E o doping assusta o tênis outra vez

Foto: Unplash

Mais um ‘peixe grande’ caiu nas malhas da Agência de Integridade do Tênis Internacional. Depois do ainda incerto caso Jannik Sinner, que está nas mãos da Corte Arbitral do Esporte, agora a ITIA revelou que Iga Swiatek teve um resultado positivo, que felizmente se provou involuntário.

Iga foi testada fora de competição no dia 12 de agosto e o resultado positivo saiu praticamente um mês depois, determinando sua suspensão provisória no dia 12 de setembro, dois dias depois de ela perder a condição de número 1 do ranking para Aryna Sabalenka.

Nos 30 dias em que ficou afastada, a polonesa perdeu pelo menos dois torneios 1000 que certamente iria competir na China, marcados para Pequim e Wuhan, onde teria chance de brigar com a bielorussa pela ponta do ranking. Sabalenka ganhou um deles e abriu distância importante, que não pôde ser recuperada quando Iga retornou, já no Finals de Riad.

Como tudo na vida, é preciso pensar nos pontos positivos e negativos desse constante imbróglio causado pelos testes antidoping. O fato de Iga e Sinner terem sido testados dentro e fora de competição mostra que o trabalho de prevenção da ITIA é bem feito e sem favorecimentos aos melhores do circuito.

A análise e julgamento rápidos dos dois, que tiveram amplo direito de defesa, também me agrada, assim como o fato de que não houve publicidade prévia da detecção positiva dos testes, o que protege o esportista. Afinal, a presunção de inocência deve sempre prevalecer.

A questão das dosagens ínfimas da substância proibida, que ocorreu nos dois casos, se mostrou essencial porque não resultaram em ganhos vantajosos para os ‘infratores’. Talvez esse critério necessite de uma regulação específica por parte da ITIA.

Por outro lado, a exceção dada ao italiano, que recorreu e pôde seguir competindo em meio ao andamento do processo, é preocupante, ainda que exista essa brecha no regulamento. Também carece padronização urgente. Vemos que Iga ficou quatro semanas impedida de jogar num momento crucial da temporada.

Ainda que esteja trabalhando para manter a necessária integridade do esporte, a Agência deve explicações e o mínimo que se pode exigir são regras claras e universais. O atleta, por sua vez, ainda mais os de ponta, precisam redobrar a atenção aos produtos ingeridos por ele ou por seu time, já que a longa lista de produtos proibidos é pública e notória. Não é algo fácil, sem dúvida, mas ganhar Grand Slam, ser número 1 e faturar alguns milhões de dólares também são tarefas difíceis e minuciosas.

Subscribe
Notificar
guest
168 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sandra
Sandra
6 dias atrás

O que mudou Dalcim ? Antigamente qualquer coisinha era suspenso , perdia pontos e dinheiro .

Fernando Lima
Fernando Lima
4 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Não é o que diz a regra da principal entidade, Wada. A presença da substância já caracteriza o doping. Por exemplo, não existe uma quantidade mínima de nandrolona, clostebol,anfetamina, etc…que seria aceita e não caracterizaria doping. E isto não depende da interpretação individual do jogador, treinador, torcedor.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Sandra

SANDRA, você nunca especifica nada? O que é “qualquer coisinha”? “Antigamente” quando, ou “Antigamente” até quando? Ou seja, dá impressão que as instituições competentes e com atribuição de julgar casos de doping no tênis foram e são irresponsáveis, no passado porque puniam com a perda de “pontos e dinheiro” mediante “qualquer coisinha”, e hoje em dia porque o que não passava batido anteriormente, agora está liberado, segundo seu entendimento sobre doping através dos tempos, entendimento este que fê-la questionar o JOSÉ NILTON acerca do tema em questão, aliás, a sua não é pergunta que se faça, já que foi inventada com base numa suposição fora de propósito. Enfim, é muito delírio pra minha cabeça, minha querida…

Ronildo
Ronildo
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

O importante é que a pergunta da Sandra foi pertinente Valmir, embora não específica como você pontuou.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Ronildo

Amado Ronildo, não seja tolo! Onde há aspecto pertinente em chamar o principal objeto de análise do tema em questão de “qualquer coisinha”? Só falta agora você me dizer que é contra a isenção de imposto para quem ganha até cinco mil reais…

Realista
Realista
6 dias atrás

Complicado. Passaram se anos, décadas com Nadal e o Djokovic apresentando desempenho físico muito acima dos demais e a agência antidoping apenas pegava ums desconhecidos. Parece que agora resolveram mostrar que estão trabalhando…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
5 dias atrás
Responder para  Realista

E um jogador suíço idoso que do nada voltou ganhando em 2017, esse claro q foi por méritos, os demais com expedientes escudos. Afirmações típicas daquele rapaz q a cada dia postava com um nick distinta, nada Realista kkkk. Os caras pensam q ninguém nota as artimanhas utilizadas há anos!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Tu se baseias em opiniões de meia dúzia de 3 ou 4 . Os que amam o Esporte de verdade, tem vários neste espaço, apreciam os dois citados e jamais teriam a baixesa de citar um Suíço Idoso que jamais largou uma partida. Teu nível não é muito diferente destes caras . Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
5 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Os q amam o esporte de verdade não denigrem outros campeões com insinuações descabidas, o seu amiguinho de torcida sempre faz isso, usando múltiplos nicks, e vc se omite. Cai na real, vc tenta bancar o bom moço mas os arrogantes, como é o seu caso, não conseguem se travestir de bons, é impossível!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Quem tem amiguinhos de torcida é o Sr LF 1 . Esse Papinho de arrogância não cola . Teus posts são absurdamente de um cara sem noção. Nestes anos todos sabes que JAMAIS fiz insinuações contra nenhum jogador. E denegrir atletas , sempre foi o teu Esporte predileto. Sempre te disse que essas baixarias que utilizas , não ficarão sem respostas . A não ser que a arisca moderação resolva te proteger. Abs !

