Fonseca: “É um passo a mais para o meu sonho de ser nº 1”

Foto: Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

Buenos Aires (Argentina) – João Fonseca fez história para o tênis brasileiro neste domingo, ao se tornar o jogador mais jovem do país a vencer um torneio da ATP. Campeão em Buenos Aires, o carioca de apenas 18 anos será também o número 1 do Brasil na próxima atualização do ranking. Mas Fonseca quer ir além e pensa grande, considerando a conquista nas quadras de saibro da capital argentina como mais um passo na busca pelo número 1 do mundo.

“É um sonho. A gente trabalha todos os dias para viver esses momentos e conquistar títulos. Obviamente, jogar uma final fora de casa, ainda mais na Argentina, é difícil. Mas tinham muitos brasileiros torcendo por mim”, disse Fonseca, na coletiva de imprensa após a vitória sobre o argentino Francisco Cerúndolo, 28º do ranking, com 6/4 e 7/6 (7-1).

“É um título muito especial para minha carreira e um passo a mais para chegar ao meu sonho, que é ser número 1 do mundo. Obviamente estou muito longe, tenho que manter os pés no chão e ter humildade, mas é só o começo”, acrescenta o jovem tenista, que salta do 99º para o 68º lugar do ranking mundial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O próximo compromisso de Fonseca no circuito será em casa. O carioca será a grande atração do Rio Open, único ATP 500 da América do Sul e palco de sua primeira vitória na elite do circuito há um ano. A expectativa da organização é de que ele jogue na terça-feira à noite contra o francês Alexandre Muller.

“Agora é seguir trabalhando para ter mais momentos assim. A próxima semana vai ser mais um desafio. Vou para o Rio ainda hoje e sentir a quadra amanhã. E na terça-feira já ir com tudo. Quero curtir esse momento até hoje. E amanhã virar a chave. Assim é o tênis, você ganha um título hoje e amanhã já volta a pensar grande, nos próximos objetivos”, explicou o novo número 1 do país.

No início da semana, Fonseca participou de uma brincadeira com a equipe de redes sociais do torneio, autografando um documento em que se comprometia a jogar em Buenos Aires todos os anos. Com o título, o evento ganhou um carinho especial do jovem jogador. “Espero que consiga vir. É um torneio que está no meu coração, meu primeiro título de ATP. E espero poder voltar no próximo ano. Quando vi a chave, achava que seria impossível vencer o torneio, mas aqui estamos”.

Discurso na premiação

Durante a cerimônia de premiação, Fonseca agradeceu aos familiares, amigos e patrocinadores. E também à torcida brasileira, que compareceu a todos os jogos, mesmo quando ele enfrentou quatro argentinos na semana. “Foi uma semana inacreditável. E sempre tive alguns brasileiros aqui na Argentina, torcendo por mim. Isso é simplesmente incrível. Todo brasileiro, todo mundo do seu país quer esse apoio. Para mim, esse momento que estou vivendo é simplesmente inacreditável”, explicou.

“Quero agradecer à minha família, meus amigos e meus patrocinadores por me ajudarem a realizar meu sonho, que é jogar tênis. Claro que quero ser o número 1, claro que quero ganhar mais títulos e torneios do Grand Slam. Mas meu primeiro sonho era apenas jogar tênis e estou vivendo isso”.

Roby Comby/IEB+ Argentina Open
Subscribe
Notificar
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur
Arthur
10 meses atrás

Em 2027 o Fonseca se torna top 1, com fé em Deus

Última edição 10 meses atrás by Arthur
VERA BARCELOS
VERA BARCELOS
10 meses atrás
Responder para  Arthur

Amém

Marco Aurelio
Marco Aurelio
10 meses atrás
Responder para  Arthur

Eu acho que ele pode atingir o TOP 5 ainda neste ano de 2025.

Blumenau
Blumenau
10 meses atrás
Responder para  Arthur

Easy, dude.

Maior geração tenis chego
Maior geração tenis chego
10 meses atrás

Ano que vem há emelhor do mundo ,esse ano ele pode beliscar semi final de Grand slam ou ate titulo, e não venham falar de idade ,pq pele com 17 anos ganhou copa mbappe com 19 destruiu lebron james e Magic Johnson começaram voando ,claro tenis é individual é diferente ,mais Nadal alcaraz conseguirám , e dessa geração fonseca é o melhor então pode sim.vencer sinner esse.ano ja

Wilson Lima
Wilson Lima
10 meses atrás

Jogar na terça-feira é sacanagem. Alguém sabe me dizer, se existe reserva nos vôos com algum privilégio para os tenistas? Cara não sabe até quando vai jogar.

