Fonseca vira o jogo contra Coria e faz quartas em Buenos Aires

Foto: Sergio Llamera/IEB+ Argentina Open

Buenos Aires (Argentina) – Assim como fez em sua partida de estreia no ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca voltou a superar um rival argentino. E depois de dominar o jogo contra o cabeça 8 Tomas Etcheverry na última quarta-feira, Fonseca venceu nesta quinta o experiente Federico Coria, de 32 anos e 115º do ranking, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/2 em 2h12 de partida.

Esta é a terceira vez que Fonseca chega às quartas de final de um torneio da ATP, repetindo as campanhas do Rio Open e de Bucareste no ano passado. O atual 99º do mundo está somando 50 pontos no ranking e vai se firmando entre os 90 melhores do mundo. Se for semifinalista de um torneio deste nível pela primeira vez, o carioca de 18 anos e número 2 do Brasil fará 100 pontos e ficará mais perto do top 80 do ranking.

O adversário de Fonseca nas quartas de final virá da partida entre o dinamarquês Holger Rune, número 12 do mundo e segundo cabeça de chave do torneio, e o argentino Mariano Navone, 47º do ranking. O carioca ainda não enfrentou Rune no circuito e perdeu para Navone no último Rio Open, mas tem uma vitória contra o argentino em nível challenger há três temporadas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A vitória de Fonseca também faz com que o Brasil tenha dois tenistas nas quartas em Buenos Aires. Ele se junta a Thiago Wild, que também venceu dois argentinos, Facundo Diaz Acosta e Sebastian Baez. O paranaense de 24 anos e 77º do ranking enfrenta o sérvio Laslo Djere nesta sexta-feira.

Fonseca fez ajustes táticos para reverter o placar

Coria dominou as ações durante o primeiro set apostando em bolas mais altas e lentas, tentando tirar o jogo da linha de cintura de Fonseca, o que permitiria ao brasileiro comandar mais pontos com seu forehand. Dessa forma, o jovem de 18 anos acumulou erros não-forçados na parcial, foram 19, contra apenas 5 de um adversário muito regular do fundo de quadra. O argentino saiu vencendo por 3/0, perdeu um game de saque, mas quebrou outras duas vezes no fim do set.

Fonseca fez ajustes táticos no início do segundo set e tentou jogar com menos riscos e sustentar mais as trocas de fundo, esperando o melhor momento para a definição dos pontos. Assim, ele fez 12 pontos em 14 possíveis para abrir 3/1 no placar. O carioca conseguiu sustentar a vantagem até o fim do set, mesmo depois de reverter um 15-40 para fazer 4/2. Depois disso, fez dois bons games de saque no fim do set.

Fonseca soube aproveitar o momento favorável na partida e quebrou no início do terceiro set. Além disso, não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. E mesmo com maioria argentina na torcida, soube lidar bem com o ambiente, que era respeitoso com o jovem tenista brasileiro. Fonseca ainda buscou mais uma quebra antes de definir a vitória em três sets, com direito a um ace no match-point. O brasileiro liderou a estatística de winners por 35 a 27 e cometeu 39 erros contra 22.

Subscribe
Notificar
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vicente
Vicente
3 horas atrás

São essas vitórias q constroem os vencedores. Jogou mal, mas deu um jeito e faturou o papa-léguas hermano

Leonardo
Leonardo
2 horas atrás
Responder para  Vicente

Sim, conseguiu ganhar sem jogar tão tem, não chegaria a dizer mal, mas foi nítida a dificuldade com a bola alta profunda do Coria. O Coria basicamente defendia, e fazia winners quando João encurtava ou passando quando o nosso Fonseca ia para a rede. Já Fonseca distribuindo pancada, mas errando muito no primeiro set. Mas voce tem razão, os grandes vencedores são os que sabem vencer quando não estão jogando seu melhor. João está aprendendo rápido

Paulo A.
Paulo A.
2 horas atrás
Responder para  Vicente

Por ora, só alegrias…

Silvino Junior
Silvino Junior
3 horas atrás

Inefável rsrs.
Mentalidade de campeão.

Davi Poiani
Davi Poiani
3 horas atrás

João Fonseca is a hungry beast! Sensacional vê-lo jogar. Quem de nós brasileiros imaginaria termos um tenista com este potencial gigantesco ainda nesta era… Hoje ele soltou uns petardos de forehand à la Del Potro, devastador! E Coria fez uma boa partida, foi um excelente teste.

