Campinas (SP) – Atual 214º do ranking mundial, o norte-americano Tristan Boyer conquistou neste domingo o título do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas, torneio da categoria ATP Challenger 100. Com a quadra central João Lima completamente lotada, Boyer superou o argentino Juan Pablo Ficovich por 6/2, 3/6 e 6/3 após 2h03 de batalha.
Aos 23 anos de idade, o americano obtém a maior conquista da carreira, sendo apenas o seu segundo título no circuito profissional. Também nesta temporada, ele já havia faturado o challenger 50 de Merida, na Espanha. Com o resultado no interior paulista, ele celebrará também seu melhor ranking, devendo aparecer na lista da ATP como o 159º colocado, além de embolsar uma premiação de US$ 18.230.
“É sempre muito difícil ganhar títulos. Eu só tinha um na carreira e não dá para prever quando você vai vencer. Mas, quando você joga bem, ganha um jogo, outro, vai ganhando confiança e começa a esperar por um bom resultado. Um título, porém, é sempre uma grande satisfação. Estou muito contente com este troféu, o maior da minha carreira até agora, e também com o ranking que atingi aqui em Campinas. É o reflexo do trabalho com minha equipe e mostra que estamos no caminho certo”, disse Boyer, que agora segue para Curitiba para a disputa de outro challenger nesta semana.
Na partida deste domingo, Boyer e Ficovich alternaram o domínio dos sets. No primeiro, o norte-americano quebrou o serviço do rival logo no início e manteve a vantagem até fechar por 6/2. O argentino reagiu na segunda parcial, melhorando suas devoluções, e empatou o placar. No terceiro e decisivo set, Ficovich parecia encaminhar a vitória ao quebrar o serviço de Boyer no começo, mas o americano conseguiu devolveu a quebra, virou o jogo e sacramentou o triunfo.
Os campeões de simples na história do challenger de Campinas
2011: Maximo Gonzalez (ARG)
2012: Guido Pella (ARG)
2013: Guilherme Clezar (BRA)
2014: Diego Schwartzman (ARG)
2015: Facundo Arguello (ARG)
2016: Facundo Bagnis (ARG)
2017: Gastão Elias (POR)
2018: Cristian Garín (CHI)
2019: Juan Pablo Varillas (PER)
2020: Francisco Cerundolo (ARG)
2021: Sebastian Baez (ARG)
2022: Jan Choinski (GBR)
2023: Thiago Monteiro (BRA)
2024: Tristan Boyer (EUA)
A 14ª edição do ATP Challenger 100 de Campinas é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Esfera Santander, Kia – Carro Oficial, VIVO, EMS Farmacêutica, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Costa do Sauípe Resorts, Trinity, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, Eletromidia e Placar Grama Sintética.
O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial do ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.
Esqueceu o Bogo e Gutierrez em 1858.
Monteiro deveria estar no Brasil, jogando Campinas e Curitiba. Nível de tenis dele é para chega longe nesse tipo de torneios, não para ficar tomando primeira rodada na Europa.