Paulo F.
Paulo F.
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Da baixeza de insinuação de dopagem para cima de Nadal e Djokovic nenhuma palavra, né senhor entendedor do esporte?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Paulo F.

Está escrito na tua cara . MEIA DÚZIA de 3 ou 4 , jamais representarão a maioria. Aprenda ao menos ler Sr P.F . Pela mor …Abs !

Paulo F.
Paulo F.
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Errei, esse meu comentário era para ser direcionado ao SR, não ao nobre Luiz Fernando.

Sandra
Sandra
5 dias atrás
Responder para  Realista

Federer tambem, aliás todos, Sabalenka tambem

Oscar Riote
Oscar Riote
5 dias atrás
Responder para  Sandra

Federer se sobressaiu tecnicamente, não fisicamente. Tanto que não conseguia acompanhar o mesmo nível do Djoko e Nadal conforme uma partida ia se extendendo.
Sabalenka é muito agressiva, a parte física dela dificilmente é usada. Só contra a Swiatek que ela precisa jogar pontos mais longos e obviamente tem sofrido.

Helena
Helena
5 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Poxa, o físico do Federer era ótimo. Penso que qualquer jogador que valorize o aspecto físico deveria se fixar na linha Lendl -> Agassi a partir de 1999 -> Federer -> Djokovic

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Helena

Onde assino, cara Helena. Aos 38 anos o Craque Suíço e o Sérvio 32 , fizeram a mais longa FINAL da história de WIMBLEDON. E tome de WINNERS…rs. Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Acho fantástico alguém que parece compreender o mínimo sobre esportes, especificamente o tênis, que é o caso do Blog, afirmar categoricamente que Roger Federer se sobressaiu tecnicamente, não fisicamente.
Roger Federer teve um dos aspectos físicos mais perfeitos da história.
Não há aspecto técnico que sobressaia com um físico deficiente.
O que aconteceu foi que Nadal jamais foi sobrepujado em quadras de saibro por ninguém e saibro é tênis, como grama e cimento também o são, apesar, de o espanhol ter sido relevante nos dois últimos também.
Já Djokovic foi melhor que o suíço, na técnica mesmo, em qualquer lugar. Mas isso já descamba para outra discussão.
Ademais, como seria um multicampeão, like Roger Federer se sobressair técnica e fisicamente sobre todo o circuito, exceto pelo dois?
Já sei: doping.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Sandra

SANDRA, você crê nisso? Com base em quê?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
5 dias atrás
Responder para  Realista

Federer foi inferior aos rivais, Alquingel. Só reinou na fraca entressafra. Sem choro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Nesta altura repetir esse Papinho de entressafra, somente comprova que detestas o Esporte. É somente o fanatismo por Djokovic e mais nada. És um tremendo fanfarrão Sr Paulo Almeida. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
5 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você já foi “fatalizado” acima.

Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Fatalizado ? Jura ??? . Por dois sem noção? .Sei…rs. Abs !

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Organizarei um abaixo-assinado nesta confraria, para você alcançar tal graça divina…

Realista
Realista
5 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Na verdade, a entresafra foi entre 2011 e 2023 aonde não surgiram nenhum grande jogador até que o Sinner e o Alcaraz entraram no alto nível.
O Federer iniciou sua trajetória vitoriosa em 2003 e em 2005 já tinha o Nadal se posicionando como top 2 e ganhador de slam. Isso não tem nada de entresafra. Além dos dois, havia um top30 forte e não como hoje onde é um top8 e os demais bem abaixo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
5 dias atrás
Responder para  Realista

2011 a 2023 foi o período mais forte da história, com DjokoGOAT mostrando toda sua categoria e domínio diante do restante do Big 4, Wawrinka, Del Potro, Thiem, Zverev, Medvedev, Tsitsipas, Alcaraz e Sinner, diferentemente do fraco período 2003-2007, quando Nadal se limitava ao saibro e Federer ganhava de Roddick, Philippoussis, Blake, González, Baghdatis, Davydenko etc.

Groff
Groff
4 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Minha nossa, Paulo. Sério isso? Tudo bem que incluirem 2023 no cálculo ajudou o teu “argumento”, por conta de Alcaraz principalmente, mas antes disso? Pelamor, diria a juventude rsrsrs. Agora sem brincadeira: você faz boas análises quando não deixa o fanatismo falar mais alto, agora “período mais forte da história” é um pouco demais, não? Abraço!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 dias atrás
Responder para  Groff

Fala, Groff. Estava sumido!

Esse é o Leonardo Alquingel do site (não é o Marquinhos/Belarmino), logo a discussão só funciona assim, rsrs.

De 2011 a 2016 (pelo menos), acho que foi o período mais forte mesmo. Sinner já era realidade em 2020 quando eliminou Zverev e incomodou Nadal em RG e Alcaraz a partir do USO 2021, quando fez quartas. Em 2022 já começou destruindo e se passa do Berrettini no quinto set do AO, não sei não…

Abs!

Groff
Groff
4 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Opa! Entendi rsrsrs!! Estou meio por fora da dinâmica aqui. E, sim, tá difícil arranjar tempo. Eu queria ter escrito na despedida do Nadal, mas não consegui. Uma hora falo dele, porque merece demais.

