 2014. Sonego já chegou três vezes às oitavas em Grand Slam, duas em Roland Garros e uma em Wimbledon, e repete a campanha de 2022 na Austrália.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
O adversário de Sonego na terceira rodada em Melbourne será o húngaro Fabian Marozsan, atual 59º do ranking. Algoz de Thiago Wild na rodada de estreia, Marozsan venceu um duelo de cinco sets contra o norte-americano Frances Tiafoe por 6/7 (3-7), 6/4, 3/6, 6/4 e 6/1. Aos 25 anos, Marozsan repete o resultado da temporada passada na Austrália e tenta chegar às oitavas de um Grand Slam pela primeira vez.
Fonseca salvou set-poitnts na primeira parcial
Em um primeiro set inteiramente sem quebras e com mais de uma hora de duração, Fonseca conseguiu mostrar mais uma vez sua capacidade de jogar melhor nos pontos importantes, algo que ele próprio tem afirmado e que também foi destacado por analistas e também por grandes nomes do circuito, como Novak Djokovic. O brasileiro salvou set-points no saque quando perdia por 5/4 e 6/5 e começou muito bem no tiebreak. Ele também não se abalou por algumas oportunidades perdidas e conseguiu fechar a parcial em sua terceira chance.
PRIMEIRO SET É NOSSO! BORA JOÃO 💪🇧🇷#AustralianOpenNaESPN pic.twitter.com/jb6Tjjv2zg
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) January 16, 2025
Domínio do italiano com quatro quebras
O jogo foi mudando de figura conforme a intensidade do brasileiro caía na segunda parcial, o que é normal para uma primeira experiência em 5 sets. Com a perda de desempenho no primeiro saque, Fonseca já não conseguia controlar tantos pontos desde o início e também permitia ao Sonego ter ampla vantagem nos ralis mais longos.
Um exemplo disso é que o brasileiro havia vencido todos os 4 pontos com mais de nove trocas no primeio set. E tinha números equilibrados com o Sonego entre cinco e oito trocas, 11-10. No segundo set, entretanto, perdeu os três mais ralis longos e teve desvantagem até nos pontos mais curtos. Já no terceiro, só venceu conseguiu três pontos em mais de 5 trocas. Com isso, o italiano aproveitou o momento, conseguiu duas quebras no segundo set e mais duas no terceiro.
A reverse smash from the baseline 😲
Lorenzo Sonego diving into his bag of tricks 💼🪄@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/WUOnqnIqun
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Reação no quarto set e equilíbrio no quinto
Fonseca voltou a sacar bem no quarto set e a se impor quando jogava com o primeiro serviço. Ele sequer enfrentou break points na parcial e conseguiu sua primeira quebra na partida logo no começo, com uma dupla falta do italiano, para sair vencendo por 3/0 e manter a vantagem. O carioca cedeu apenas oito pontos no saque durante o quarto set e somente dois quando colocou o primeiro serviço em quadra.
O equilíbrio continuou no quinto set, com domínio dos sacadores até o empate por 3/3. Sonego buscou algumas variações, com slices e subidas à rede, para tentar não dar ritmo a Fonseca. O brasileiro chegou a ter um break-point, depois de uma ótima devolução, mas o italiano manteve o serviço e fez 4/3. Pouco depois, conseguiu a única quebra do set decisivo e fez mais um bom game de saque para consolidar a vitória em cinco sets.
Sonego Stands Strong! 💪
Lorenzo Sonego comes through in five sets vs Fonseca to advance into Round 3 of the #AusOpen pic.twitter.com/qf3e1qW2Nv
— Tennis TV (@TennisTV) January 16, 2025
João Fonseca, grande talento e carisma, ótimo tênis, primeira experiência de 5 sets, vamos continuar torcendo por ele, ainda nos dará grandes alegrias! Obrigado João!
Ae, João, você fez história, agora é continuar evoluindo, você está no caminho certo.
