PLACAR

Fonseca se despede de Buenos Aires e é convocado para a Davis

Foto: Omar Rasjido/AAT

Buenos Aires (Argentina) – Depois de começar a temporada com uma semifinal de challenger em Buenos Aires, João Fonseca não repetiu o mesmo desempenho em seu segundo torneio nas quadras de saibro da capital argentina. O carioca de 17 anos e 652º do ranking da ATP foi superado nesta quarta-feira pelo italiano Edoardo Lavagno, cabeça 7 do torneio e 238º colocado.

Fonseca, que saltou 75 posições no ranking com a boa campanha da semana passada, ainda deverá jogar o challenger de Punta del Este, no Uruguai, nesta primeira série de torneios no saibro sul-americano neste início de temporada.

Durante a partida desta quarta-feira, o carioca sofreu três quebras de serviço na primeira parcial. Ele estava perdendo por 5/2, salvou um set-point e buscou o empate, mas voltaria a perder um game de saque no fim do set. Já a segunda parcial teve apenas uma quebra, com o italiano não enfrentando mais break-points e aproveitando a chance já no último game da partida.

Carioca substitui Wild na Copa Davis

Também nesta quarta-feira João Fonseca foi oficialmente convocado para defender o Brasil na Copa Davis pela primeira vez em sua carreira profissional. Isso significa que ele poderá ser escalado para os jogos diante da Suécia pelo qualificatório mundial da competição, que acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, na quadra dura e coberta da Helsingborg Arena.

Fonseca foi convocado pelo capitão Jaime Oncins, substituindo Thiago Wild, que pediu dispensa. “O Wild me falou que sentiu um desconforto no pé e achou melhor não ir para esse confronto. Logo em seguida, entrei em contato com o João Fonseca e com seu treinador, o Guilherme Teixeira. Apesar de jovem, ele faz por merecer e já esteve três vezes treinando com o time”, explicou o capitão do time brasileiro.

Campeão juvenil do US Open no ano passado, Fonseca iniciou a temporada de 2024 já focado na transição para o tênis profissional. Logo no primeiro torneio do ano, foi semifinalista do challenger de Buenos Aires. “O João teve um excelente ciclo juvenil, que finalizou no ano passado de uma maneira perfeita. Também começou este ano com um bom resultado. Então acho que é o momento, fico contente de tê-lo no time”, acrescentou Oncins.

Além de João Fonseca, o time brasileiro ainda conta com o cearense Thiago Monteiro (120º do mundo), os paulistas Felipe Meligeni (150º) e Gustavo Heide (245º) e o duplista gaúcho Rafael Matos (59° no ranking da modalidade).

A convocação para a Davis faz com que Fonseca tenha que se retirar do challenger de Piracicaba, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Já a respeito de Thiago Wild, número 1 do país e 77º do mundo no ranking de simples da ATP, a previsão é de que ele retorne ao circuito durante a série de torneios da ATP no saibro sul-americano. Ele já está inscrito para os 250 de Córdoba, a partir de 5 de fevereiro, e também no de Buenos Aires, que acontece na semana seguinte.

Elias Ymer é o principal nome da Suécia
Já a Suécia terá como principal jogador o 156º do ranking Elias Ymer, além de Karl Friberg (365º), Leo Borg (395º) e dos duplistas Andre Goransson (68º) e Filip Bergevi (152º). O capitão é Simon Aspelin. O time sueco venceu os dois duelos anteriores contra o Brasil na Davis, o primeiro também em Helsingborg em 2003 e o mais recente em Belo Horizonte em 2006.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
4 meses atrás

Ferrou o esquema do garoto. O muleque precisa de ganhar pontos e vai pra lá só pra bater bola c os cara. Pqp. Sacanagem viu

Alexandre
Alexandre
4 meses atrás

Upgrade

Gusmão
Gusmão
4 meses atrás

Esse negócio de copa é uma furada e prejudica a Carreira dos jogadores.
Não da pontuação.

Paulo
Paulo
4 meses atrás

O muleque tá querendo subir no ranking aí vem os cara e convoca ele só ela bater bola servindo de sparring ahh pqp. Larga o garoto.

Luiz
Luiz
4 meses atrás

Perda de tempo
Essa Davis è uma grande porcaria

Guilherme
Guilherme
4 meses atrás

Nos últimos 2 jogos ele pediu pausa médica. Não deve tá 100%

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
4 meses atrás

Derrotas acontecem, agora é partir pra próxima e seguir pontuando.

Thiago Augusto Rodrigues
Thiago Augusto Rodrigues
4 meses atrás

Wild tá com problema no pé e tá jog do duplas agora. Ele pulou fora isso sim pra focar na gira sul americana

Refaelov
Refaelov
4 meses atrás

E, errado n está..

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE