Turim (Itália) – Com a eliminação do dinamarquês Holger Rune na primeira semifinal do Masters 1000 de Paris neste sábado, superado em sets diretos pelo alemão Alexander Zverev, a briga pelas três últimas vagas no ATP Finals afunilou de vez e apenas quatro jogadores ainda têm chances: Novak Djokovic, Casper Ruud, Alex de Minaur e Andrey Rublev.
Sexto colocado na corrida da temporada, o sérvio só não se classifica com uma combinação improvável de resultados na próxima semana. Para que isso aconteça, Rublev precisa ser campeão no ATP 250 de Metz e De Minaur em Belgrado, além de Ruud ter que somar mais de 55 pontos para também superá-lo na disputa.
Apenas 55 pontos atrás de Djokovic, o norueguês também tem tudo para garantir um lugar em Turim e depende apenas de si, já que compete em Metz na próxima semana. Ele carimba o passaporte se for para a final, mas também pode conseguir mesmo se perder na estreia, bastando que Rublev e De Minaur não cheguem nas finais de seus respectivos torneios.
O russo e o australiano praticamente travam um duelo direto pela oitava e última colocação em Turim. Separados por apenas 25 pontos, quem for mais longe na semana irá se classificar, sendo que De Minaur, atual oitavo colocado, leva vantagem caso ele e Rublev façam campanhas semelhantes.
Goldenvic não deve ir, ainda que continue classificado.
Mas não deixa de ser impressionante em uma temporada tão abaixo tecnicamente o cara se classificar com tanta facilidade. Ele pulou vários torneios, não quis jogar mesmo.
É a segunda divisão do tênis buscando uma vaga na primeira.
Impressionante, num ano dito como “ruim” sem jogar quase nada o cara ainda pode se classificar para o finals.