Jeddah (Arábia Saudita) – Depois de fazer seu primeiro treino no Next Gen ATP Finals, o carioca João Fonseca conheceu seu grupo na competição neste domingo. O francês Arthur Fils, que neste ano venceu três títulos de ATP, vai liderar o Grupo Azul, que além do brasileiro tem também o tcheco Jakub Mensik, e o norte-americano Learner Tien
Segundo mais bem cotado ao título no torneio, atrás apenas de Fils, o norte-americano Alex Michelsen vai encabeçar o Grupo Vermelho, que também contará com o compatriota Nishesh Basavareddy, além do chinês Juncheng Shang, o francês Luca Van Assche.
Número 20 do mundo, Fils entra no torneio como o principal favorito e com uma classificação muito mais alta do que os rivais do grupo: Mensik é o 48º, Tien o 122º e Fonseca o 145º. Contudo, o francês não deve ter moleza e inclusive já foi derrotado por Fonseca este ano, perdendo para o carioca com parciais de 6/0 e 6/4 na primeira rodada do Rio Open.
O carioca de 18 anos nunca enfrentou Mensik pelo circuito profissional e também não cruzou com Tien. Contudo, o norte-americano já encarou Fonseca duas vezes no circuito juvenil, ambas em 2023, venceu o primeiro duelo, nas quartas de final de Roland Garros, e tomou o troco na final do US Open, que foi o último evento juvenil do brasileiro.
Fonseca joga sem pressão de ser o campeão porém vai ser osso. Com certeza vai fazer de tudo pra levar esse título. Vamos na torcida. Bora João levar mais um caneco.
E o grupo da morte o do João Fonseca
João Fonseca joga sem pressão, é o menos favorito do grupo, só que jogando bem, sacando bem tem suas chances. Bora João Fonseca
Bora Fonseca jogar o seu melhor. Acredito que tenha grandes chances de chegar na semifinal. Num torneio entre os oito melhores jogadores juvenis da temporada, não tem jogo fácil. Em 2024 o Fonseca também ganhou do Alex Michelsen no Master 1000 de Madri, 4/6, 6/0 e 6/2. Então, os dois principais favoritos do torneio já foram derrotados pelo Fonseca em 2024, com direito a um pneu para cada um.
Na verdade pela idade, o único juvenil é o João, os outros já são profissionais com dois ou três anos de circuito ATP. O João era pra estar no último ano do circuito juvenil ainda mas abriu mão, então de fato ele não tem obrigação nenhuma. O que vier é lucro.
Pena q nao vale pontos na ATP
Alguém sabe dizer se esse torneio conta pontos para o ranking da ATP?
Previsões de desistências não se confirmaram, dinheiro!
Pouco provável que o Fonseca brigue pelo título considerando a “rodagem” dos seus adversários. Servirá mais como experiência do que qualquer outra situação. Ainda estou na expectativa de que o Fonseca em algum momento fará prevalecer todo o seu arsenal, pois talento é visível que possui.
Fora a experiência, o dindin é generoso, kk!
Joãozinho rasgando dinheiro?
Nada!
Vai dar o suor, pois cada vitória vale muiiiito, kk…
Vai a passeio…