Fonseca: “É um passo a mais para o meu sonho de ser nº 1”

Foto: Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

Buenos Aires (Argentina) – João Fonseca fez história para o tênis brasileiro neste domingo, ao se tornar o jogador mais jovem do país a vencer um torneio da ATP. Campeão em Buenos Aires, o carioca de apenas 18 anos será também o número 1 do Brasil na próxima atualização do ranking. Mas Fonseca quer ir além e pensa grande, considerando a conquista nas quadras de saibro da capital argentina como mais um passo na busca pelo número 1 do mundo.

“É um sonho. A gente trabalha todos os dias para viver esses momentos e conquistar títulos. Obviamente, jogar uma final fora de casa, ainda mais na Argentina, é difícil. Mas tinham muitos brasileiros torcendo por mim”, disse Fonseca, na coletiva de imprensa após a vitória sobre o argentino Francisco Cerúndolo, 28º do ranking, com 6/4 e 7/6 (7-1).

“É um título muito especial para minha carreira e um passo a mais para chegar ao meu sonho, que é ser número 1 do mundo. Obviamente estou muito longe, tenho que manter os pés no chão e ter humildade, mas é só o começo”, acrescenta o jovem tenista, que salta do 99º para o 68º lugar do ranking mundial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O próximo compromisso de Fonseca no circuito será em casa. O carioca será a grande atração do Rio Open, único ATP 500 da América do Sul e palco de sua primeira vitória na elite do circuito há um ano. A expectativa da organização é de que ele jogue na terça-feira à noite contra o francês Alexandre Muller.

“Agora é seguir trabalhando para ter mais momentos assim. A próxima semana vai ser mais um desafio. Vou para o Rio ainda hoje e sentir a quadra amanhã. E na terça-feira já ir com tudo. Quero curtir esse momento até hoje. E amanhã virar a chave. Assim é o tênis, você ganha um título hoje e amanhã já volta a pensar grande, nos próximos objetivos”, explicou o novo número 1 do país.

No início da semana, Fonseca participou de uma brincadeira com a equipe de redes sociais do torneio, autografando um documento em que se comprometia a jogar em Buenos Aires todos os anos. Com o título, o evento ganhou um carinho especial do jovem jogador. “Espero que consiga vir. É um torneio que está no meu coração, meu primeiro título de ATP. E espero poder voltar no próximo ano. Quando vi a chave, achava que seria impossível vencer o torneio, mas aqui estamos”.

Discurso na premiação

Durante a cerimônia de premiação, Fonseca agradeceu aos familiares, amigos e patrocinadores. E também à torcida brasileira, que compareceu a todos os jogos, mesmo quando ele enfrentou quatro argentinos na semana. “Foi uma semana inacreditável. E sempre tive alguns brasileiros aqui na Argentina, torcendo por mim. Isso é simplesmente incrível. Todo brasileiro, todo mundo do seu país quer esse apoio. Para mim, esse momento que estou vivendo é simplesmente inacreditável”, explicou.

“Quero agradecer à minha família, meus amigos e meus patrocinadores por me ajudarem a realizar meu sonho, que é jogar tênis. Claro que quero ser o número 1, claro que quero ganhar mais títulos e torneios do Grand Slam. Mas meu primeiro sonho era apenas jogar tênis e estou vivendo isso”.

Roby Comby/IEB+ Argentina Open
Subscribe
Notificar
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur
Arthur
3 dias atrás

Em 2027 o Fonseca se torna top 1, com fé em Deus

Última edição 3 dias atrás by Arthur
VERA BARCELOS
VERA BARCELOS
2 dias atrás
Responder para  Arthur

Amém

Marco Aurelio
Marco Aurelio
2 dias atrás
Responder para  Arthur

Eu acho que ele pode atingir o TOP 5 ainda neste ano de 2025.

Blumenau
Blumenau
2 dias atrás
Responder para  Arthur

Easy, dude.

Maior geração tenis chego
Maior geração tenis chego
3 dias atrás

Ano que vem há emelhor do mundo ,esse ano ele pode beliscar semi final de Grand slam ou ate titulo, e não venham falar de idade ,pq pele com 17 anos ganhou copa mbappe com 19 destruiu lebron james e Magic Johnson começaram voando ,claro tenis é individual é diferente ,mais Nadal alcaraz conseguirám , e dessa geração fonseca é o melhor então pode sim.vencer sinner esse.ano ja

Wilson Lima
Wilson Lima
3 dias atrás

Jogar na terça-feira é sacanagem. Alguém sabe me dizer, se existe reserva nos vôos com algum privilégio para os tenistas? Cara não sabe até quando vai jogar.