Sonego elevou muito o nível de jogo nos últimos 2 games, Fonseca jogou bem e mesmo assim perdeu, precisamos dar méritos ao adversário. Eu assisti apenas o quinto set, portanto n irei opinar sobre o restante do jogo, mas tomar 6-3 e 6-1 seguidos me parece que ele saiu do jogo por algumas razão, e deve ser pela idade. Mesmo assim, ele está de parabéns. Uma pena que não pegou uma chave fácil. Eu já apostava que ele n passaria do Marozan na terceira rodada de qlqr forma, mas o mundo agora sabe quem ele é, só ter a cabeça no lugar que esse ano promete. Ele será o Dark Horse em diversos torneios, o cara que todos vão temer cair na estreia dos grandes torneios
Não foi o mesmo jogador da estreia, o que em nada desmerece o seu talento e potencial. Jogar sem pressão e sendo o azarao é bem mais fácil. Go, Big John!
Verdade, não foi mesmo, achamos ele sem coragem no 2º e 3º sets, parecia que estava se poupando. O 1º serviço não estava entrando bem e jogando muito errático. Perdeu por um pequeno detalhe, teve 40×30 no 3×4 do 5º set e se tivesse confirmado, o resultado seria outro. Méritos para o adversário que soube como complicar e fazer cera para desestabilizar o João, ele gastava os 25 segundos e demorava para se preparar pra receber o saque. Mais uma aula que João teve e que vai guardar e discutir com o Teixeira para não repetir. Bom final de semana a todos.
Era o esperado.
O quê? João lutar bravamente e só cair para o 55 do mundo na reta final do 5 set, sendo esta sua primeira vez em jogo de mais de 3 sets de duração, ou a derrota? Se for a segunda opção, discordo. Muitos de nós esperávamos a vitória., que viria com dificuldade, claro, mas vencer é da natureza do João.
Não era não. João tinha e tem condições de vencer. Mas o jogo é jogado, um dia se ganha, outro, se perde.
Infelizmente não vi o jogo, mas pela matéria, João oscilou mais do que na primeira rodada. Acontece, principalmente nesta idade. Jogo duro, 5 sets, adversário experiente. Não era o que queríamos, mas bola pra frente. O ano tá só no começo, e o começo foi ótimo. Continuar trabalhando e evoluindo. Ainda veremos grandes jogos do Fonseca no ano
Jogou mal, sem potência! Parecia cansado, tem q ter mais variação. Mas com a idade que tem, aprende e tem tudo pra melhorar!
Jogou mal e levou o jogo para o quinto set? Entre em quadra e faça melhor…
isso mesmo entra e faça o melhor
Sandro, não jogou mal porém jogou abaixo do nível dele que foi o suficiente pra igualar o jogo. Não seria nem parelho se João tivesse jogado no padrão João Fonseca.
Se ele tivesse levado um triplo 6×0, mesmo assim nenhum “comentarista” teria entrado e feito melhor. As pessoas podem achar que ele jogou mal, sem serem desrespeitosas, como foi o comentário do Marcos.
Sobre o jogo, é natural que um jovem talento perca intensidade, ao longo de um jogo de 5 sets, no seu primeiro Grand Slam. Inclusive recuperou a intensidade e perdeu o jogo na unha. Só temos boas notícias do João, no AUSOPEN. Bora pra próxima!
Cara, a função do comentarista é comentar.
Quem tem que jogar e ganhar é o tenista.
Não entendo essa coisa de querer que um simples torcedor ou comentarista vá para quadra e faça melhor, só porque analisou fatos observados do jogo e falou que o tenista profissional poderia ter feito melhor.
Concordo
Mais variacão???
Só pode estar de brincadeira. O moleque tem um arsenal de jogadas, elogiadas por todos os tenistas do mundo.
E agora vem um tal de Marcos, torcedor de sofá, e vem dizer que ele jogou sem potência e variação. Kkkkkkk
Pois é…..o italiano era favorito pelo ranking …o João de Franco atirador ….jogou o que pode ….fez muito
Imagina jogando bem,vai passar por cima de muitos
Gastou tudo contra Rublev, para vencer o russo em sets diretos. Depois não conseguiu superar o italiano, que já conhecia o jogo do brasileiro. O que é normal para um jovem estreante.
