Paris (França) – Depois de conquistar o maior título da carreira no ATP 500 da Basileia no último domingo e de estrear com vitória no Masters 1000 de Paris, João Fonseca parou na segunda rodada na capital francesa. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo russo Karen Khachanov, 14º do ranking e campeão do torneio em 2018, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/3 em 1h50 de partida.
Com o resultado, Fonseca encerra a sequência de Masters 1000 com sete vitórias e sete derrotas em 2025, além de ter vencido um jogo e perdido outro em Madri no ano passado. Provisoriamente, o atual 28º do ranking está saltando para o 24º lugar depois de ter vencido o canadense Denis Shapovalov na estreia, mas nomes como Cameron Norrie e Valentin Vacherot ainda podem ultrapassá-lo.
O próximo compromisso de Fonseca será o ATP 250 de Atenas, que acontece na semana que vem. Será seu último torneio na temporada. Ele venceu 26 jogos em nível ATP em 2025, com dois títulos, e sofreu 16 derrotas. O carioca também venceu dois eventos de nível challenger em Camberra e Phoenix.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Fonseca nesta quarta-feira em Paris, Khachanov enfrenta o australiano Alex de Minaur, número 6 do mundo, que venceu o canadense Gabriel Diallo, 42º do ranking por 7/6 (10-8), 4/6 e 6/3. O russo lidera o histórico contra De Minaur por 2 a 1.
The battle that ended the war 💪
2018 champion @karenkhachanov fights off Fonseca 6-1 3-6 6-3! #RolexParisMasters pic.twitter.com/4VFMPJC7cO
— Tennis TV (@TennisTV) October 29, 2025
O início de partida foi difícil para Fonseca, que tinha dificuldades com o saque sofreu quebras em seus dois primeiros games de serviço. Khachanov abriu 5/0 no placar antes que o brasileiro fizesse um game e definiu a parcial após 29 minutos de disputa. O russo disparou quatro aces, não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos no saque. Além disso, liderou a estatística de winners por 8 a 6 e cometeu apenas 6 erros não-forçados contra 13.
Fonseca abriu o segundo set escapando de um 0-40, o que foi fundamental para que ele pudesse ganhar confiança. Logo no game seguinte, conseguiu sua primeira quebra na partida e já saiu vencendo por 3/0. Com o tempo, o carioca passou a comandar mais pontos com seu forehand e isso apareceu na estatística de winners da parcial, 18 a 5. E por ser mais agressivo, também cometeu mais erros, 10 contra 6. Além disso, Fonseca sacou muito bem nos momentos de maior pressão, salvou os seis break-points que enfrentou e definiu a parcial com ace.
No último set, Khachanov voltou a sacar bem e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. A parcial começou com domínio dos sacadores e games muito rápidos. O russo passou à frente no placar no oitavo game, contando com boas devoluções e duas duplas faltas do brasileiro, que já não mostrava a mesma consistência nos ralis. O ex-top 10 se manteve à frente no placar e definiu a disputa em três sets. Fonseca fez mais winners, 32 a 23 e cometeu 31 erros contra 18.











Derrota normal, semana que vem tem mais. Espero que ele jogue em Atenas
Normal mesmo.
Tenistas “meia boca” vivem do perde e ganha.
kekeéisso. dá pena de imaginar sua frustração em assistir nosso garoto de ouro, anti.
Não consegui nem entender seu ponto….
Que comentário imprestável.
Como consegue conviver consigo mesmo?
Bom, opinião é livre, então me permito discordar totalmente de vc…João joga demais. Se acompanhar o esporte vai perceber que ele já alcançou ótimos resultados para a idade…e se assistir os jogos vai perceber a qualidade técnica, é notável!
Cara, então não seja injusto, pois o ano do João, a meu ver, esta muito bom porque chegou ao top 30 acima do que todos previam e ainda com 2 títulos que ninguém esperava, pois eu dizia lá no início, acho que foi março, que se chegasse ao top 50 estaria bom demais por ser um jogador em processo de maturidade e cono atingiu 2 títulos e top 30, então é positivo o seu ano.
O décimo colocado do ranking da ATP costuma vencer entre 60% (3 a cada 5 partidas) e 66,7% (2 a cada 3). Dificilmente fica fora dessa faixa.
Tenha cuidado para não aplicar uma lógica “futebolizada” a outro esporte que funciona de maneira bem diferente.
ó craque das quadras que jamais tocou numa raquete, revise seu conceito no tênis… aqui não é lugar de torcedor de futebol. Meia boca é seu nível de comentário.
Exatamente.
Preferíamos que o João tivesse ganhado, mas considerando-se seu praticamente inicio de carreira, até que está bom demais.
Ele nunca tinha enfrentado o Kachanov. Agora já jogou contra ele. Experiências assim vão se acumulando e formando no João Fonseca a base para grandes vitórias no futuro.