Ainda estou refletindo sobre toda essas questões de dopping, pra ficar on-topic.

Sobre períodos, entendo tua opinião, mas para mim a época mais forte vai do meio dos anos 90 até mais ou menos metade dos 2000, especialmente por conta da variedade que havia no circuito. Abraço!!

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Pa entao entre 2003 e 2007 Não houve tênis, aconteceu o que …..?um hiato….um buraco …? Todos citados nessa época não jogavam tênis de alto nível…? Pode me explicar melhor pois acompanho tênis há mais de 50 anos e sempre vi alto nível em todas as décadas desde o final dos anos 70 até hoje.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Eu não disse que não houve tênis. Houve um jogador sem rivais à altura, exceto Nadal no saibro e quando se enfrentavam em outras superfícies; o problema é que ele caía antes do confronto no hard e também não foi forte o suficiente em Wimbledon, ou seja, não ameaçava o número 1 do suíço.

Realista
Realista
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Seus argumentos são fraquissimos. Vamos lá:
Del potro teve um grande ano em 2009. Em 2010 começou seu calvário com lesões e nunca mais foi esse possível grande jogador que poderia ser, tendo ganhado de mais relevante pós lesão, apenas 1 Indian Wells.
Gosto do Wawrinka, mas sejamos honestos, ele só teve 2 anos de alto nível.
Medvedev é um lutador, apenas isso e é relativamente recente. Entrou faz pouco tempo No alto nível.
Tsitsipas, o cara não consegue nem se classificar para atp finals.
Sinner e Alcaraz são de 2023 no alto nível como eu disse. Djoko escapou deles por 12 anos.
Roddick tem h2h na frente do Djokovic, tendo o vencido por 4 vezes seguidas. Acho que isso quer dizer que era um baita tenista, não?
E vc esquece propositadamente de jogadores excelentes da época do Federer como Guga, Agassi, Safin, Moya, Ferrero, Norman, Hewitt, Jiri Novak Henman, Haas, Nalbandian, Philippoussis, González, Davydenko e Sorderling. Todos muito superiores a nomes que foram surgindo pós 2011.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Realista

1 – “Tsitisipas não consegue nem se classificar para o Finals…”
O que preferes, não se classificar no último ano, mas já ter um título lá ou participar a carreira toda sem ganhar nenhum?
2 – Sinner e Alcaraz são de 2023. Por sua brilhante dedução, Djokovic já devia ter saldo negativo com eles, porque, eles são feras mesmo antes de nascer. Você deve ter assistido e incorporado O Incrível Caso de Banjamim Button…
3- Roddick se aposentou há mais de 10 anos e deu a mais valiosa dica de todas: para terminar com h2h positivo contra Novak, se aposente antes dele virar. Federer ignorou a dica e tu bem sabes o que aconteceu.
4 – Jogadores excelentes da época de Federer: Guga (sim, deu um coro no #1 Roger Federer em RG); Jiri Novak ( ? ); Phillippousis, Gonzalez etc. Putz!

Belíssimos argumentos.

Realista
Realista
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

1- Argumento simplista o seu. Um jogador que vcs consideram um super oponente dos anos Djokovic não tem nem a capacidade de se classificar a finals em uma idade que deveria estar no auge, é deprimente.
2 – Vc não leu direito ou tem problemas de interpretação de texto. Eu escrevi que Sinner e Alcaraz se tornaram do alto nível em 2023, não que eles começaram a jogar essa época.
3- Roddick era um baita jogador. Vcs só falam mal pq como torcedores do Djokovic só começaram a ver por volta de 2010 e 2011 o tênis e nunca o viu em seu auge. O Rapddick aposentou cedo, é verdade que seria ultrapassado, mas não foi. E isso diz muito sobre o h2h favorável do Djokovic sobre o Federer: o mais novo sempre irá tomar a dianteira, o que não quer dizer que foi melhor que o outro.
4- Mais numa vez, vc só destacou os piores jogadores do amontoado e ignorou os outros que são muito superiores aos jogadores pós 2011. Alguns desses que vc criticou jogavam mais que Fritz, Ruud e De minaur, por exemplo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 dia atrás
Responder para  Realista

1 – Tsitisipas já venceu 2 x Monte Carlo, enquanto um certo suíço sempre foi coadjuvante lá. Apesar de não se classificar esse ano, já foi campeão no Finals;
2 – Sinner e Alcaraz já perderam jogos duríssimos para um cara que é mais velho que eles > 12 anos. Segundo a regra federista, era para o vovô sair de bicicleta em todos os jogos e foi você que delirou dizendo que Djokovic escapou deles por 12 anos, ou seja, essa conta não fecha;
3 – Roddick era muito bom sim, afinal vencer os Masters do Canadá, Cincinatti e US Open no mesmo ano, foram poucos a fazer, mas usa-lo com h2h contra o Djokovic é apelo de desesperado. Fizeram um jogo em Londres, nas olimpíadas e o americano disse que o sérvio lhe fez sentir uma criança em quadra. E olha que era na grama, coisa que seu saque deveria lhe garantir uma vitória, mas…;
4 – Realmente, De Minaur é demais para qualquer época. Ruud tem 3 vices de GS e um do Finals, o que não é pouco. Mas confesso, que vices para mim, não conta nada.

Jonas
Jonas
2 dias atrás
Responder para  Realista

Puxa, quanto contorcionismo rs…

Delpo não só venceu Federer no USO, fez final novamente lá e foi derrotado por Djokovic. O argentino tem duas medalhas olímpicas. Venceu Slam e masters 1000 em cima de Federer. Wawrinka venceu uns 2 Slams em cima do Djokovic e o eliminou no Aus 2014 e US Open 2019. Medvedev foi número 1 do mundo, venceu ATP Finals, US Open e fez outras finais de Slam.

