Manacor (Espanha) – O anúncio da aposentadoria feito por Rafael Nadal, na manhã desta quinta-feira, provocou reação imediata das jogadoras da WTA. O 22 vezes campeão de Grand Slam disse que se aposentará no final desta temporada de 2024, no Finals da Copa Davis, em Málaga, em novembro.
O espanhol de 38 anos serviu de modelo para muitas jogadoras, que o elogiaram por sua competitividade, força mental e humildade. A britânica Katie Boulter reagiu de forma espirituosa. “Não, eu/nós recusamos este pedido de aposentadoria.”
Do outro lado do mundo, em Wuhan, China, a número 7 do mundo Qinwen Zheng ficou chocada ao ver a notícia quando saiu da quadra, após sua vitória sobre Leylah Fernandez para chegar às quartas de final.
“Eu assistia às partidas dele desde criança”, disse a chinesa. “Tenho muitas lembranças. Mesmo agora, às vezes, procuro Rafael Nadal e assisto às suas partidas antigas quando ele tinha 19, 20 anos, quando ele estava no auge. Claro, ele me inspira muito. Quando estou em um momento difícil, penso em quão forte é a mentalidade de Nadal no tênis.”
A tunisiana Ons Jabeur preferiu fazer sua homenagem em sua conta no X ao invés de comentar na postagem de Nadal. “Obrigada, Rafael Nadal, por me inspirar e a todas nós. Vamos sentir sua falta”, escreveu.
Thank you @RafaelNadal for inspiring me and all of us ❤️🙏
You will be missed 😢❤️ pic.twitter.com/uixuSLG0V8— Ons Jabeur (@Ons_Jabeur) October 10, 2024
A francesa Caroline Garcia comentou: “Obrigado por tudo que você fez por este esporte. Você fará falta nos torneios.” A compatriota Carla Suarez disse: “Mil obrigadas a ti, Rafa.”
A espanhola Paula Badosa também preferiu fazer sua homenagem em sua rede social, com fotos ao lado de Nadal.
Gracias Rafa ❤️ pic.twitter.com/nO6fnx7PV3
— Paula Badosa (@paulabadosa) October 10, 2024
Triste. Um jogador espetacular! Muito feliz de viver na era do Big 4 e ver esse fenômenos jogar. Não quis deixar o Murray de fora. Ele é do mesmo quilate, só que teve alguns infortúnios. Os números só ilustram o que Federer, Nadal, Djokovic e Murray (ordem meramente cronológica) fizeram pelo tênis. Valeu Nadal!!