O Sonego hoje jogou um absurdo, parecia um top 5 !
O João jogou bem também, mas abaixo, bem abaixo de sua capacidade. Faz parte do desenvolvimento, cada jogo um aprendizado.
O menino é adolescente, tem 18 anos. Tem simplesmente, no mínimo, mais 15 anos pra brilhar e dar alegrias ao Brasil! Vamos próxima !!
o joão esta de parabens é só o começo
Pensei nisso. Acho que logo teremos mais jogadores jogando em igualdade com Sinner e Alcaraz. Apareceram várias “surpresas” neste torneio.
Um bom torneio do garoto João Fonseca. Que venham os próximos torneios. Faz parte do tênis. Um tem que vencer .dessa vez foi o italiano infelizmente.
Ótima campanha do João. Não encaixou o.saque em primeiro.serviço. na minha opinião o João sentiu a pressão do.favoritismo. sentiu a variação de jogo do.italiano. Pra mim o João jogou bem abaixo do que joga e por outro lado o italiano jogou bem o que sabe.entao.nivelou o jogo. O erro maior foi ser quebrado no 5 set. Se leva pro.tiebreak penso.que o.jogo era dele..Agora, vamos pensar, o melhor de tudo é saber que vamos acostumar com.vitórias e títulos. Próximos.anos.vamos.ficar mal acostumados. Isso é bom.demais
Rsrsrs
Concordo. Perfeita sua análise.
Será que o João ganha pelo menos um atp 250 ainda esse ano?
Meses sem comentar por aqui e retorno por causa do João. Tem enorme talento, mas sempre fico receoso com o desespero de tentar se criar um novo fenômeno tão cedo. Vamos passo a passo. Percalços existirão. Que o João consiga realizar todos os seus sonhos. Ele está apenas no início da jornada.
Vamos João!
Sonego mereceu muito a vitória. Deu uma aula tática de tênis, variando o ritmo do jogo e os golpes. O mérito do João foi ter ficado num jogado em quê foi pior 80% do tempo. Após o 3o set parecia que a energia tinha ido pro saco e ele ainda achou força pra roubar o 4o set. Tecnicamente ficou a sensação de que faltou exatamente a variação que o adversário apresentou. João gosta de trocar pancada, mas precisa angular também, usar mais curtinhas, mais top-spin, mais slices para preparar ataques, mudar o ritmo etc. Derrota um pouco frustrante porque o Sonego é um bom jogador, mas tem buracos e já tinha perdido pro João. Enfim… Valeu a torcida, fica o aprendizado e vamos pra próxima.
Ficou o gostinho de que podíamos ter ido mais longe, mas ainda assim uma sequência de vitórias maravilhosas e experiência na bagagem.
João saiu de um jogador que só dá pancadaria (Rublev) para um que saca melhor e varia muito mais, e isso dificultou e muito a sua vida. Particularmente, achei ele um pouco passivo e sem energia.
Enfim, o saldo é muito positivo para um menino de 18 anos. Agora é continuar trabalhando e evoluir seus pontos fracos.
Muita expectativa em cima do menino! Ele tem muito ainda para melhorar. Não usa curtinha. Ainda tem espaço para melhorar o primeiro serviço. Não será o futuro “Guga”. Chegará ao top 20.
Temos que ter muito cuidado com as expectativas. Mas para a grande mídia isso pouco importa. Novo Guga? Pera lá! Se ele chegar no nível do Thomas Bellucci já será ótimo. Se chegar no nível do Guga, maravilhoso.
Mas que acima de tudo ele seja o João.
Não será o futuro GUGA , baseado em que ? Anote , tem tudo pra ser melhor que o Manezinho da Ilha . Já mostra que pode jogar bem em Todos os Pisos. Vai chegar pra brigar pelas finais no RIO OPEN no Saibro. Joga muito o moleque. Abs!