Mas esqueça o pessoal acima, eles devem ser bem ruins mesmo. Sobram apenas Federer, Nadal e Murray como rivais do sérvio entre 2011-2016. Esses devem ser tenistas fracos também, não acha? E o que dizer de Sinner e Alcaraz, que estavam no circuito em 2023 quando Djokovic venceu 3 Slams e terminou o ano como número 1. O Baghdatis e o Davydenko certamente jogam mais que esse caras na sua visão “imparcial”.

Jonas
Jonas
5 dias atrás
Responder para  Realista

2011-2016 Nadal, Murray, Wawrinka e Del Potro jogavam vôlei? (vou fingir que Federer nunca existiu).

2023 Alcaraz e Sinner não existiam?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  Realista

Ai sim, na entressafra de 2011 a 2023 continha um certo suíço até 2022.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

É verdade, ele era um tenista de madiano para fraco…

Paulo F.
Paulo F.
5 dias atrás
Responder para  Realista

Não sei a quem tu quer enganar com essas alcunhas múltiplas.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Realista

Já que você é Realista, por favor, explica o que está sugerindo…

Luciano
Luciano
6 dias atrás

Esse negócio deve ser difícil de seguir a rigor pra não cair em dopping, hein Dalcim? Um descuido e o peixe cai na rede! Confesso que até hoje não entendo bem sobre essas substâncias proibidas.

Leonardo Pula
Leonardo Pula
6 dias atrás

Eu não consigo deixar de lembrar do caso Martina Hings, quando ela foi pega no dopping, se aposentou, e passada a pena voltou ao circuito. Foi isso mesmo que aconteceu Dalsim? Hoje isso seria autorizado? Ao se aposentar a atleta deixa de precisar fazer os exames periódicos, correto?

André Borges
André Borges
5 dias atrás
Responder para  Leonardo Pula

Clijsters e Henin também usavam o subterfúgio da aposentadoria. Henin se nao me engano se aposentou 2 vezes e retornou. Clijsters retornou de aposentadoria direto pra vencer o USOpen, nem ranking ela tinha.

Rodrigo Carreiro
Rodrigo Carreiro
5 dias atrás
Responder para  André Borges

Só lembrando que a Clijsters teve um filho no processo. Insinuar que ela aposentou somente pra fugir dos testes é exagero.

Andre Borges
Andre Borges
5 dias atrás
Responder para  Rodrigo Carreiro

Insinuar que “somente” realmente é um exagero, mas uma pausa para engravidar e posteriormente um período de treinos e ciclos bem feitos e sem testagem fazem bastante sentido.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Correto

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

MUITO…

Sandra
Sandra
5 dias atrás
Responder para  Rodrigo Carreiro

Pelo visto , na opinião da maioria , se gritar “pega ladão “ não sobra um.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 dias atrás
Responder para  Sandra

Até o Djokovic, que você tanto ama e por quem vive rasgando a seda?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  André Borges

ANDRÉ BORGES, no caso, as aposentadorias de Kim Clijsters e da maravilhosa Justine Henin se configuraram como substâncias proibidas? E mais: é uma droga ser belga? Assim sendo, Thibaut Courtois, Romelu Lukaku, Axel Witsel e Kevin De Bruyne podem até morrer na miséria?

Evandro
Evandro
6 dias atrás

Não existe mais doping “voluntário” ou que cause “ganho” para o atleta, certo? A ITIA, pois, pode fechar as portas.

André Borges
André Borges
5 dias atrás
Responder para  Evandro

Não existe, vc se entope de esteroides e depois se nao der tempo de eliminar tudo e sobrar uns nanogramas vc diz q seu preparador enfiou na sua boca a força ou que a farmacia de manipulados contaminou seu suplemento. Pronto, tudo resolvido.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
5 dias atrás
Responder para  André Borges

Entendo a linguagem hiperbólica, mas alguém teria que ser muito idi*** para se “entupir” de esteroides e arriscar a carreira inteira, ainda mais se for jogador que está na parte de cima do ranking. Pode ocorrer? Pode. Mas haja burr***.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Onde assino , Marcelo???. Abs !

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

MARCELO REIS, você tem total razão, é muito delírio travestido de analogia. Em tempo: “hiperbólica” é deslumbrante…

Gustavo
Gustavo
5 dias atrás
Responder para  André Borges

Concordo

Maurício Luís *
Maurício Luís *
5 dias atrás
Responder para  André Borges

Sem cabimento esse seu texto. A testagem é sem aviso prévio e em datas aleatórias.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  André Borges

ANDRÉ BORGES, tenho certeza que nem o colaborador REALISTA e( pasme! ) nem o JOSÉ NILTON sabiam de tais artimanhas. Todos nesta confraria deveríamos agradecer efusivamente pela gratuidade da sua providencial clínica a respeito do intensivão que os tenistas costumam fazer com Gabigol, no que concerne à questão do doping…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Evandro

EVANDRO, morro de saudade dos anos noventa, quando a Suzana Alves era querida por todos…

Rafael
Rafael
6 dias atrás

Assusta porque a ITIA não está sendo rigorosa com os ns 1 do mundo. E isso causa incertezas e desconfianças.