Muito erro não forçados… Não se adaptou bem a quadra desde o início da semana. 34 erros não é comum em jogos curtos.
Alcaraz cometeu 54 ontem.
Acho que foi mais o cansaço. Achei ele em uma rotação mais baixa, cometendo mais erros do que de costume.
Po o Alcaraz teve mais de 50… enfim não foi só erro dele, mas muito mérito do russo.
Alcaraz cometeu 50 e perdeu. Pior atuação de Alcaraz em 7 anos de Circuito. Defender uma má atuação com uma péssima atuação e horrível. Jogou como Top40, e para ganhar de Khachanov precisaria jogar como Top15
Hoje o Kachanov jogou melhor e mereceu a vitória. Teve 10 break a favor e um contra, mas o Fonseca mostrou que é muito competitivo. E ainda tem muito a melhorar. O futuro já é uma realidade
O primeiro saque que salvou tanto, hoje não funcionou no final. Cansaço. Rumo ao atp de atenas.
No final ele morreu, normal. Acho que 7 jogos em 10 dias.
JF tem tudo pra se firmar entre 10 melhores ano que vem. No entanto acho chato demais o comentarista não falar que ele erra as vezes.
Culpar a luz, a quadra e por ai vai… fora não dar mérito ao adversário.
Enfim descansar e ir bem na Grécia.
Comentaristas ESPN são péssimos, jogo tava 5×1 , Fonseca acertou uma bola o cara já disse que ele tava se soltando, em seguida errou.
Cuidado com. Esses comentários Fritz, Shelton, Zverev, Djokovic, Alcaraz e Sinner estão mais bem preparados. Medvedev, Ruud, Draper, Rublev, Minaur, Aliassime, tem tudo para cresceram ano q vem. Chutaria Top15. Top10 é mto precoce
Uma pena, mas agora é descansar pra semana que vem ir com tudo pra cima do 250
E olha que dá pra ganhar esse 250 ein, já pensou uma final Fonseca vs Djoko? Seria uma boa, já que ele quer tanto enfrenta-lo
Valeu pela experiência, mas o bequi rendi deixou o Fonseca na mão: 17 erros não forçados. Foi mal também nas subida meio estabanadas a rede. Perdeu 12 em 26 tentativas. Em pouco tempo ele estará ganhando do Caixa. Mas o cara gritando nos intervalos dos pontos e no fim quando o russo sacava é um caso de polícia.
Sim. Muito feia a perturbação da torcida para cima do russo. Gritando na hora do saque e entre o 1° e o 2°. Isso não ganha jogo e, mesmo se ganhasse, seria muito tosco ajudar um jogador atrapalhando o outro.
Demorou , mas aconteceu.
Sem julgamentos pessoal, O João fez muito neste ano, fazia tempo que um tenista masculino brasileiro nas simples não ganhava dois títulos da ATP 250 e 500 no mesmo ano.
Agora é descansar um pouco , jogar o ATP de Atenas e enfrentar o Alcaraz numa exibição e férias.
Pois no ano que vem tem que manter a regularidade e traçar novas metas.
O pessimismo constante é tanto que já até me contaminou, mas mesmo que perca na primeira em Atenas, já foi um ano ultra vitorioso! Há quanto tempo não víamos alguém no masculino brasileiro ganhando o que ganhou? Então ficar encontrando agora que errou aqui, equipe errou ali, não tem nem pé nem cabeça, que seja um 2026 melhor ainda, não tem como não ter derrotas no tênis, não é isso que vai reger exclusivamente a carreira de um jogador, ainda mais sendo torcedor do mesmo país!
João teve alguns bons lampejos durante o jogo, porém Kachanov foi muito mais regular do início ao fim. Resultado normal e justo. Que ele prossiga evoluindo em 2026: com alguns ajustes pontuais Fonseca reúne já plenas condições de fechar a próxima temporada no top 10 ou ali bem próximo
Pareceu desadaptado à superfície e visivelmente sem a mesma profundidade de golpes dos últimos jogos. Tudo isso é absolutamente normal no percurso de um campeão..
Parabéns Fonseca. Ano muito bom, e até superior às expectativas minhas. 2026 será melhor ainda.
Encarou bem. Pareceu assustado no primeiro, jogou bem no segundo e, na decisão, prevaleceu a diferença de ranking.
Valeu João, hoje não teve “físico” mas o aprendizado conta muito.
Hoje, o Fonseca cometeu muitos erros que custaram a sua derrota.
Com um pouco mais de capricho ganharia do russo. Fez um excelente segundo set e mostrou bons momentos de lucidez.
Bora para o próximo torneio.
Parece ter sentido o físico, o que talvez explique por que pula alguns torneios. Precisa trabalhar o físico, criar mais resistência. Jogo por jogo, Fonseca tem mais que o Kachanov.