Ernani Chaves
Ernani Chaves
10 meses atrás
Responder para  Wilson Lima

Volta de jatinho particular, rs

Luiz Neto
Luiz Neto
10 meses atrás
Responder para  Wilson Lima

Sacanagem porque?

Paulo H
Paulo H
10 meses atrás

Com a suspensão do Sinner, vamos assistir o João nos ATPs 1000 de Indian Wells e Miami, com reais possibilidades de beliscar o troféu em pelo menos um desses torneios. Possibilidade de duelos memoráveis contra Alcaraz, Medvedev, Zverev e companhia. Acredito que Novak não irá participar dos dois torneios.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
10 meses atrás

vai nos dar muitas alegrias.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
10 meses atrás

Fonseca é bem “pé no chão”, mas ao mesmo tempo tem bastante personalidade.

Top 1 é algo bem difícil e para poucos. Mas fechar este ano já num Top 30 ou mesmo entre os vinte melhores é algo bem plausível.

Edson Peres
Edson Peres
10 meses atrás

O João está mesmo jogando muito tênis, a ponto de ser o primeiro jogador nascido em 2006 a conquistar um ATP. Ele está mesmo jogando demais, além de ter recebido elogios do Djokovic, o primeiro astro a declarar abertamente sua visão além do alcance sobre ele. Que bom que o João está muito confiante na aplicação de seu jogo, de golpes que, além de potentes e agressivos, vem sendo precisos. Que ele chegue ao nº 1, sem nunca jamais tirar o foco de como chegar lá. Afinal de contas, o João fez nesta final o que o Zverev não fez duas rodadas antes contra o mesmo Cerundolo e sua caliente hinchada argentina. Foi impressionante como o João segurou a onda, mesmo tendo perdido duas vezes o saque, para a vitória, mas, no mais, ele passou o carro. Em especial, no tiebreak. Foi realmente uma grande campanha.

Leonel
Leonel
10 meses atrás
Responder para  Edson Peres

Esses vacilos ainda.vao acontecer porque é tenso.ainda pro garoto disputar final de torneio.ele vai acostumar com decisões e vai adquirir segurança pra fechar muitos jogos e muitos torneios. Se as condições físicas ajudarem o João ainda sai do Rio como.semifinal ou final ou título. Ele.vai pras cabeças. Pode até acontecer de perder cedo porém depois deste título a confiança multiplica e vai nas alturas. Candidato a ganhar o next gen este ano de novo. Rsrsrs ou melhor pode ate jogar o finals.

Blumenau
Blumenau
10 meses atrás
Responder para  Edson Peres

É rezar para não lesionar.

Leonel
Leonel
10 meses atrás

Fiz um cálculo. Se fizer 4s de final continua número 68 pq tem 100 pontos a descontar do ano passado. Se fizer semi vai pra número 60. Se fizer final vai pra número 50. Se ganhar o torneio vai pra top 40.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
10 meses atrás

Porque nao???
Se o Holger Hune, antes de ser top 100 fez declarações semelhantes, dizendo que seu objetivo seria alcançar o número um.

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Mas João ainda não fala em objetivo, fala em sonho. E na entrevista até mencionou, que menino que decide se dedicar ao tenis, não sonha em um dia ser n.1. Mas ele foi bem pé no chão. É um passo, mas ainda está longe, somente menos longe que na semana passada.

Cacio Luiz Crozariolo
Cacio Luiz Crozariolo
10 meses atrás

Ahhh João, você já colocou seu lugar em nossos domingos. Agora vamos ver o que Bortoleto pode nos trazer também!

Fernando
Fernando
10 meses atrás

O caminhar entre os pontos, o saque e a esquerda paralela lembram Gustavo Kuerten; a direita lembra Del Potro, só que melhor, mais certeira; a esquerda cruzada lembra Andy Murray; a atitude em quadra é uma mistura entre Nadal e Djokovic. Não tenho mais dúvidas: se Fonseca não se machucar, se tudo correr bem, será número 1 do mundo em curto espaço de tempo. Vejo-o favorito para Roland Garros. Falo como uma pessoa que analisa tênis há muito tempo, e não como torcedor brasileiro.

Henrique
Henrique
10 meses atrás

Um dia de cada vez.

Blumenau
Blumenau
10 meses atrás
Responder para  Henrique

Devagar com o andor que o santo é de barro.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.