Jeferson
Jeferson
5 dias atrás

Virou esculhambação. Por um bom período, a suspensão era automática até a decisão sobre o recurso do atleta. Agora, me parece que para alguns que trazem muito dinheiro ao circuito, critérios escusos acaba com o padrão, levantando a discussão sobre as decisões.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Jeferson

JEFERSON, você disse muito bem, “suspensão” enquanto tramita “o recurso do atleta”, e não punição, como confundem os desavisados com ejaculação precoce desta confraria. Se há o caso, tem que haver a suspensão automática, até para que o principal envolvido na questão, que é o tenista, não fique exposto a situações indesejáveis…

Carlos Mateus
Carlos Mateus
5 dias atrás

Agências anti doing estao virando piada:
– famosos teatam positivo, pegam 30 dias preventivos “de gancho” sem a preocupação de comunicar na mídia e passam incólumes.

É a famosa “carteilada, né?” e entra em açâo a turma do deixa disso para abafar o caso.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
5 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Essa “nova” abordagem, parece-me, quer proteger mais os atletas. Afastá-lo(a) preventivamente já é uma punição, pois impede que ele/ela jogue vários torneios e ainda seja crucificado pelo tribunal online. Melhor não comunicar, julgar e só depois avisar à imprensa das decisões. E se ele/ela for condenado e ganhar torneios neste ínterim? Retira-se tudo dele/dela, como nas olimpíadas. Vamos observar se passará a ser “padrão” ou não. Só o tempo irá dizer.

Última edição 5 dias atrás by Marcelo Reis
Carlos Mateus
Carlos Mateus
5 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Devem descontar nos tenistas mais fracos, como de costume. Pois para estes a federação não deve se interpor.r deixando a agência anti-doping cumprir o seu papel.

Só ficar de olho nos próximos capítulos. Além disso, o fato de terem flagrado uma pequena dosagem não significa que o atleta não se dotou, mas pode significar que aa substância já foi quase que completamente eliminada do organismo.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
5 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Não sabemos claramente como será esta “nova versão” dos controles antidoping, infelizmente.

Sim, ele poderia ter se dopado e a droga ter saído de seu organismo. Mas é importante lembrar que os atletas de ponta passam por dezenas de testes anualmente, o que já dificulta essa tese. Se tu pesquisar, verá que a referida substância fica por semanas no corpo. Além disso, você não pode punir um atleta por “achismos”. Necessitamos de evidências. E elas apontam para uma quantidade ínfima, além de uma contaminação inadvertida. Para mim, será uma lástima se ele for punido, ainda mais se for por muito tempo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Marcelo, tinha um pergunta para o Dalcim e lendo seu comentário, aproveito para faze-la.
Chefe Dalcim, ao que indica, o caso da Iga foi um gancho de 30 dias para terem um julgamento afastado dos holofotes, mas pergunto:
Não é um me-engana-que-eu-gosto com o público e fãs, que lotam estádios e dão ibope em todas as TV’s do mundo, uma vez que o atleta alega todos os motivos – menos o real – para justificar sua ausência naquele período?
Ou seja, daqui para frente, toda vez que um top falar que “infelizmente” não poderei jogar por isso ou aquilo, deveremos ficar de orelhas em pé?
Valeu por sua opinião.

Barocos
Barocos
5 dias atrás

Preciso e justo, como de costume, parabéns pelo texto, Dalcim.
Saúde e paz.

Carbone
Carbone
5 dias atrás

Se a agência antidoping fizer teste flagrante em nós que comentamos aqui será que dá muitos positivos????

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Carbone

Que engraçado!!

Rubem
Rubem
5 dias atrás

A legislação de antidoping é importante mas a Itia tem rigor excessivo, como nesse caso da Polonesa que também deveria ser aplicado como foi no Sinner .
Os atores do Tênis são os atletas

Carlos Mateus
Carlos Mateus
3 dias atrás
Responder para  Rubem

vou propor o seguinte:
– Vamos aguardar os próximos casos de doping de um tenista intermediário (que não seja lider do ranking nem Top10) e então comparamos o tratamento e punição que este tenista vai receber com a punição recebida dos dois Tops recentemente flagrados.

A minha proposta é que baseado na comparação das punições, possamos concluir se há ou não diferenciação no tratamento entre os tenistas…

TOPa ou desTOPa?

Dalcim: caso fique caracteriado que ha diferença no tratamento entre TOPs e não TOPs, você TOParia escrever um novo post sobre o tema?

Caso não fique, apenas deixemos pra lá…

Antonio Gabriel
Antonio Gabriel
5 dias atrás

a grande questão é saber se jogadores de ranque mais baixo terão tratamento semelhante aos de IGA e SINNER, com ao menos direito de defesa antes de receberem penas preventivas de 12 meses ou mais.

Gusmão
Gusmão
5 dias atrás
Responder para  Antonio Gabriel

Zanellato está esperando o Julgamento do caso dele a meses.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Antonio Gabriel

ANTONIO GABRIEL, não diga bobagem, direito de defesa todos os tenistas têm, trata-se de atribuição inalienável, ok? Ou seja, você quis discorrer sobre uma coisa e, no frigir dos ovos, acabou por abordar outra a respeito da qual não sabe sequer o mínimo…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás

Bem , foi decidido que o julgamento de SINNER não sai antes de Fevereiro. Dito isto, vai jogar o AOPEN 2025, para desespero dos entendidos em substâncias que aumentam a performance. Fonte : Eurosport. Abs !

Jonas
Jonas
5 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ué, você não disse que Sinner estava fora do AO?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
5 dias atrás
Responder para  Jonas

Esta informação saiu hoje . Em função do que aconteceu com IGA , não deixa de ser surpreendente. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  Jonas

Rsssss, entender do esporte compreende vidência do futuro também.