Vai ser top 10 em dois a três anos
Um banho de água fria! Mas, penso que muito importante, pois, não vai seguir ganhando de todo mundo. As vezes, sinto que falta um pouco de humildade nas falas dele. Poderá ser número um? Sim, mas dá forma como ele fala, isso é certeza. Ter prevenção de formar um big três? Ótimo, mas, fica com isso só pra ele. O caminho é espinhoso. Sabemos ser um grande talento e vamos torcer muito. Tomara que vença títulos e colherá os resultados. Bora pra próxima.
Viajou na maionese. Nunca faltou humildade alguma . Pelo contrário . O tempo todo fala em trabalho .
Não confunda os sonhos deles com arrogância !
O que tem de mais dizer que quer ser número um do mundo….?formar big 3 nunca ouvi ele falar …com todo respeito Luís você está tirando fala de onde não veio….
Falta humildade??? Que maldade a sua !!! João é super simples nas suas entrevistas e tem uma maturidade acima do normal para um jovem de 18 anos… O que ele fala é muito coerente com o que aconteceu em quadra…. Muito diferente de um bobão como o BEN SHELTON, esse, sim, não é exemplo de humildade para ninguém…
Ben Shelton??Pra que ir tão longe.É só reparar num carinha de por aqui um tal de Wild…..esse sim que é humilde
Lógico que ele tem de falar do número 1, ou vc queria ele dizendo ser 500 do mundo ? O menino tem grande talento e tem tudo pra ser um grande vencedor no mundo do tênis. Além do imenso talento, possui muito humildade e carisma.
Como diz o ditado, o lambari é pescado e o jogo é jogado. João não era o melhor jogador do mundo antes da partida e não se tornou o pior porque perdeu. Faz parte do longo caminho que ainda vai percorrer dentro do tênis. Aprender com as derrotas é parte do processo. Força João!
Sonego deveria ter ganho em três sets (no primeiro set foi melhor e deixou escapar).
Jogou muito bem, foi melhor em todos quesitos (sacou melhor, teve mais break, aproveitamento melhor junto a rede, winners, fez mais pontos durante a partida e principalmente, venceu os pontos importantes).
O italiano foi agressivo, jogou sem especular, mereceu vencer.
Fonseca não jogou bem, muito acuado pela agressividade do italiano, viveu de sua direita, que não foi o suficiente.
Longo caminho.
“Longo caminho” ??? Kkkkkkkkk Quem tem caminho mais curto do que ele , só por curiosidade ?
Michelsen (38 do mundo, 20 anos)
Mensik (47 do mundo, 19 anos)
Shang (54 do mundo, 19 anos)
Fils (18 do mundo, 20 anos)
Eles já estão lá (o “lá” segnifica que estão entre os melhores, disputando os melhores torneios, contra a nata do tênis mundial, com resultados consistentes.
Jovens que não são promessas ou devaneios.
Abs
Só para lembrar a você que nenhum desses citados tem apenas 18 anos… Todos são mais velhos que o João !!! E nenhum deles com 18 anos estavam jogando uma partida de 5 sets na segunda rodada do Australian Open…
Como sempre, vc escreve sobre algo que não sabe, é ruim.
Mensik, em 2023 foi até a terceira rodada do US Open, perdeu para o Fritz.
Em 2024, repetiu a campanha, foi até a terceira e perdeu para o português Borges.
Michelsen perdeu em 2023 para o chileno Jarry no USopen, na segunda rodada.
Fils, em 2023 perdeu para o italiano Arnaldo, 3×2, no USopen.
Desses citados, tem tenista que chegou na 4 rodada de Wimbledon em 2024.
Existe grama bonita em outros lugares, tem que se esforçar.
Abs
Todos esses que você citou são mais velhos. João é de 2006, Mensik e Shang são de 2005, MIchelsen e Fils de 2004. Já mandei essa comparação aqui antes. Quando olhar o ranking que esses tinham na idade do João, eram todos piores do que o ranking do João de hoje. Precisa comparar com bases iguais. Eles continuaram evoluindo. O João precisará também.
Não Guilherme, tem que comparar a idade com que eles jogaram um Slam com menos de 19 anos.
Muito longo!
