Paris (França) – Enquanto ainda se prepara para seu retorno ao circuito nesta semana, durante o Masters 1000 de Paris, Novak Djokovic participou nesta segunda-feira da entrega da Bola de Ouro, tradicional prêmio da revista France Football, para os melhores jogadores da temporada. O sérvio foi convidado para anunciar a melhor jogadora do ano no futebol feminino, a espanhola de 25 anos Aitana Bonmatí.
Antes de entregar o prêmio, Djokovic agradeceu o convite e falou sobre sua relação com o futebol. “É um prazer estar aqui, cercado pelos melhores jogadores do mundo, no maior esporte do mundo. Fui criado jogando futebol todos os dias, meu pai cresceu jogando futebol. E aos 9 ou 10 anos, eu tive que me decidir entre o tênis e o futebol. Não sei se foi a melhor a escolha, mas ainda acompanho futebol com frequência”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
“Eu sou da Sérvia, então o Estrela Vermelha de Belgrado é o nosso time. Mas o Milan, da Itália, também está no meu coração”, comentou sobre os times que torce e jogadores que acompanha. “Eu me inspiro muito com o que jogadores fazem dentro e fora do campo. Acho importante que todos nós, ateltas, possamos ser corajosos e falar sobre temas sociais. As pessoas nos ouvem muito quando estamos nessa posição”.
⚽️✨ AITANA BONMATI WON THE 2023 WOMEN’S BALLON D’OR! #ballondor pic.twitter.com/HOQ6YYBJlw
— Ballon d’Or #ballondor (@ballondor) October 30, 2023
Aos 37 anos, o tenista número 1 do mundo também reiterou o desejo de lutar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. “É provavelmente o único grande título que eu nunca ganhei na minha carreira. Eu tenho tentado, temos essa oportunidade uma vez a cada quatro anos, mas estou me preparando. Vamos jogar nas quadras de Roland Garros, estou bem acostumado com elas, e terei adversários duros. Mas representar o meu país nos Jogos Olímpicos é sempre uma grande honra. Tive o prazer de levar a bandeira da Sérvia em uma cerimônia de abertura e foi muito emocionante”.
Premiada por Djokovic na entrega da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí viveu uma temporada vitoriosa tanto no Barcelona quanto na seleção da Espanha. A jogadora foi campeã espanhola, da UEFA Champions League e também participou da conquista inédita da Copa do Mundo, na Austrália e na Nova Zelândia. Na Copa do Mundo e na Champions League, Bonmatí foi eleita a melhor jogadora. Esta foi a quinta edição da Bola de Ouro Feminina.
“Foi um ano incrível para mim. Toda jogadora todo dia sonha em ganhar um prêmio como esse. Mas gostaria de dizer que o coletivo sempre vem em primeiro lugar. Esse tipo de premiação não acontece se o time não tiver um bom desempenho. Todas as minhas companheiras são fundamentais”, declarou a jogadora espanhola.
Encontro com Messi nos bastidores
BEEE BEEEE BEEEE. 🐐
Encuentro de GOATS en el #BallonDor. 😍 pic.twitter.com/pWMWL7R1DF
— ESPN Tenis (@ESPNtenis) October 30, 2023
Entre os homens, o vencedor da Bola de Ouro foi o argentino Lionel Messi, que ganhou o prêmio pela oitava vez na carreira. Djokovic e Messi se cumprimentaram na chegada ao evento.
Sérvio também esteve na final do rugby
A passagem de Djokovic por Paris também teve uma parada no Stade de France no último sábado, durante a final da Copa do Mundo de rugby, vencida pela África do Sul contra os All Blacks da Nova Zelândia na decisão. Os chamados Springbooks conquitaram o quarto título na competição.
Djokovic na área! 👏 O número 1 do mundo no ranking da ATP acompanha Nova Zelândia x África do Sul na final da Copa do Mundo de Rugby ao lado da cantora Rita Ora!#RugbyNaESPN pic.twitter.com/6LJkQM1nDY
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) October 28, 2023