Buenos Aires (Argentina) – Classificado para as quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca já passou por dois argentinos no torneio em quadras de saibro. Mas depois de dominar o jogo contra o cabeça 8 Tomas Etcheverry na última quarta-feira, o carioca de 18 anos teve mais dificuldades para vencer o experiente Federico Coria, de 32 anos e 115º do ranking. Após a partida, Fonseca destacou os ajustes táticos que fez no início do segundo set e tentou jogar com menos riscos e sustentar mais as trocas de fundo.
“Com certeza foi uma partida mais difícil”, disse Fonseca, comparando suas duas vitórias no torneio. “Ontem eu estava me sentindo melhor na quadra. Hoje eu não estava muito bem, errando algumas bolas fáceis e um pouco mais nervoso. Estou muito feliz pela forma como lutei até o fim e por permanecer positivo e focar em coisas boas, para fazer uma mudança depois do primeiro set”.
O carioca havia sofrido três quebras e cometeu 19 erros não-forçados no primeiro set. Mas depois conseguiu uma quebra logo cedo no segunda parcial. Já no set decisivo, dominou e cedeu apenas cinco pontos nos games de serviço para vencer por 2/6, 6/4 e 6/2 em 2h12 de partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Tive um break-point logo no primeiro game. Acho que se tivesse aproveitado ali, as coisas até mudariam um pouco. Fui ficando nervoso e a forma de tirar o nervosismo foi até um pouco errada. Mas depois tentei ficar mais no ponto e trabalhar melhor. Ser agressivo, mas com margem. E ter calma durante os pontos”, avalia o brasileiro, que liderou a estatística de winners por 35 a 27 e cometeu 39 erros contra 22.
“O Coria é um jogador que defende muito, mas também é um guerreiro. É difícil fazer games rápidos contra ele. Foi preciso ter paciência. E no segundo set, melhorar o jogo. Acho que fiz muito bem de manter positivo e buscar uma maneira efetiva de ganhar o jogo”, complementou.
Fonseca volta à quadra nesta sexta-feira, por volta de 15h (de Brasília) em busca de sua primeira semifinal de ATP. Ele enfrenta o argentino Mariano Navone, 47º do ranking, que eliminou o dinamarquês Holger Rune, número 12 do mundo e segundo cabeça de chave do torneio, por 6/1 e 7/6 (7-2). O carioca perdeu para Navone no último Rio Open, porém tem uma vitória contra o argentino em nível challenger no fim de 2022.
Que seja contra o Rune! Aí teremos a torcida argentina também ao lado dele! E como o Rune é agressivo, acho que o jogo do Fonseca vai encaixar mais! Mas será parada dura contra qualquer um dos dois.
Rune já perdeu kkk
O caminho está aberto
Queria ver wild vs João
Me too.
vai ficar querendo
Jogou mal, errático e encarou o fantasma de ganhar sendo favorito, por ter melhor ranking. No AusOpen perdeu por ter sido considerado favorito também, na 2a rodada. Aos poucos vai ganhando casca, espera-se!
Bastante acessível conseguir uma revanche contra o Navone pra garantir o duelo brazuca na semi. Espero que seja pra decidir quem pega o Sacha. (Será que está nascendo o clássico brasileiro “meninos bons” contra “meninos maus”? kkkkkkkkk fãs de djoko já esfregam as mãos ansiosos kkkkkkk
[…] sequência, a partir das 15h, João Fonseca entra em quadra. O carioca de 18 anos e 99º do mundo também já passou por dois tenistas da casa, Tomas Etcheverry e Federico Coria. Ele enfrenta mais um argentino, o 47º do ranking Mariano […]
Queria ver o João chamuscar o Wild nas semi.
Quem não queria?
Pra nós brasileiros está sendo ótimo os Winners e vitórias do João. Torço para que tenham a preocupação com o punho, que e muito exigido nos torpedos de forehand.
Del Potro, Dominic, Almagro, vários tiveram lesões na mão por fazer a bola andar com uso da munheca
Punho poderia ser problema se JF jogasse com spin, mas, via de regra, ele bate reto de direita e esquerda. Como ele gira todo corpo para durante a aceleração, o que confere potência ao golpe, pode sim desenvolver problema de quadril e joelho… Mas é jovem e tem amparo de equipe completa, então pouco provável.
Qual canal de TV está transmitindo o Argentina Open?
ESPN e Disney+
Canais da Disney
mas cuidado … o João abusa muito da pancada
e… a escola argentina no saibro é variação