O Fonseca não jogou mal,mas parece ter sentido um pouco de cansaço devido a maratona de jogos,e mesmo assim levou pro quinto set,esse ano promete para o nosso jovem talento,valeu João,bola pra frente e vamos entrar de vez no top 100.
Vamos inventar menos ?
Se tivesse sentido o tal cansaço não teria dominado o 4o set e ter chegado ao bp no 5o antes de ter cedido a quebra . Não teve nada de cansaço .
Com certeza teremos um jogador entre os melhores do circuito
Italiano jogou demais, sacou muito, com drop shot fez varios winners, slice tirando peso da bola e Joao nao jogou bem e mesmo assim foi pra cinco sets. Vai evoluir muito ainda e nos dar muitas alegrias.
Ainda falta maior variação ao jogo do João, joga quase q exclusivamente baseado na pancadaria de fundo de quadra, logo, num dia pouco inspirado no saque, seu poder de fogo fica seriamente comprometido..
Eu fico pasmo com o nível dos comentários nesse site, realmente o brasileiro não entende muito de tênis, teve até comparações do JF com Belluci(que foi um bom tenista) , hoje o nosso João jogou bem mas não ganhou , teve chances e não conseguiu converter, mas ele está em evolução, tenho certeza que em breve estará entre os melhores.
Já vi inúmeras partidas do Sonego e nunca vi jogar nesse nível . Sacou muito bem , estava com a direita em dia , e trouxe enorme desconforto com os drops perfeitos .
João teve seu pior partida em termos de saque . Não foi um lixo , mas está baixa foi suficiente para se colocar em risco e tomar várias quebras .
De fato , Sonego foi um pouco melhor em quase todos os indicadores . João não perdeu . O italiano ganhou .
E que pena ! Tiafoe já estava fora .
Tifoe não passa da segunda rodada desde o US Open (2024), foram sete torneios seguidos penando no circuito.
Feliz é quem enfrenta o americano hoje em dia.
Que dó, pois não assisti ao jogo! Dá para presumir que o brasileiro está mentalmente cansado depois de tantos jogos: quatorze partidas em um mês e ainda na virada de ano. Pior: já tem torneio agendado para a semana que vem. Espero que alguém da equipe do brasileiro bote a mão na consciência e aprenda com os erros graves da carreira do Nadal. O espanhol ainda teve muita sorte de que, nas dezenas de lesões ao longo da carreira, ter conseguido recuperar-se o suficiente para jogar.
Pois é, TB acho que ele tá jogando demais, tem que dá um descanso pro muleque, ele não é um robô
Nadal teve tudo, menos sorte.
Já estavam falando em possível título… Se conseguir chegar nas façanhas e resultados do Bellucci já será um grande feito…
Está cheio de delirantes….
Não vi o jogo. Mas como disse ontem no blog do Dalcim o italiano era o favorito e o João não tinha nenhuma obrigação de vitória. E o que viesse seria lucro.
E uma derrota pode, sim, ser lucrativa se souber aprender com os erros.
Outra coisa boa: a badalação excessiva já estava incomodando; bom baixar a bola um pouco, colocar os pés na terra; não se deixar levar pela mídia nem pela torcida.
Segue o jogo, João!
Esse jogo foi um grande aprendizado para o Joao. Jogou contra um tenista que variou muito o jogo e em 5 sets. Sao daquelas derrotas que fazem bem para um tenista em ascensao, apesar de nao ter vencido, tem um potencial enorme e nos dara muitas alegrias.
O esporte é mágico, João iria vencer, mas após uma luta incrível perdeu e tá tudo bem, Bia iria perder e venceu e tá tudo ótimo
A bola de cristal de muitos quebrou
Ainda não está bem preparado para jogos de 5 sets mas isso é normal para alguém da idade dele , ele está no caminho certo e em breve vai começar a chegar longe nos Slam.
