Londres (Inglaterra) – Após a disputa do torneio juvenil de Wimbledon, os rankings mundiais da categoria têm novos líderes a partir desta segunda-feira. O búlgaro Ivan Ivanov, campeão do Grand Slam londrino, assumiu o primeiro lugar no masculino. Entre as meninas, a norte-americana Julieta Pareja, finalista de simples e duplas na última semana.
Ivanov, de 16 anos, não perdeu nenhum set na campanha até o título em Wimbledon. Ele ainda repetiu a conquista de Grigor Dimitrov, campeão em 2008. Os mil pontos da conquista o fizeram saltar do então 6º lugar para a liderança e tirando do primeiro lugar o espanhol Andres Santamarta Roig.
Já o vice-campeão de Wimbledon, o norte-americano Ronit Karki, saltou 34 posições no ranking. Ele veio do quali e só parou na final. Com os 700 pontos, o jogador de 17 anos aparece agora na 18ª colocação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Entre as meninas, Julieta Pareja saltou seis posições com o vice-campeonato e assumiu a liderança do ranking, deixando para trás a australiana Emerson Jones. A norte-americana de 16 anos também ocupa o 338º lugar no ranking profissional e já disputou uma semifinal de WTA 250 em Bogotá.
Campeã juvenil de Wimbledon, a eslovaca Mia Pohankova saltou 23 posições e agora está no sétimo lugar do ranking. Também com 16 anos, ela é outra jogadora em processo de transição ao profissionalismo, ocupando o 465º lugar da WTA.
Naná entra no top 40 após oitavas
A paulista Nauhany Silva, que chegou às oitavas em Wimbledon e só perdeu da campeã, ultrapassou quatro jogadoras e ocupa o 39º lugar, melhor marca da carreira aos 15 anos. A melhor brasileira segue sendo a potiguar Victória Barros, também de 15 anos e 23ª do ranking, que caiu três posições. Naná e Victória são as únicas tenistas do país no top 100. A próxima na lista é a gaúcha de 17 anos Pietra Rivoli, 118ª do mundo.
Cinco juvenis brasileiros estão no top 100 masculino do ranking da ITF. A lista é liderada pelo goiano Guto Miguel, que se manteve no 24º lugar. Já o paranaense João Pedro Bonini caiu duas posições e é o 30º. O brasiliense Pedro Chabalgoity continua na 75ª colocação, enquanto o mineiro Victor Winheski é o 80º colocado. Já o paulista Gustavo Albieri é o 86º do ranking.