Wilson Luiz
Wilson Luiz
3 horas atrás

A torcida Argentina, deve estar odiando os dois brasileiros do torneio. De 11 gringos que iniciaram, 4 foram tirados pelos brazucas! Que lindo!!!

Cesar Leal
Cesar Leal
1 hora atrás
Responder para  Wilson Luiz

Você não leu a matéria os Argentinos foram respeitosos com o Tenista brasileiro.

Coisa de gente que vive uma crise severa, mas não perde a civilidade.

Davidson Daniel
Davidson Daniel
3 horas atrás

Descalibrado no primeiro set. Fez os ajustes e voltou bem mais regular. O que corre a bola dele não é brincadeira. Queria vê-lo contra holger rune.

Bora , Fonseca

Davidson Daniel
Davidson Daniel
3 horas atrás

O ver *

Roger
Roger
3 horas atrás

Instável, mas teve paciencia para encontrar as brechas para ganhar, Nem sempre vai ter um dia ótimo, mas aproveitar as oportunidades da partida e ganhar….mostra quanto ele e equipe estão alinhados com a tática a ser usada, virar a chave dentro da partida.
Excelente essa virada de chave dentro da partida (algo que não acontece com a Bia, apenas para comparar ações).

Adalberto
Adalberto
2 horas atrás
Responder para  Roger

Desnecessário esse tipo de comparação…
Por acaso você assistiu as mais de 1000 partidas da Bia no circuito?
Claro que podemos sempre valorizar um tenista sem precisar de desvalorizar outro…
Até há pouco a Bia carregava esse pais nesse esporte e ainda bem que teremos mais opções no futuro, mas sempre vamos reconhecer os inúmeros recordes quebrados pela Bia e venerar sempre a incomparável Maria Esther e o espetacular Guga! Fora outros que seguraram a barra…
VQV Fonseca! VQV Wildão! VQV Bia!

Realista
Realista
50 minutos atrás
Responder para  Adalberto

Não concordo que a Bia tenha carregado o país… ele teve resultados semelhantes ao Bellucci. E abaixo do Melo e Bruno Soares…

Fabricio
Fabricio
3 horas atrás

Fez um primeiro set muito abaixo, mas conseguiu se recolocar no jogo porque tem um nível bem maior do que o Coria. Daí naturalmente as coisas foram se desenvolvendo.

Em jogo contra um adversário melhor,tipo o Novone ou o Rune, essas vaciladas no inicio podem custar caríssimo.

Mas isso é natural da idade, o importante é a vitória, conseguiu novamente jogar bem a partir do segundo e terceiro sets. Pra cima garoto!

Blumenau Coleções
Blumenau Coleções
2 horas atrás

Não jogou tão bem como em outras partidas, mas soube como reverter a forma de jogar e conseguiu vencer. No primeiro set não estava acertando o primeiro saque. Melhorou, se acertou e venceu. Estão deixando a gente sonhar com uma semifinal brazuca. A conferir.

Alexandre de Magalhães
Alexandre de Magalhães
2 horas atrás

Teste importante para o Fonseca. Ganhou de um jogador local, experiente, que tem bom tênis sobre saibro e que se esforçou ao limite. Valeu pela vitória e pela aprendizagem.

Arthur
Arthur
2 horas atrás

Caraca, João jogou muito mal o primeiro set, mas graças a Deus ganhou o jogo

Alexandre de Magalhães
Alexandre de Magalhães
2 horas atrás

Vi o jogo, mas é chato a ESPN colocar só no Disney +. Vão terminar perdendo os direitos para a Sportv, uma pena.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 hora atrás
Responder para  Alexandre de Magalhães

Alexandre, ESPN tá de sacanagem mesmo!

Última edição 1 hora atrás by Fernando Venezian
Arthur
Arthur
2 horas atrás

Queria ver wild vs João, espero que aconteça, é difícil mas não impossível

Fukuha
Fukuha
2 horas atrás

Jogo duro e diferente, creio que dá um aprendizado bom pro JF que soube lidar com as adversidades, enfim soube ganhar sem jogar bem!!!!
De qq forma parabéns JF

Guilherme tadiel pacheco
Guilherme tadiel pacheco
2 horas atrás

Grande Vitoria, começou errando muito, mas teve calma para reverter O jogo.. Assim se forjam grandes jogadores. Apos ultima quebra de saque do Argentino O mesmo baixou a guarda pois viu que na frente dele tem um jogador muito diferenciado que cresce nas horas decisivas… Avante fonseca

Kleber
Kleber
2 horas atrás

Um primeiro set abaixo e depois tomou conta do jogo.
Soube se recuperar e demonstrou personalidade.
Mais uma vitória.
Vamos, João!