Pelo menos a maioria dos comentários aqui estão serenos. Derrota nessa idade é normal. Lembro no início de 2021 o Alcaraz perder do Thiago Monteiro aos 18 anos no Hard num ATP na Austrália antes do AO. No final daquele ano Alcaraz fez quartas do US Open e no ano seguinte ganhou Slam. E nunca mais o Monteiro vai ganhar dele no Hard. Daqui a dois anos João não perde mais esses jogos, se continuar evoluindo com o potencial que demonstra ter
Como assim nunca mais o Monteiro ganhará dele ??? O mundo dá voltas… Muitas voltas… E já queimou a língua de muitos bravateiros …
Caro, sou torcedor do Monteiro, e acho que ele merece uma final de ATP e um TOP50 para coroar a carreira. Nunca mais é uma forma de expressão pra dizer que a chance do Monteiro vencer o Alcaraz no hard depois que ele se consolidou como TOP é baixíssima. Apenas isso. E se o Monteiro vencer o Alcaraz um dia novamente, em qualquer piso, num jog inteiro, do começo ao fim, ficarei muito feliz e será provavelmente a sua maior vitória da carreira. Ficou claro?? Abraços
Vdd Guilherme, concordo
Era muita pressão para um garoto de 18 anos, apesar da personalidade tranquila do João. O lado positivo desta partida é cair na real, manter os pés no chão, assimilar o que fez de errado e treinar (muito) para melhorar e, saber que essa escada tem muitos degraus até o topo. Também dá para acrescentar, sem desmerecer o trabalho de sua comissão técnica, que foi brilhante até agora, e deve continuar, de alguém com mais rodagem internacional e conhecimento do circuito para somar.
É isso João, levanta a cabeça, mantenha a humildade e vamos em frente, seu futuro será brilhante com certeza.
Nesse tênis superestimado dos dias atuais é isso… o dia que os tiros entram mais do que os do adversário o cara ganha, quando entram menos o cara perde. Certeza que irá ganhar alguns ATP, ser top 20, quem sabe 10, como outros 250 que vimos nas últimas décadas.
É uma pena a derrota do João, mas faz parte do amadurecimento e aprendizado.
Por outro lado, torcedores brasileiros invadiram a rede social do tenista italiano para provocá-lo antes do jogo. Um pouco de humildade e respeito não faz mal a ninguém. Aliás o próprio tenista encheu o João de elogios.
Pois é, Sonego deu um banho de sabedoria.
Fez o contrário de muitos.
Encheu o brasileiro de elogios antes do jogo e ganhou.
Se só o elogiasse após a vitória, seria apenas mais um discurso politicamente correto praticado por quase todos.
Vitória muito merecida de Lorenzo Sonego, foi sem dúvida alguma o melhor tenista em quadra. Adotou um plano tático muito eficiente, utilizou muito o saque e voleio, e quebrou totalmente o ritmo de jogo de João Fonseca, tendo inclusive mais winners – 46 x 40. Fonseca esteve muito oscilante no saque, jogou muito com o segundo serviço, e não conseguiu jogar com a mesma intensidade do primeiro jogo (era seu 5º jogo e o 2º do italiano) – sentiu fisicamente o desgaste. No quinto set teve uma única e decisiva chance de quebra quando estava 3 x 3 e 30/40, mas, não só desperdiçou como foi quebrado no game seguinte. Fica um gostinho amargo de que era possível ter ido mais longe, mas, temos que parabenizá-lo pela excelente campanha no seu primeiro Grand Slam aos 18 anos de idade. Sem dúvida alguma João Fonseca veio para ficar, motivo de muito orgulho para nos brasileiros…
Eh +/- isso, ao meu ver, tudo passou pela queda vertiginosa do % de 1° saque em quadra do João, q diminui bastante as possibilidades dele dominar os pontos com seu forehand.. convenhamos, o jogo do BR ainda carece de maiores variações e depende bastante ainda de um primeiro serviço >70% em quadra para funcionar..
Tudo dentro da normalidade.
O Sonego tem mais ranking, mais experiência, e hoje estava com o saque e direita muito afiados.
