Genebra (Suíça) – Mais uma vez o sérvio Novak Djokovic vai disputar uma partida valendo o 100º título da carreira. A nova oportunidade será no ATP 250 de Genebra, onde nesta sexta-feira ele superou o britânico Cameron Norrie nas semifinais, triunfando com o placar final de 6/4, 6/7 (6-8) e 6/1, depois de 2h16 de confronto.
Freguês do ex-número 1 do mundo, Norrie sofreu a quinta derrota em cinco jogos e apenas pela segunda vez conseguiu vencer um set. O próximo rival de Djokovic no saibro suíço será o polonês Hubert Hurkacz, outro que tem um histórico péssimo contra o sérvio, perdendo todos os sete confrontos entre eles até então.
Cabeça de chave número 2 em Genebra, Djokovic vai disputar a 143ª final da carreira em nível ATP, ampliando sua enorme vantagem para o segundo colocado desta lista entre os tenistas em atividade. Depois dele, quem mais jogou decisões no circuito foram o alemão Alexander Zverev e o russo Daniil Medvedev, ambos com 38.
Será a 35ª decisão de ‘Nole’ em torneios de saibro, piso sobre o qual conquistou 20 títulos até então, e a segunda na atual temporada, depois de amargar o vice-campeonato no Masters 1000 de Miami. O sérvio pode erguer pela terceira vez uma taça em solo suíço, onde conquistou duas vezes o ATP 500 da Basileia, em 2009 e 2010.
Djokovic foi muito sólido no primeiro set, principalmente em seus games de serviço, nos quais perdeu somente dois pontos e terminou com 91% de aproveitamento. Dominando com o saque, ele pode se soltar um pouco mais nas devoluções e pressionou Norrie em duas oportunidades, primeiro deixou escapar dois break-points no quinto e então no sétimo anotou quebra que decidiu a parcial.
O nível de saque do sérvio caiu um pouco no segundo set e ele enfrentou os primeiros break-points na partida, salvou um no quarto game, mas sucumbiu no segundo. Norrie teve nova chance de quebra no oitavo, mas deixou escapar um set-point. A oportunidade desperdiçada pelo britânico acabou fazendo falta, já que ele não confirmou quando sacou para o set e amargou o break.
Sem novas quebras, a definição foi para o tiebreak, em que o canhoto britânico venceu os dois primeiros pontos e viu ‘Nole’ reagir imediatamente, vencendo os dois seguintes. O sérvio chegou a abrir 5-4 e dois saques, perdeu o primeiro e então fez 6-5 para ter seu primeiro match-point, só que devolvendo. Porém, Norrie cresceu na reta final venceu quatro pontos seguidos e empatou o jogo.
No terceiro e decisivo set, o segundo favorito em Genebra retomou o domínio, voltou a sacar muito bem e suplantou qualquer chance de Norrie. Djokovic perdeu de novo só dois pontos com o serviço, conseguiu anotar duas quebras, uma no segundo game e outra no sexto e penúltimo, garantindo assim a vitória e a vaga na decisão.
Torcer agora pelo centésimo para quebrar a maldição e melhorar a parte mental para o último objetivo na carreira, o vigésimo quinto slam. Idemo!
Será em Wimbledon!!!
Pois é, acho que se ganhar Wimbledon chegará ao 25 slam e aí sim deve encerrar a carreira.
Vitória sofrida do joelhinho de paçoca contra o n° 90 do mundo. Encaminhou a vaga para perder a final do ATP 250 para o João Grandão Hurkacz.
Um belíssimo planejamento visando a maratona de Roland Garros, quando fatalmente abrirá o bico e sairá reclamando da organização do torneio, das bolas, do médico, da torcida francesa e por aí vai, culminando com a apresentação de um atestado de pré-óbito em entrevista coletiva.
Apresentação de gala do mestre. Jogou muito tênis e atropelou o Norrie no terceiro set. Vários rallies sensacionais. Impressionante termos um membro do Big 3 ainda na ativa e disputando finais. Que história estes caras escreveram. Rumo ao título número 100! Never count Novak Djokovic out, ever!
GOATaço anda muito vacilão em tiebreaks nos últimos tempos e amanhã a chance é grande de haver mais contra o servebot polonês.
Bom, mais uma chance pro 100° de qualquer forma.
O saque do polônes não fará diferença amanhã.
É o que eu espero, mas mesmo no saibro é muito rápido.
Desta vez , não escapa . O mundo dá muitas voltas, e quis o destino, que o feito acontecesse num preparatório ATP 250 . Jimmy Connors além de rir muito vai mandar : ” Bem-vindo ao Clube dos 100 ” … Aguardemos. Abs !
Sai, zica! Não tem nada ganho.
Tanto faz o local, Sr. SR. É o recordista absoluto de Big Titles com 72 e Connors tem só metade disso. Ele e Federer que fiquem felizes detendo os recordes de 250 e 500, respectivamente.
Abs!
Djokovic vai ser campeão em Genebra!