Gustavo
Gustavo
4 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Mas se fosse vc, o Jonas, o Paulo Almeida, o Felipe, o Paulo F. ou eu escrevendo o q o SR escreveu, ele, o Ribeiro, viria cobrar dizendo q não entendemos nada do esporte e que somos desinformados

Marcelo Costa
Marcelo Costa
5 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sinner estando saudável é amplo favorito na terra do canguru, tirar ele seria um crime.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

Puxa Marcelo, que o Sinner é favorito em qualquer lugar é, mas aí, já vamos para favorecimentos novamente.

Sandra
Sandra
5 dias atrás

Dalcim, uma dúvida , quando encontraram substância proibida na Halep era muita ?

Pedro
Pedro
5 dias atrás

Doping nao devia existir. Todos fazem oq querem assim fica justo para todos. Resolvido

João Sawao ando
João Sawao ando
5 dias atrás
Responder para  Pedro

Meu pai que era medicopois faleceu em 2013 era dessa opinião. Mas eu como médico também não acho isso correto. Pois os efeitos colaterais das substâncias ilegais são devastadores, pode aumentar a performance mas quem não quer tomar esteróides por exemplo fica prejudicado. O que não pode haver e dois pesos e duas medidas como aconteceu com a halep e o caso da iga e do sinner que foram julgados de forma diferente.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Mas a questão do doping é vantagem atlética sobre adversários e não cuidado com a saúde do próprio atleta. Isso fica por conta dele.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Então meu caro Luíz por isso acho errado .as vezes não da para explicar só escrevendo …tem que ser no áudio ou falando no celular

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Mas o que disse LUIZ FABRICIANO é coisa básica, ou seja, não requer nenhum tratado de cinquenta mil laudas escrito em mandarim…

José Yoh
José Yoh
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Fabriciano, imagine um garoto de 17 anos com a tentadora proposta de melhorar drasticamente sua recuperação física (e suas dores) após os torneios.

É a venda da alma para o diabo pq lá na frente (e não muito na frente) o preço vai ser cobrado.
Abs

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  José Yoh

Sim, mas a venda ao diabo é de responsabilidade do vendedor e não dos órgãos controladores do doping, como sugeriu o João Ando.
Ficamos reiterando assuntos que são óbvios, muito vezes, não?

Andre Borges
Andre Borges
4 dias atrás
Responder para  Pedro

O problema dessa postura é que voce passa a obrigar qualquer atleta de alto rendimento a se dopar se quiser competir de igual pra igual. E os esteroides e todas as drogas usadas para aumento de rendimento podem trazer efeitos colaterais brutais e as vezes permanentes, quão ético é, do ponto de vista humano, voce obrigar que as pessoas se dopem pra poder competir em pé de igualdade. O corpo humano tem limites e esses limites só podem ser superados com o uso de esteróides, se liberar um atleta limpo não tem como competir. Eu não estou dizendo que sou contra nem a favor, mas essa é a linha de raciocinio básica pra proibição

José Yoh
José Yoh
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Concordo, e adiciono que para conseguir drogas de ponta que façam a diferença nem sempre é barato ou fácil. Os melhores medicamentos irão ficar restrito aos tops.

O fato é que a tecnologia e o dinheiro já mandam hoje, mesmo sem infringir as regras. Os melhores sempre vão ter o melhor e isso faz diferença na técnica e no desempenho.
Abs

Gustavo
Gustavo
5 dias atrás

Essa semana:

Ruud noivou
Popyrin noivou
Aliassime noivou

Que isso????? Black friday de aliança na Cartier?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
4 dias atrás
Responder para  Gustavo

Momento Revista Caras…

José Yoh
José Yoh
2 dias atrás
Responder para  Gustavo

O calendário deles é bem complicado para coisas secundárias como noivar.
Abs

Edval Cardoso
Edval Cardoso
5 dias atrás

Salve Dalcin
Li um pronunciando da Simone Halep reclamando de ter sido ela tratada de forma diferente, no caso com mas severidade que os casos recentes com Sinner e a Iga.
Não sua opinião, houve mesmo dois pesos e duas medidas pra esses casos por parte das agências que cuidam dos casos de doping?

Sandra
Sandra
5 dias atrás

Dalcim , o Gasquet tbem não foi suspenso ? Por maconha tbem se é suspenso ?

André Aguiar
André Aguiar
4 dias atrás
Responder para  Sandra

Não foi maconha, mas sim cocaína. O francês alegou ter sido
contaminado inadvertidamente ao beijar uma mulher em uma boate.

Sandra
Sandra
2 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Se vc beijar sua namorada tendo bebido cerveja e ela tiver dirigindo, ela vai ser pega no bafômetro ? Rsss

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
5 dias atrás

A Halep tem toda a razão, os critérios são fluidos de acordo com a simpatia dos julgadores

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Oswaldo Euclydes Aranha

Sim simona serviu de bode expiatório….

João Silva
João Silva
5 dias atrás

Fico imaginando se fosse o Djokovic no lugar da Iga e do Sinner. Ele iria ter chance de alegar inocência?

Jonas
Jonas
5 dias atrás
Responder para  João Silva

No caso do Djoko ele seria condenado pelo tribunal da internet e também por pessoas de grande influência que nunca engoliram o sérvio. O Sinner é visto como um bom garoto então pegam mais leve com ele.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
5 dias atrás
Responder para  João Silva

Iria.

