Atenas (Grécia) – Nesta terça-feira foram oficializadas as convocações para o duelo entre Brasil e Grécia pelo Grupo Mundial I da Copa Davis, que acontece entre os dias 13 e 14 de setembro. O time capitaneado por Jaime Oncins será liderado pelo carioca João Fonseca e o paranaense Thiago Wild.
O terceiro nome de simples chamado pelo capitão brasileiro é o paulista Matheus Pucinelli. Além dos três, completam a equipe o experiente mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Rafael Matos, que apostam no entrosamento da dupla que joga o circuito junta.
Do ouro lado, os gregos dependem muito de seu principal astro Stefanos Tsitsipas, único de sua equipe dentro do top 300 da ATP. O atual número 26 do mundo é o nome mais importante da equipe comandada pelo capitão Apostolos Tsitsipas.
Além de Stefanos como estrela e patriarca dos Tsitsipas na função de capitão, a equipe também terá Petros Tsitsipas na disputa. Completam o time grego Stefanos Sakellaridis (315º em simples), Aristotelis Thanos (463º) e Ioannis Xilas (732º).
O confronto entre gregos e brasileiros acontecerá no piso duro e descoberto do Centro Olímpico de tênis, que recebeu os Jogos de 2004. Quem vencer vai competir nas Eliminatórias da Copa Davis de 2026, ao passo que a equipe derrotada terá que jogar nos Playoffs do Grupo I no ano seguinte.
Não dá pra entender essas convocações. Apesar do mau momento, eu não abriria mão da experiência do Thiago Monteiro. E se por ventura não o levasse, a chance deveria ser do João Lucas Reis, por méritos. Nas duplas, optou pelo entrosamento, até dá pra entender. Acho o confronto aberto. Tsitsipas e Fonseca devem ser favoritos contra os números 2, mas fora isso qualquer coisa pode acontecer.
Concordo sobre o João Lucas Reis…mas as vezes é questão de calendário, do desejo do atleta, de contusões…
Eu acho que foi opção do Monteiro, focar em challengers para recuperar ranking.
Axho que o joao lucas reis nao jogou nenhuma partida em quadras duras….apena o qualy do us open e nao mostrou muita resistencia….talvez seja esse o motivo da nao convocação
Escolheu os melhores, João Reis é bem abaixo do Wild
Quantos jogos o João Lucas Reis jogou na quadra dura? Tomou uma escovada no quali do US Open. O nível de torneio do João Lucas Reis é outro. Ah, mas o cara tem 43829 vitórias no ano. Todas em torneios microscópicos. O Brasil não tem um raquete 2. Optou por levar o mais experiente nesse tipo de piso.
Família Tsitsipas em peso,além dos dois principais jogadores o técnico tb é Tsitsipas
Monteiro não tá presente nessa convocação, só se foi por escolha do atleta (pra recuperar ranking e reduzir os danos dessa temporada). Mesmo em um ano ruim, a experiência dele conta muito. E principalmente sua dedicação ao grupo.
Não entendi a convocação do Pucinelli pra ser 3º tenista. Algo um pouco sem nexo.
De toda forma, Wild é um bom tenista. Se jogar com seriedade, pode endurecer contra o Tsitsipas (que tá em má fase). Mas o Monteiro já venceu Tsitsipas. Por isso, acho que seria melhor opção.
Tenis é momento. Monteiro e Wild estão ruins, mas o Wild tem jogado torneios de nível mais alto que o Monteiro. É uma decisão lógica.
Me explique essa de “wild tem jogado torneios de nível mais alto”
Os últimos 9 torneios, 5 foram os mesmos e os 4 diferentes foram de mesma categoria.
Paulo, não adianta argumentar com esse rapaz. Além dele usar vários fakes nos posts desse site, seus argumentos são trolladores e sempre anti-Monteiro.
Ele adora causar polêmica e provocar nos posts, sempre reduzindo a carreira do Thiago Monteiro, e relativizando as derrotas do Wild.
Lógica zero. Os torneios que Wild tem jogado são exatamente do mesmo porte que os torneios que Monteiro tem jogado (Challengers). Os resultados de ambos são ruins no ano. Mas pelo currículo dos dois (e pela dedicação na carreira), Monteiro sempre merece mais uma vaga em Davis que o Wild (que também é bom jogador).
Concordo 100% e não porque estar desmerecendo o Wild.
Não tenho profundidade para avaliar se a escolha de não ir é do próprio Monteiro mas essa vaga de tenista número 2 do time seria dele.
O Tripas não vive um bom momento, mas mesmo assim não é facil vencê-lo. João com ritmo de competição e o Wild do ano passado poderiam vence-lo, mas como não é o caso, verdadeira incognita esse duelo. O Petros é um bom duplista tb.
Vi o jogo dele com o João em Halle. Ele é uma piada.
Aquela química de centavos
Cade o Romboli nas duplas?
a cara tá voando e o técnico chama o ex tenista em atividade o Marcelo Melo, é de lascar mesmo.
Mas vc vai desfazer a dupla pra encaixar o Romboli? Não vejo sentido
Como já disseram: convocar o ex-tenista em atividade do Melo é lamentável !!! – O cara está se arrastando em quadra, chega a ser constrangedor.
Puccinelli???? Wild no momento que esta???
Pelo momento deveria ser Monteiro que ainda ta melhor que o Selvagem e o João Lucas Reis que esta crescendo…
Mas o Puccinelli não sofreu a enésima lesão? Faz tempo que não joga. Deveria levar o João Lucas ou o Monteiro que tenta se recuperar.
Tomara que o Thanos não jogue, senão já era prós brasileiros
O Thanos não é americano? Rs
O João é qualquer que seja o número 2 vencem o número 2 grego, na dupla somos favoritos. O Stefanos em casa acho que ganha os 2 jogos. Claro que como dizia o garrincha tem que combinar com o adversario.
Para ganhar dos gregos uma dupla com Gutierrez e Bogo seria o ideal. Nas simples o Sakamoto e o Orlandão Luz. Eitâ timaço.
Gutierrez nem mais joga pelo Brasil.
Monteiro quando convocado sempre jogou bem, mesmo em momentos ruins
Wild ta apanhando pra tenistas top 300