Calma, Sérgio, como alertei ontem o Federer está são e salvo sendo recordista de ATPs 250.
Mais uma ótima atuação, em nada lembrando aquele Djoko apático de MC e Madrid. Pode ser que não estava sendo treinado adequadamente.
Djoko em má fase após vencer as Olimpíadas: finais nos masters 1000 de Xangai/Miami, SF de Australian Open e agora final nesse 250tinho. O nível técnico dele é muito acima, por isso se mantém quase no top 5 com relativa tranquilidade.
Embora esse torneio seja um preparatório pra Roland Garros, é sempre bom levantar taça. Acho que o sérvio vem bem, mas domingo tem um sacador enjoado pela frente.
Caro Jonas, a final vai ser amanhã mesmo, no sábado. Isto geralmente costuma acontecer em torneios ATP’s 250 que antecedem algum Grand Slam, justamente para não atrapalhar a ida do vencedor para a primeira rodada do Slam.
Melhor ainda, para não pesar pra Roland Garros, rs, abs!
Melhor ainda é o Hurkacz chegar cansado pro jogo contra o Fonseca rsrs.
Que jogo! Segundo set remake de ontem. Novamente Djokovic sai de um 4 x 1 porém desta vez enfrentando o terceiro set. mas que virada no segundo. Apreensão mas Djokovic sempre acreditando que pode virar , e vira. Eu relaxaria e tentaria levar para o terceiro mesmo mas os tenistas sempre se esforçam ao máximo e isto é positivo. Privilégio em torcer pra você Nole. Mais uma aula de perseverança. Não precisa provar mais nada. Seu currículo é o maior mas enquanto entrar em quadra, bom jogo! Idemo !
E o Hubert Hurkacz que estava mal no ano chega na final. Meu problema nem é o Djokovic, que ele ganhe o 100 título, mais que merecido. Meu problema é o Hurkacz melhorando de fase e com motivação renovada para pegar Fonseca na primeira rodada de RG. O mesmo fonseca que nesse momento está em baixa. Bom que Nole ganhe e destrua o mental do Hubert… kkkkkk
O Hurcratz é um dos melhores sacadores do circuito. Em 2023 deu muito trabalho para Djokovic fazendo 34 aces contra 17 de Nole. Nole ganhou mas não foi fácil. Jogador perigoso mas , excelente jogo Djokovic.
Só que o fundamento saque não é tão definidor no saibro. O que vale mais é a movimentação e a dele não é muito boa.
Com o estilo de jogo dele, jamais conseguiria ganhar um evento de saibro acima de 250. Mas nos pisos rápidos como a grama, ele em boa forma é um dos mais duros nesses pisos.
“O fundamento saque não é tão definidor no saibro.”
O smash deve ser.
Ué, e um tenista de estilo serve bot performa melhor no saibro ou no puso rápido?
Mais uma final do medíocre.
Dá para passar o Federer ainda kk.
Invejoso
Claudicou no segundo set, mas na hora de a onça beber água foi lá e fez o que sua versão prime faria: 6 a 1 no terceiro set de forma clara.
“Claudicou”…a palavra tem origem no latim, em Claudius, que significa coxo, manco.
Meu nome não tem origem poética.
O maior de todos os tempos volta a mais uma final aos 38 anos.
Djokovic MasterClass
3° set absurdo
Sei não hein…
Abre teu olho, Rolanga!
Tive a impressão de que, muito mais o nível do Norrie caiu, do que o sérvio apresentou um nível “absurdo” no último set.
A chave do Djoko não mostra nenhuma grande dificuldade para o sérvio até as quartas de final. Acredito que se repetir o desempenho demosntrado esta semana, deve fazer uma quartas contra o Zverev, e aí, se passar, semi contra o Sinner, onde o buraco é bem mais embaixo
Para quem já ganhou do Nadal em RG, com todo respeito ao Sinner que perdeu para o Alcaraz, e Alcaraz que o Djokovic ganhou no ano passado e em AO. Acho que esta em aberto se não tiver problema de lesão.
E nem em sonho vai ganhar esse roland garros
Daqui a pouco aparecem denigrindo a imagem do tenista,são pessoas que não gostam de tênis,fomos brindados por uma geração de tenistas,muita boa Murray,del potro,wawrinka, Federer,Nadal,djoko,nishikori,cilic entre outros.
Isso mesmo Jeferson, as pessoas não devem, manchar, aviltar, desacreditar, caluniar, enlodar, enxovalhar, difamar…a imagem de um tenista.
Parabéns ao Djokovic pela vitória e a vaga na final. Vejo o sérvio muito consciente da sua situação atual, dos seus limites e possibilidades. Vai tentar manter o tabu contra o Hurkacz, para ver se sai com o 100º título. Ontem tinha um anti-Djokovic se lamentando porque o Fritz havia sido eliminado e era o que tinha mais chances de ganhar do Djokovic. Ocorre que o Fritz também é um freguês, nunca ganhou do Nole, e eu esqueci desse detalhe ontem. Se tivesse me lembrado disso, teria repassado essa lembrança ao anti-Djokovic para tentar diminuir a frustração dele no caso do Djokovic sair campeão do ATP 250 de Genebra.