Andre Borges
Andre Borges
4 dias atrás
Responder para  João Silva

Já aconteceu com ele, ele se negou a formecer amostra anti doping se a amostra nao fosse colhida onde quando e como ele queria. Nada aconteceu…..

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
4 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Mentira!

João Sawao ando
João Sawao ando
5 dias atrás

Parece que o Joao Fonseca está no next gens apesar da família não querer,segundo um outro site que fala de tênis aqui no Brasil. O tenista português que o ameaçava caiu nas quartas de um torneio e tinha que ser campeão. Então João Fonseca já está no next gens parabéns João Fonseca

Walfredo Ferreira Junior
Walfredo Ferreira Junior
4 dias atrás

Porque não comentou sobre a o afastamento de Simona Halep por 4 anos e depois descobriu que era errado. O que ocorreu de diferente.

Gustavo
Gustavo
4 dias atrás

No dia 12 de agosto, Swiatek foi convidada a fazer um teste aleatório de drogas em Montreal, que foi analisado por um laboratório credenciado pela WADA. Poucos dias depois, ela estava reclamando que a temporada de tênis estava muito longa e insinuando que ela poderia precisar/fazer uma pausa em breve.

Swiatek sabia que poderia haver um problema com seus testes de drogas antes mesmo de saber os resultados e prever uma proibição?

É importante lembrar que Swiatek também não revelou que estava tomando melatonina quando questionada no teste; esse é o produto que ela então afirmou estar contaminado.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
4 dias atrás

Muito legal a presença do Djoko na final da libertadores. Um grande campeão numa grande final. Na torcida pelo Foguinho pra irmos direto pra fase de grupos em 2025…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Comentário sem noção pra quem disse que São Paulo venceria o Glorioso na última rodada, ajudando o ” futebol paulista” . E o Fla tratou de tirar o Internacional ( ao contrário do que cravou teu ídolo Paulo Almeida) , transformando o jogo de Quarta num amistoso para os Gaúchos. No ato passastes a torcer pelo ” foguinho” kkkkkkkk. Abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Torci no sábado e vou torcer quarta e domingo, antes o foguinho do que o… melhor respeitar o nosso caro Dalcim…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Ao contrário do Mick Jagger, Djokovic foi muito pé quente.
Lógico que do ponto de vista botafoguense, como eu.

Felipe
Felipe
4 dias atrás

Para todos aqueles que afirmam que Halep é uma vítima (não estou dizendo que ela não é),

Você leu o relatório de 126 páginas do ITIA, o relatório de 58 páginas do CAS e as 184 páginas do WADC + literatura científica sobre Roxadustat + relatórios de casos semelhantes?

Se você não fez isso, sua opinião pode não ser muito válida

Jonas
Jonas
4 dias atrás
Responder para  Felipe

Talvez vítima não seja mesmo, mas está correta ao alegar um tratamento diferenciado a Sinner e Iga.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 dias atrás

E deu Glorioso. Saiu da fila de 29 anos com muito sofrimento desde o primeiro minuto. Com o Botafogo tem que ser sempre assim, rsrs.

Parabéns aos torcedores.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

O ” minúsculo ” segundo Sr Paulo Almeida e sua trupe de L.F.s , acabou fazendo o cara passar a maior vergonha da história do Blog kkkkkkkkkk. Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Rs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Até ontem o Botafogo estava atrás até do Athletico Paranaense em títulos e finais importantes. Agora acho que o apelido Botafederer não cabe mais, mesmo que perca o Brasileiro.

Vergonha o Sr. passou incontáveis vezes, a última brigando com o conceito de consistência.

Rsrsrs, abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

E tu sabes o que significa a palavra ? kkkkk. Carlos Alcaraz aos 21 , teve mais CONSISTÊNCIA que SInner em 2022 e 2023 . Quando teve menos em 2024 , levou RG pra cima de Zverev e WIMBLEDON pra cima do ” goat ” . Sendo BI Campeão Consecutivo no mais importante Torneio do Mundo. Haja consistência… Rsrsrs, Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O ano em questão é 2024.
Fique no tema cara, deixe a intransigência de lado um pouco.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Aprenda a ler antes de se intrometer erroneamente. Alcaraz foi mais consistente em dois anos consecutivos ( 2022 e 2023). SInner em 2024 . Se não conheces a história , fique quieto rs. Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Obrigado PA, vamos ao Brasileirão, para eu efetivar a compra da minha camisa, rsss.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Disponha. Pra você deve ter sido especial o GOAT carregando a taça, enquanto pro João foi como água no chopp, rs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Dois presentes no mesmo dia!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
4 dias atrás

Creio que DjokoGOAT ajudou o Glorioso quando carregou a taça. Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Do mesmo jeito que ajudou o então ” minúsculo” no outro 3 x 1 contra o Palmeiras kkkkkkkkk. Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Brasileirão é muito pequeno para o GOAT dos esportes. Ele manda no futebol também, mas só em eventos internacionais. Abs!

Jonas
Jonas
4 dias atrás

O gênio Djokovic, maior e melhor tenista de todos os tempos abrilhantou ainda mais a final da Libertadores. Agora, perder uma final de 3 x 1 com 1 a mais em campo desde os 29 segundos do primeiro tempo não dá né, kkkkkk… Título merecido do Botafogo que passa o bastão de time amarelão ao Atlético.

