Buenos Aires (Argentina) – O carioca João Fonseca começou muito bem a temporada 2024 em sua campanha no challenger de Buenos Aires. Nesta segunda-feira, o jovem jogador de 17 anos bateu de virada o britânico Felix Gill, número 369 do mundo, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/2 em 2h07 de partida, e avançou à segunda rodada do torneio.
Esta foi a sexta vitória da jovem carreira de Fonseca em nível challenger, depois de ter feito quartas em São Leopoldo e Florianópolis no ano passado. Atual 727º na lista da ATP, o brasileiro terá pela frente o vencedor do confronto entre o canadense Liam Draxl, 303º colocado, e o boliviano Murkel Dellien, 239º do ranking e sexto cabeça de chave na competição.
Another angle 👀#ATPChallenger | @cbtenis pic.twitter.com/wuBBx6yyin
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) January 8, 2024
Alves supera rodada dupla no quali
Quem também está garantido na chave principal do challenger argentino é o paulista Mateus Alves, que superou rodada dupla no qualificatório e é o quinto brasileiro na disputa do torneio. Ele se junta agora ao próprio Fonseca, a Pedro Sakamoto, João Lucas Reis e Orlando Luz.
A jornada de Alves começou com um duelo contra o anfitrião Tadeo Meneo, precisando de 1h33 para derrotar o rival por 6/4 e 6/3, em 1h33. Depois, ele voltou à quadra para enfrentar o espanhol Alex Marti e novamente saiu com a vitória, desta vez pelo placar de 6/3, 1/6 e 6/3 após 2h07 de confronto.
Demorou pra sentir a bola! Muitos erros não forçados no primeiro set. Mas mostrou muita maturidade pra aumentar a consistencia, diminuir erros e acelerar com a esquerda. Grande aprendizado, pois o adversário, apesar de Britânico, parecia argentino e sempre devolvia mais uma. Tem bola pra avançar bem na chave!
Verdade.
Parabéns Fonseca!!!
João tem talento e jogo para subir como um foguete no ranking da ATP até o top 200, com alguma sorte e estando saudável. A grande incógnita – como sempre! – é ter cabeça para administrar pressão e expectativas…
Tá verdão mas tá bonito de ver. Tem garra e técnica. Vai melhorar em tudo. Garoto bom de acompanhar. Deve arrombar o top 200 Rapidão “SE” não der a paradinha da Universidade pra pegar o canudo.
Começamos bem, acredito que o Mateus Alves fará boa temporada
Quase 4 horas num dia!
Boa estreia do João. E bom também para o Mateus furar o quali. Reis tem o jogo mais difícil da primeira rodada, mas todos os outros tem jogos equilibrados e terão chances de avançar.
Fonseca mostrando maturidade e físico em dia pra tomar as rédeas da partida após um começo errático.. chaveamento ajudou ao meu ver pra próxima rodada, o Delien “ruim” é o cabeça de chave mais frágil e só n rodou hj pq o garoto canadense lesionou-se..
E bom ver o único BR q se arriscou no Qualy sendo recompensado, ainda mais q pegou um chaveamento acessível na chave principal.. O Alves é um cara q se tinha expectativas pra fazer um 2023 do nível do Heide e simplesmente n aconteceu, vamos ver se consegue ao menos se fixar num top 350 até o final desse semestre, pra n ter q encarar Qualys em qlqr CHL..
Muito bom
Acompanho o João desde muito cedo. Lembro que inicialmente ele investiu no futsal, mas sofreu uma lesão aos 11 anos e passou a se dedicar ao Tênis. Sorte a nossa! João não é mais uma promessa: já é um grande nome do esporte. Que venham outros títulos!
Renata, serio isso. Lesao aonde? Preocupante pro futuro… o tenis exige muito mais que o futsal.
Parabéns Fonseca.
Boa Alves. Fonseca tem mais futuro que Wild( que ja perdeu de novo)… E o ano passado faziam maior aue pro Wild…quero ver a 1a rodada do AO