Sempre passam vergonha quando tentam argumentar.
Não se preocupe Carlos, Dalcim está preparando um caminhão de bombeiros para transitar pelo site, será uma conquista épica.
Será uma conquista de quem? Os anti-Djokovic estão mais preocupados com o 100º título do sérvio do que o próprio sérvio e seus fãs, como eu. Se vier o 100º título, será lucro. O nome do Djokovic como maior da história já está escrito, com uma estrada bem pavimentada com todos os títulos possíveis. Os dois tenistas que têm mais de 100 títulos no currículo não têm alguns dos títulos que o Nole tem. Então, não tenho a mínima inveja dos títulos dos dois tenistas masculinos que possuem mais de 100 conquistas. Não troco os 99 títulos do Djokovic pelos 103 do Federer ou pleos 109 do Connors.
O bom e velho Djoko fazendo brilhar sua estrela. Sorte é bom até para os primordiais. VQV.
Parabéns Djokovik.
Está jogando firme e com coragem.
Continue assim, mais Vitórias e Títulos virão.
Força para a Final.
Grande vitória contra o n° 90 do mundo num ATP 250. Pena que em Roland Garros não vai ser essa moleza.
49 little titles > 27 little titles
Mesmo levando em consideração as diferentes condições que interferem na velocidade da bola (altitude, umidade), ao compararmos as partidas do sérvio com aquelas de Alcaraz e Sinner em Roma, Djokovic parece estar jogando em “slow motion”. E ainda considero muito errático para seus padrões… Afirmo isso, porque perdeu bolas relativamente fáceis.
Obviamente, como um bom nolista desde 2007, fiquei mais esperançoso para uma boa campanha em Rolland Garros! Porém, não creio que o sérvio seja favorito ao título, nesse momento…
Estou certo de que entrará entrará em quadra aguerrido para buscar esse 100º título. E contra um adversário de gabarito, que já frequentou o top 8, e vem fazendo boas campanhas recentemente.
Essa final nos dará uma ideia melhor de onde Djoko poderá chegar.
É porque ele nunca teve o peso de bola da dupla, aí pega um Norrie, que também não tem dá nisso. O Djoko é um mestre em controlar a bola, muito técnico, não em dar pancada.
Em busca do centésimo. Amanhã poderá ser um dia histórico. Mas Hurkacz tem caixa pra atrapalhar, apesar de ser um grande freguês do Novak, com 7 derrotas em 7 confrontos, e nunca tirou um set do sérvio no saibro. Veremos. Na torcida pelo 100º
O estoque de velas de 1m88 acabou, todos numa corrente de pensamento positivo (vale entrelaçar os dedos).
A presença do sérvio no Graciosa Club pode não acontecer.
Caso tudo dê errado, sempre teremos um estoque de lenços (empreendedorismo é isso).
Pra frente Brasil.
Aproveite os lenços para massagear os seus cotovelos que devem estar doendo. Analisando os comentários acima dos fãs do Djokovic, vejo declarações calmas, ponderadas e tranquilas, na torcida obviamente pelo próximo título, que por coincidência, caso aconteça, será o 100º, mas sem qualquer desespero, conscientes de que o que vier daqui pra frente será lucro, e que, o que o Nole conquistou até agora em sua carreira é mais do que suficiente para deixá-lo, com sobras, na posição de maior tenista da história até agora. Por outro lado, os torcedores anti-Djokovic parecem estar tendo pesadelos a cada chance que o Nole tem de conquistar mais títulos.
Expectativa e realidade…
João sempre sonhou ser um novo Van Gogh, dominar a tela e o pincel, depois de algum tempo, abriu uma empresa de pintura de fachadas (a empresa teve muito sucesso).
Pedro sempre sonhou em fazer residência no John Hopkins Hospital, desistiu para ser residente no Hospital municipal de Picos no Piauí.
Edson sempre sonhou em jogar futebol numa grande equipe européia, era um ótimo jogador, não conseguiu, o ápice da carreira foi na Tuna Luso do Pará.
Carlos sempre sonhou, com o centésimo de Novak Djokovic num slam, cheio de pompa, um “big titles” (como diria os entusiastas) para calar de vez os “anti”…
Não deu, temos um ATP 250 esvaziado…é o que deu para o momento, pode não ter uma festa pirotécnica, cheia de luzes, mas sempre terá alguém para acender o pavio do inesquecível Caramuru.
O bolo do centésimo será de chocolate suíço.
Kkkkkkkkk tinha imaginado isso. Que o GOAT (ops kkkkkkk será mesmo?) iria procurar um 250 para chegar ao 100. Kkkkkk que cara dura. Nem disfarça kkkkkkk Só falta perder kkkkkkkk
Show! 100ATP is coming!