Bolonha (Itália) – Capitão da equipe italiana da Copa Davis, Filippo Volandri avaliou a conquista do título em Bolonha e ressaltou a força do elenco mesmo sem a presença de Jannik Sinner na fase final da competição. A Itália derrotou a Espanha por 2 a 0 na decisão e levantou o troféu pelo terceiro ano consecutivo.
A ausência de Sinner gerou questionamentos antes da fase decisiva do torneio, mas o time italiano conseguiu se impor jogando em casa. Liderados por Matteo Berrettini e Flavio Cobolli, os anfitriões superaram as dificuldades e confirmaram o favoritismo diante da torcida.
Em entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport, Volandri destacou o significado da conquista e o momento vivido pelo tênis italiano. “Este ano se conseguiu algo extraordinário com a vitória na Copa Davis. Ganhar três títulos consecutivos foi a façanha do ano. Com três jogadores diferentes, muitos novos e muitos estreantes, é sinal de um movimento saudável”, disse.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O capitão também comentou a declaração feita anteriormente por Sinner, que havia defendido a força do grupo mesmo sem sua presença. “Jannik tinha razão. Seguimos sendo um time forte. É uma vitória diferente das outras, talvez a mais celebrada, junto com a primeira. Diferente, mas igualmente emocionante. Tenho sorte de contar com tantos jogadores, porque nem sempre se ganha a Copa Davis com o número um ou dois do mundo, mas com um grupo amplo, no qual cada um desempenha um papel. E eles fizeram isso de forma brilhante.”
Volandri ressaltou ainda o espírito coletivo como um dos pilares da equipe italiana. “A verdadeira força do time está no fato de que são jogadores que se dão bem. Após a vitória, liguei para cada um para dizer o quanto foram importantes. Até um jogador como Sonego, com ranking alto, que acabou não jogando, trabalhou muito pelo grupo, junto com Matteo, para que Flavio se sentisse no melhor nível possível. Nos últimos três anos, independentemente de quem é convocado ou quem entra em quadra, o time se apoia mutuamente, e isso para mim é fundamental”, finalizou.