Tomé
Tomé
2 horas atrás

Essa é uma vitória que evolui. Um adversário com estilo de jogo que requer paciência de quem está acostumado a atacar. Fonseca ficou extremamente desconfortável ao devolver os balões do Coria andando para trás. Campeões se adaptam e aprendem. Se vier o Navone nas 4as, o jogo é parecido, porém com mais potência e o jogo no Rio Open 2024 é a prova disso. Espero que venha o Rune para testar mais o Fonseca em alto nível.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
2 horas atrás

Partida bem abaixo do que tem sido seu normal, o que seria fatal contra um oponente de melhor nível.

Mas como Federer sempre disse, “o tenista top arruma um jeito de vencer quando está num dia ruim”.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
2 horas atrás

Sensacional Fonseca, menino de ouro

Jose
Jose
2 horas atrás

Joao com.esses torneio.esta ganhando casca para os grandes desafios que estão.por vir o garoto e muito acima da média

ANTONIO
ANTONIO
2 horas atrás

Achei o oponente dele 3×1 do terceiro set bem cansado, se adaptou bem as adversidades do jogo , não é todo jogo que ele vai jogar bem , o que importa é que venceu e terá Mais um oportunidade de mostrar seu potencial espero que contra Hune que ele cresce com esses jogadores mais tops

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
2 horas atrás

Poderia ter perdido, o que seria totalmente normal para um jovem de 18 anos, jogando contra um jogador muito mais experiente que estava jogando para tentar anular as forças do oponente. Mas, como João é fora de série, soube ajustar o jogo e reverter a vantagem do adversário. Sensacional.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
2 horas atrás

Hoje foi complicado, ele teve mta dificuldade com a bola alta no backhand e tambem estava muito impaciente. Coria é fraco mas corre muito, chegava em todas as bolas nos dois primeiros sets. Espero que o próximo jogo seja contra o Rune, seria um jogaço.

Gustavo
Gustavo
2 horas atrás

Fonseca jogou muito abaixo do seu potencial hoje, uns 30% do que joga, nitidamente sentiu a pressao de ser muito favorito no confronto, mas isso eh um elogio, pois mesmo assim deu um jeito de se manter no jogo e ganhar, o que os grandes campeoes sempre fazem. Ta de parabens!

Diego Baya
Diego Baya
1 hora atrás

Tenho a dizer que se nao foi a MAIS IMPORTANTE partida da carreira de Joao, esta entre as 3 mais importantes … Hoje ele provou tanta coisa adversa que ele ainda nao tinha enfrentado… uma soma de fatores como o de um péssimo inicio de 1º set, um calor absurdo, e uma torcida chata e barulhenta contra … foi testado de varias maneiras durante toda a partida… e que nos deixou extremamente orgulhosos com uma recuperação de mental como ha tempos nao viamos em um Brasileiro !!!

… Valew demais João, obrigado por nos devolver a emoção de vibrar verdadeiramente pelo nosso tênis!

Marcus Martins
Marcus Martins
1 hora atrás

Vencer jogando mal e sempre bom.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
1 hora atrás

O primeiro set foi um pesadelo. Fonseca jogou como top 500, errou tudo que fazia.
Ainda bem, que encontrou seu jogo e virou o placar.
Parabéns, Fonseca.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 hora atrás

Boa vitória. Era o favorito e confirmou, mesmo com um início desfavorável. Demorou pra se encontrar no jogo, mas quando achou o timing certo pra atacar e teve mais paciências nas trocas dominou. Sua bola anda muito e o backhand está ficando tão matador quanto o forehand. Primeiro bom resultado em ATP este ano. Quartas será ainda mais díficil, seja o Navone ou o Rune. Na torcida para conseguir seu melhor resultado na curta carreira até aqui, o que seria sua 1º semifinal de ATP. E deve entrar no TOP90, deixando para trás no ranking histórico nacional nomes como Alexandre Simoni, Fernando Roese e Danilo Marcelino

Grau
Grau
1 hora atrás

Muito provavelmente teremos mais brasileiros do que argentinos nas quartas do atp deles HAHAHAHAHAHAHAHA

Rockton
Rockton
50 minutos atrás

Fantástico!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.