A gente pode analisar, mas é só comentário de quem não tá na quadra. Se vocês perceberam, no game em que o João foi quebrado no quinto set, aquele rali do 30-30, o João no ataque foi pra direita do Sonego 3 vezes seguidas, quando a esquerda tava se abrindo e sabendo que o italiano é pior na esquerda. Essas coisas, não tem como cobrar do rapaz, são 18 anos, primeira vez num 5º set, com a maturidade, essas coisas se esclarecem e a escolha do golpe vem melhor. O físico deu uma leve queda, o que é lógico também, dentro da normalidade para o ineditismo do momento.
Esse foi o único senão, porque Sonego jogou muito com saque e direita no 2º e 3º. E no quarto o João foi lá, se poupou depois de quebrar o Sonego, sacou bem, levou pro 5º.
Lembrem, o rapaz nasceu em 2006, foi anteontem. Em 2015, ontem,, você no sofá provavelmente já perdia pra ele.
Vamos para os ATP250, ATP500, aquelas entradas nos ATP1000,devem ter convites, então temos uma ótima temporada para se maravilhar com o jogo vistoso que ele apresenta.
Capaz dele ganhar pelo menos um 250 ainda esse ano, eu acredito
Valeu, Fonseca.
Eu imaginava que perderia logo. Ainda que tenha a energia de um adolescente, ele não está ainda acostumado com a grande sequência de partidas em que estava.
Acho que só o mais irrealistas que acreditavam numa campanha fantástica.
Mas por hora está ótimo. Temos uma esperança no combalido tenis brasileiro em viver grandes dias no futuro.
Pena perder agora. Não acho que seria favorito contra Maroszan, mas teria boas chances.
Importante ressaltar que Sonego jogou muito bem, principalmente com o primeiro saque.
Boa João, infelizmente não deu, mas um dia vc será top 1 aí nunca mais o sonego vai ganhar de ti
Eu ainda acho que esse ano o João leva pelo menos um atp 250, pelo menos um João
Observei que, enquanto Sonego, quase sempre estava tranquilo e concentrado,
João vibrava além do necessário, chamando a torcida.
Fica o aprendizado para esse jovem talento.
Foi um bom jogo.
Tenis que segue.
deve ter cansado, 14 jogos seguidos invicto, normal, só tem 18 anos…vendo suas mãos cheias de esparadrapos percebe-se que deveria estarem cheias de bolhas, ainda não criou nem os calos de um jogador mais veterano e experiente. Vida que segue, para o próximo torneio, o bom é que ganhou destaque internacional e deve receber vários convites agora para entrar diretamente nas chaves.
Talvez a minha opinião não seja bem aceita, mas eu acredito que essa derrota foi a melhor coisa que aconteceu pra carreira do Fonseca. Vai ensinar a frustração de perder um jogo totalmente ganhável e vai ajudar a manter o foco. Muito oba-oba de forma tão precoce não ajuda em nada…
Grande João. O cartão de visita foi muito bom. Terá uma temporada incrível. Joga demais da conta.
sentiu a parte física forçar nisso pra estar melhor das outras vezes
[…] lamentou a falta de experiência e o nervosismo “incontrolável”, como ele mesmo definiu, na derrota diante do italiano Lorenzo Sonego nesta quinta-feira em Melbourne. Bastante sincero na entrevista coletiva, o carioca de apenas 18 […]
Oscilante , errando demais , deveria trocar de treinador ou focar nas duplas!!! Contém uma dose generosa de ironia……
Parabéns João! Agora é trabalhar os fundamentos de saque, subida de rede e devolução de saque, quesitos que falhou muito hoje e que certamente seus treinadores irão pontuar.
Vamos João, parabéns pela campanha nesse Australian Open, é uma derrota que faz parte do processo, vc joga demais
Uma vitória em três sets e uma derrota em cinco sets, excelente para um estreante em slam. Agora é manter a cabeça no lugar porque as expectativas criadas são as mais altas possíveis.
É um Thiago Monteiro melhorado.
Só joga no porradao. Qualquer adversário que saiba variar as jogadas vai ganhar dele.
O Sonego fez uns 200pts indo pra rede oq faltou ao Rublev.