Washington (EUA) – Em partida que invadiu a madrugada na capital dos Estados Unidos, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina resolveu aprontar para cima do anfitrião Taylor Fritz, principal favorito ao título, e marcou uma grande virada para chegar à semifinal do ATP 500 de Washington. O cabeça de chave número 12 precisou de 3h04 para marcar as parciais de 7/6 (7-3), 3/6 e 7/5, numa batalha que terminou por volta das 2h da manhã no horário local.
Classificado para a penúltima rodada da competição, Fokina terá pela frente outro norte-americano, o canhoto Ben Shelton, que mais cedo venceu o duelo caseiro contra Frances Tiafoe em sets diretos. O espanhol leva a melhor no confronto direto, com duas vitórias em dois duelos, no piso duro e coberto de Paris em 2023 e no saibro de Monte Carlo na atual temporada.
Aos 26 anos, Fokina ainda persegue seu primeiro título de ATP e tenta alcançar sua terceira final em 2025, depois dos vices nas quadras rápidas de Acapulco e Delray Beach. Ele também foi finalista em Monte Carlo em 2022.
Apesar de sair na frente no placar, Fokina teve de suar muito para superar Fritz, chegando a estar perdendo por 5/2 no terceiro set. O espanhol, no entanto, buscou forças e venceu cinco games seguidos para chegar à vitória.
Números finais mostram não só o equilíbrio da partida, mas também certa inconsistência dos dois lados da quadra, com ambos os jogadores cometendo mais erros do que acertos. Enquanto Fokina marcou 39 winners e 51 erros não forçados, Fritz anotou 42 bolas vencedoras e 59 erros não forçados.
O norte-americano foi superior no saque, com 20 aces, seis duplas faltas, com 72% dos pontos ganhos com o primeiro serviço e apenas 35% no segundo. Já Fokina disparou somente oito aces e cometeu duas duplas faltas, ganhando 65% dos lance com o primeiro saque em quadra e 47% com o segundo.
Fab Foki 💪@alexdavidovich1 takes the final five games to upset top-seeded Fritz in a brutal three hours and four minute battle! #MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/fe2YkjlhEn
— Tennis TV (@TennisTV) July 26, 2025
Fokina vem jogando muito bem este ano. Uma possível final o colocaria em um inédito TOP20, o que o tornaria o 26º espanhol TOP20 de simples masculino.
Muito bom jogador gosto do jogo dele.