Nova York (EUA) – Um dos principais responsáveis pela carreira brilhante do espanhol Carlos Alcaraz, com quem começou a trabalhar quando este ainda pequeno, o ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero não poupou elogios ao pupilo ao analisar seu desempenho na final do US Open, batendo o italiano Jannik Sinner para conquistar seu sexto título de Grand Slam.
“O desempenho de hoje foi perfeito. Acho que ele se comprometeu a ir para cima o tempo todo, tentou pressionar Jannik antes dele fazer. Acho que isso foi um dos pontos-chave. Contra esses caras que batem na bola, acho que quem bater primeiro leva vantagem nos pontos”, afirmou o treinador do espanhol em entrevista coletiva após a decisão.
Ferrero contou que houve uma preparação especial depois da derrota na final de Wimbledon. “Assistimos um pouco às partidas de Roland Garros e Wimbledon. Tentamos ver as pequenas coisas que podemos melhorar para jogar as partidas de ataque contra Jannik. Acho que isso foi muito importante, porque treinamos uns 15 dias muito focados nos detalhes que precisamos melhorar para jogar contra o Jannik”, destacou.
“Sabemos que neste tipo de superfície, em quadras duras, Jannik é sempre muito difícil de encarar, vence muitas partidas. Carlos percebeu o que precisa melhorar e estava muito focado nisso”, falou Ferrero, que brincou ao ser questionado sobre maiores detalhes. “Não posso (risos). Com certeza, Simone (Vagnozzi, treinador de Sinner) vai ouvir e ficar sabendo”.
A mudança no saque de Alcaraz foi outro assunto abordado por seu técnico, que explicou que isso vem desde a preparação para o Aberto da Austrália. “Acho que em dezembro passado decidimos mudar um pouco o movimento do saque dele. Sabíamos que precisávamos de um tempo para treinar em quadra”, contou Ferrero
“Acho que este é talvez o momento em que ele está melhorando mais no saque e isso tem sido muito útil em quadra. Em momentos importantes, ele está aproveitando bastante. Em Cincinnati e também durante todo o US Open, acho que o saque foi uma das chaves para vencer os torneios, com certeza”, acrescentou o espanhol.
Ferrero…
Concordo com o Ferrero. Alcaraz fez uma das, senão a melhor partida dele no ano.