Nem deu para discutir, vitória mais que justa, Kashanov não deu chances para o brasileiro, que até tentou, mas todas as jogadas do João o russo tinha a resposta, e pegou algumas bolas bem dificeis colocadas pelo João. Isso mostra que João ainda tem muitas dificuldades quando enfrenta jogadores do pelotão da frente.
Segundo e terceiro sets de alto nível, decidido no detalhe. Terceiro set com um game de saque mal jogado e uma decisão no 30/15 com o Khachanov sacando pra fechar que poderia ter mudado o jogo. Uma pena. Maa foi um bom jogo. Que consiga pelo menos uma quartas de final em Atenas.
Boa noite. No game que foi quebrado, ele, Fonseca, fez duas dupla-faltas e não uma como está escrito no texto.
Karen tem um saque demolidor, acho que fez toda a diferença, e Fonseca não teve muita sorte nos seus backhand assim como cometeu muitos erros não forçados e o primeiro saque nem sempre dava certo. Normalíssimo, Alcaraz não perdeu para Norrie número 31 ? Normal. Vamos em frente, dá gosto de ver ele jogar.
É uma pena. Mas é por esse motivo que não devemos chamar o João de fenômeno. Um fenômeno tinha vencido um cara como o Kachanov. Embalado com o titulo na Basileia, era para tá cheio de confiança e jogando em alto nível. Mas com disse: não é fenômeno, mas é promessa de grande tenista. Então vamos torcer que no ano que vem possa jogar melhor nos Masters e nos grand slam.
O fenômeno Sinner, embalado e cheio de confiança logo após ganhar o seu primeiro ATP 500 (Washington), foi eliminado de cara no torneio seguinte (Masters do Canadá) pelo n° 85.
Nunca vi ninguém falando que o Sinner foi um fenômeno. O início da carreira dele foi promissora e hoje atingiu um nível impressionante. Mas fenômeno o italiano nunca foi. Pra mim, fenômeno só dois: Nadal, o maior fenômeno da história e Alacaraz.
Certo. Reescrevendo então:
O Sinner (que não é fenômeno), detentor até agora de 22 titulos, sendo 4 GS, 4 ATP 1000 e um Finals, embalado e cheio de confiança logo após ganhar o seu primeiro ATP 500 (Washington), foi eliminado de cara no torneio seguinte (Masters do Canadá) pelo n° 85.
Ficou melhor agora?
Você podia ter usado o exemplo do próprio fenômeno Alcaraz, que embalado e cheio de confiança logo após ganhar seu primeiro título em Umag, perdeu na estreia do torneio seguinte para o 337 do mundo…
Um fenômeno teria vencido um cara como Norrie ontem. Ou seja, é fenômeno, sim! Mas, somente os mais espertos que percebem.
O amigo não deve saber o conceito de fenômeno. Mas quando tu compara o João com o Alcaraz já dá pra ter uma ideia do teu fanatismo. Quanto a derrota para o Norrie, são justamente essas viajadas que o colocam abaixo do Nadal.
Cara, na moral, essa é uma questão totalmente secundária, mais da ordem linguística do que esportiva. Faz diferença se ele merece ser chamado de “fenômeno” ou não? João é uma promessa, sim. É também o maior jovem prospecto da história do tênis brasileiro e um dos maiores do tênis atual junto a Mensik e Tien. É pouco? Vamos relaxar um pouco e curtir a jornada do cara. Não acontece todo dia.
Ingenuidade do João. Quem perde um primeiro set como perdeu e domina o segundo completamente, não pode ir ao banheiro e dar tempo para o adversário se estabilizar, se perdoar e voltar para o jogo. João fei chance cacha voltou acertando tudo.
Ele pode ter ido pra descansar um pouco tb. Fora que poderia querer realmente ir no banheiro, além de trocar de roupa.
Mais um jogo de aprendizado para o Fonseca. Enfrentou um adversário que tem bom histórico no Master 1000 de Paris e caiu em três sets. Bora pro próximo torneio.
Fonseca jogou muito bem. No fim deu o maior suador em Kachanov. Poderia ter vencido o jogo, mas acho que o desgaste da segunda semana consecutiva falou mais alto. Mostrou que está no mesmo nível que Kachanonov.
Khachanov, Caxanove, Kacha9… tem um certo aí.
É do jogo perder,pelo menos endureceu a partida após um primeiro set desastroso
Ingenuidade do João. Quem ganha um segundo set, tirando o adversário completamente do jogo, no início do terceiro set não pode ir ao banheiro. Dá tempo para que o adversário esfrie da cabeça, se perdoe e volte para o jogo. Aí deu chance num vacilo e perdeu um jogo que dava prá ganhar.