Paulo F.
Paulo F.
2 dias atrás
Responder para  Jonas

Esqueceu do Internacional – o mais amarelão de todos os clubes ditos grandes.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
4 dias atrás

E não é que o desconhecido Djokovic foi convidado para levar a taça de campeão da Libertadores 2025.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Jairzinho ” o Furacão da Copa” ( escolha do Botafogo de Futebol e Regatas ) , e Diego Tardelli, Campeão da Libertadores 2013 ( escolha do Clube Atlético Mineiro) , foram preteridos em cima da hora , pela digníssima Comnebol. De passagem para uma exibição contra Del Potro, o Sérvio deve ter acrescentado muito ” carregando” o Troféu… rsrs .Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Foi uma gafe contra o furacão da copa…poxa vida

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O estádio foi ao delírio com a presença do maior atleta já visto. Até se esqueceram dos seus ídolos.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Ídolos? O Tardelli nunca jogou no Botafogo…..

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Jogou no Atlético. É sério que você escreveu isso?

Rafael
Rafael
2 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Mas jogou no Atlético mineiro.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

João, não aprenda com SR não, por favor.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Com tu , com certeza ele também não vai querer aprender coisa alguma. Se bobear não sabes nem quem foram os jogadores citados … rsrs. Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não interessa quem foram os citados, porque o PA falou que esqueceram dos seus ídolos.
Ídolos de quem? da torcida do Botafogo e Atlético, é lógico.
Mas isso, por não estar explícito na mensagem, não foi entendida.
Se ele vai querer aprender comigo, é decisão dele, mas que deveria, deveria.

João Sawao ando
João Sawao ando
2 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

UE o monumental de nunez já viu o pele jogar lá…eu não sei pa .,você sabe?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

João, vá comemorar o título do Botafogo. Parece que Golden GOAT carregando a taça estragou sua festa um pouco.

Paulo F.
Paulo F.
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Na boa, quem é Jairzinho e Tardelli perto do Djokovic? Seria como perguntar quem seria Thiem e Marcelo Ríos perto do Pelé.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Paulo F.

Procure saber o patamar de Jairzinho no futebol Mundial . Uma dica : Os melhores jogadores de todos os Tempos, segundo a FIFA . A promoção infeliz da ridícula Conmebol, foi feita para agradar os Argentinos devido a despedida de Del Potro. Djokovic nada representou ali para Botafoguenses e Atleticanos. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Foi feita pra promover a Libertadores em nível mundial na verdade. A imagem já correu o planeta, coisa que teria acontecido em proporção bem menor com Jairzinho e Tardelli. A verdade é que você detestou o GOATaço por ali.

Rsrs, abs!

Paulo F.
Paulo F.
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Tu teria essa mesma opinião se fosse o Federer no lugar do Djokovic?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Paulo F.

É lógico que………………… não!

João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás

Dalcim. Voce vê alguma chance do Fonseca ganhar o next gens? E qual a premiação para o campeão e o vice campeão?

Felipe
Felipe
2 dias atrás

Não consigo deixar de pensar que Rafa Nadal ficará um pouco triste esta noite. Ele viu Djokovic deixar o Grande Prêmio do Qatar e fazer um voo de 17 horas para estar lá para Delpotro

Nadal queria desesperadamente que Federer estivesse lá em sua última partida na semana passada, mas Federer estava muito ocupado jogando golfe.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Felipe

Estás já na lista dos maiores pagadores de mico que postam neste espaço, Sr Felipe. Somente alguém muito alienado pra não saber que ninguém poderia adivinhar, o dia que a Espanha seria eliminada ( todos contavam final com Itália ) Rafael Nadal tem consciência disto. A opção de não fazer na LAVER CUP foi dele próprio. Procure saber o Cachê de Djokovic e Nadal na de Federer. Abs !

Felipe
Felipe
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Se a gente fizer uma enquete aqui sobre quem paga mais mico vc ganha de lavada.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Felipe

Não faça nobre Felipe!

Felipe
Felipe
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Ehehehe

Jonas
Jonas
2 dias atrás
Responder para  Felipe

Olha, a despedida do Nadal foi uma vergonha. Trata-se do maior lutador da história do esporte e foi tratado dessa maneira.

Rafael
Rafael
2 dias atrás

Ninguém que fosse escolhido para levantar a taça da Libertadores acrescentaria nada, nem poderia. Mas preferiram Djokovic.

Assim como na despedida de Del Potro, lá foi Djokovic deixar o amigo ganhar e fazer a festa da torcida Argentina.

Djokovic desespera os recalcados, kkkkkkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Rafael

Que bobagem sem tamanho. Djokovic carregou apenas, não levantou taça alguma. Jairzinho ” Furacão da Copa” é muito mais importante para o Futebol, por ter jogado na melhor Seleção da história ( fez gol em TODOS os jogos ) . Djokovic somente estava ali por que foi lembrado ( belo cachê) para a milésima despedida de Del Potro. Pra variar a Comnebol pisou na bola. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Como Djokovic incomoda…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exato. Incomoda tanto que os Capitães de Botafogo e Atlético não se aproximaram . O ” carismático” Sérvio somente apertou a mão da arbitragem , e entregou a moeda do sorteio. Não soube responder nem qual time era o seu escolhido… Que dureza!!!kkkkkkk. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O time escolhido dele estava na Sérvia.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
2 dias atrás

Parece q finalmente caiu a ficha, a Bia vai agregar um treinador vencedor ao seu staff. O Dalcim tem sempre comentado sobre o vínculo q ela tem com seu atual treinador, mas agregando alguém com mais “peso” tende a melhorar, tende a crescer. Ela tem qualidades, mas precisa em especial de mais confiança e de alguém q busque mais alternativas e variações no seu jogo.
Agora, como tudo na vida, tem o lado ruim: quem tem dois muitas vezes não tem nenhum. Vamos torcer e esperar p q essa máxima não prevaleça.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.