Ernani Chaves
Ernani Chaves
3 dias atrás
Responder para  Wilson Lima

Volta de jatinho particular, rs

Luiz Neto
Luiz Neto
2 dias atrás
Responder para  Wilson Lima

Sacanagem porque?

Paulo H
Paulo H
3 dias atrás

Com a suspensão do Sinner, vamos assistir o João nos ATPs 1000 de Indian Wells e Miami, com reais possibilidades de beliscar o troféu em pelo menos um desses torneios. Possibilidade de duelos memoráveis contra Alcaraz, Medvedev, Zverev e companhia. Acredito que Novak não irá participar dos dois torneios.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
3 dias atrás

vai nos dar muitas alegrias.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
3 dias atrás

Fonseca é bem “pé no chão”, mas ao mesmo tempo tem bastante personalidade.

Top 1 é algo bem difícil e para poucos. Mas fechar este ano já num Top 30 ou mesmo entre os vinte melhores é algo bem plausível.

Edson Peres
Edson Peres
3 dias atrás

O João está mesmo jogando muito tênis, a ponto de ser o primeiro jogador nascido em 2006 a conquistar um ATP. Ele está mesmo jogando demais, além de ter recebido elogios do Djokovic, o primeiro astro a declarar abertamente sua visão além do alcance sobre ele. Que bom que o João está muito confiante na aplicação de seu jogo, de golpes que, além de potentes e agressivos, vem sendo precisos. Que ele chegue ao nº 1, sem nunca jamais tirar o foco de como chegar lá. Afinal de contas, o João fez nesta final o que o Zverev não fez duas rodadas antes contra o mesmo Cerundolo e sua caliente hinchada argentina. Foi impressionante como o João segurou a onda, mesmo tendo perdido duas vezes o saque, para a vitória, mas, no mais, ele passou o carro. Em especial, no tiebreak. Foi realmente uma grande campanha.

Leonel
Leonel
3 dias atrás
Responder para  Edson Peres

Esses vacilos ainda.vao acontecer porque é tenso.ainda pro garoto disputar final de torneio.ele vai acostumar com decisões e vai adquirir segurança pra fechar muitos jogos e muitos torneios. Se as condições físicas ajudarem o João ainda sai do Rio como.semifinal ou final ou título. Ele.vai pras cabeças. Pode até acontecer de perder cedo porém depois deste título a confiança multiplica e vai nas alturas. Candidato a ganhar o next gen este ano de novo. Rsrsrs ou melhor pode ate jogar o finals.

Blumenau
Blumenau
2 dias atrás
Responder para  Edson Peres

É rezar para não lesionar.

Leonel
Leonel
3 dias atrás

Fiz um cálculo. Se fizer 4s de final continua número 68 pq tem 100 pontos a descontar do ano passado. Se fizer semi vai pra número 60. Se fizer final vai pra número 50. Se ganhar o torneio vai pra top 40.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
2 dias atrás

Porque nao???
Se o Holger Hune, antes de ser top 100 fez declarações semelhantes, dizendo que seu objetivo seria alcançar o número um.

Leonardo
Leonardo
2 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Mas João ainda não fala em objetivo, fala em sonho. E na entrevista até mencionou, que menino que decide se dedicar ao tenis, não sonha em um dia ser n.1. Mas ele foi bem pé no chão. É um passo, mas ainda está longe, somente menos longe que na semana passada.

Cacio Luiz Crozariolo
Cacio Luiz Crozariolo
2 dias atrás

Ahhh João, você já colocou seu lugar em nossos domingos. Agora vamos ver o que Bortoleto pode nos trazer também!

Fernando
Fernando
2 dias atrás

O caminhar entre os pontos, o saque e a esquerda paralela lembram Gustavo Kuerten; a direita lembra Del Potro, só que melhor, mais certeira; a esquerda cruzada lembra Andy Murray; a atitude em quadra é uma mistura entre Nadal e Djokovic. Não tenho mais dúvidas: se Fonseca não se machucar, se tudo correr bem, será número 1 do mundo em curto espaço de tempo. Vejo-o favorito para Roland Garros. Falo como uma pessoa que analisa tênis há muito tempo, e não como torcedor brasileiro.

Henrique
Henrique
2 dias atrás

Um dia de cada vez.

Blumenau
Blumenau
2 dias atrás
Responder para  Henrique

Devagar com o andor que o santo é de barro.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.