E ele ia fazer o número 1 ou o número 2 na quadra? Ele não é catimbeiro, como o Tsitsipas! Se foi, é porque tava precisando mesmo. Cada uma!
A quadra central parecia mais lenta que a quadra um no jogo de ontem. Sem falar que raiva que dá que a bola não pula direito.
Diante do cansaço evidente que o JF demonstrava, foi até elogiável sua vitória do segundo set. Não se encontrou em nenhum momento no primário set, infelizmente. No terceiro, o Kracha fazia os games de zero, enquanto o JF penava bastante, ou seja, seus golpes não surtiram os winners desejados. Tá ótimo a sua evolução, e tomara que jogue em Atenas e consiga chegar lá descansado, para mostrar na Grécia seu talento novamente!! Vamo que vamos!
Normal. Segue o jogo.
Parabéns ao João Fonseca.
Jogou não mais de 60/70% do que já mostrou que pode e ainda assim fez um jogo disputado contra o 14• do ranking.
Não estou aqui para detonar o João, até porque o admiro muito. Nos comentários já vi de tudo, que ele teve muitos erros não forçados, que vem de outro torneio cansado, etc. O Único comentário que faço e que no game decisivo, ter duas duplas faltas no saque e ainda no ultimo game que ele está jogando para tentar quebrar o serviço uma bola fácil no meio da rede que tenho certeza que um jogador do nível dele não pode desperdiçar caramba deveria encher a mão e não dar uma deixadinha ou um drop e tomar aquele lob. Sem problemas as situações e os erros também servem para aprender e evoluir.
Obs.: Lembrando não sou tenista, é só o que penso rsrsrs.
Tem razão na crítica e tem razão de ter esperança. Alguém falou do erro de ir ao banheiro na virada para o terceiro set, que eu Tb concordo. Mas, é aquilo: errando e aprendendo. E ele aprende muito rápido.
Derrota normal, kachanov é um grande jogador. O que me anima é o fato de q o JF enquanto jogou o seu tênis a 80% igualou o jogo e quando se sentiu um pouco a vontade, dominou a partida. Perdeu? Sim. Poderia ter feito mais? Sim. Foi uma decepção? Claro que não. Que tire boas lições de hoje e certamente irá tirar e semana que vem fará boa campanha em Atenas. Digo boa campanha chegar até as quartas de final, se for além já será muito mais do que esperado para o momento. Continuo na torcida e sem pachequismo, vamos João!!!!
Europeus e outros tirando o sarro dele para acordar mais cedo nas partidas, muito engraçadinhos! Invejosos! E outra, se eu fosse ele, não iria no ATP250 da Argentina, os argentinos pregaram uma nele no começo deste ano fazendo, ou enganando, ele a assinar a volta, pois assim ele chega esgotado no ATP500 daqui pra facilitar aos hermanos, 2026 não iria lá, pois seria muito mais fácil ele aqui garantir os 250 pontos e até conseguir mais um título 500!
Em q pese o 1o set, a derrota, outro belo jogo do João. A propósito, sei não se um maior capricho ou sorte em 1 ou 2 pontos ali no final, ele não venceria, viu?!
Não concordo quando dizem aí nos comentários, que perdeu por isso ou por aquilo, tipo cansaço, quadra lenta luz e etc! Perdeu porque é humano, e nem sempre vai estar em um dia feliz e com sorte. Valorizou e muito, a partida, contra um adversário que está ranqueado pelo menos mais 10 posições que a dele. Vida que segue, e que venha Atenas, com os mesmos bons fluidos da Davis.
Eh…. menos… MUITO menos… pau … tomou pau
Resultado normal, ganhou um ATP 500, passou a 1a. rodada e reagiu no 2° set. O corpo fala, já havia dado sinais no jogo contra o Sharapov. Cx9 estava inspirado no saque hoje. Vamos para o próximo
Joao com a bateria em 50% deu muito trabalho pro CX9.
Uma coisa doida do tenis e o calendario. Joao acabou de ganhar o maior titulo da vida dele e no dia seguinte tem que jogar R1 de novo. Deixa o menino sair com a familia dele, tomar um bom vinho, comer uma sopa de cebola, steak frites na St Germaine. Podia ate deixar ele pegar uma baladinha europeia que estava muito justo. Nao consigo acreditar nessa galera que vem aqui reclamar do jogo de hoje. Nao entendem p nenhuma de tenis, de calendario, de vida. Vao se olhar no espelho.
Avante JF! Ano que vem fecha o ano top 10
Caraca, fez duplas faltas e erro não forçado numa bola de em vez de enfiar a mão na cruzada foi tentar deixadinha. Deu o game, Kachanov fez 5 e sacou para fechar. Fonseca perdeu muito mais que o russo venceu. Saque pouco incisivo hoje, movimentação reduziu. Acho que até fez muito. Ele cansa, gente… Vai vopar Stenas!!