Xangai (China) – Na partida com a maior idade combinada entre os dois rivais da história dos Masters 1000, criados em 1990, o sérvio Novak Djokovic fez valer a freguesia para cima de Marin Cilic e pela 20ª vez derrotou o croata, superando sua estreia em Xangai com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4, depois de 1h55 de confronto.
Cabeça de chave número 4, Djokovic entrou avançado na competição e já está na terceira rodada do torneio chinês. Seu próximo adversário será o alemão Yannick Hanfmann, que surpreendeu o norte-americano Frances Tiafoe, 25º pré-classificado, com uma virada de placar final 6/7 (9-11), 6/2 e 6/1.
O triunfo desta sexta-feira foi o 40º do sérvio em Xangai e com isso ele se tornou o primeiro na história a vencer pelo menos 40 partidas em seis Masters 1000 diferentes, deixando para trás o espanhol Rafael Nadal, que estava empatado com cinco cada. Djokovic também superou tal barreira em Roma (68), Indian Wells (51), Paris (50), Miami (49) e Cincinnati (45).
Mais uma vez superado por “Nole”, Cilic se junta ao francês Gael Monfils em sexto lugar entre os jogadores com mais derrotas para o sérvio. Eles ficam atrás de Nadal (31), Roger Federer (27), Andy Murray (25), Tomas Berdych (25) e Stan Wawrinka (21).
Com um jogo mais agressivo, tentando encurtar os pontos sempre que possível, Cilic disparou 30 bolas vencedoras contra 21 do sérvio, mas também cometeu mais erros não forçados, terminando com quase o dobro do rival (16 a 9). A estratégia funcionou até que bem e deu trabalho para Djokovic, mas não foi suficiente para derrotá-lo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No primeiro set, o croata foi quase impecável e não deu chances para Novak, que não teve um break-point sequer. Contudo, Cilic deixou escapar as duas oportunidades de quebra que teve, ambas no 11º game, no qual o sérvio jogou muito com o segundo serviço e lutou bastante para segurar o saque, fechando em mais de 10 minutos de disputa.
A chance desperdiçada pelo croata acabou lhe custando caro. Sem quebras, a definição foi para o tiebreak, em que o sérvio elevou o nível, perdendo apenas dois pontos antes de fazer 7-2 e largar na frente.
Os dois mantiveram o equilíbrio na segunda parcial, que foi definida no detalhe, com uma quebra solitária no terceiro game. Cilic encarou 15-40 com o saque e levou a pior logo no primeiro break-point. A partir de então, bastou a Djokovic administrar a vantagem, algo que fez com maestria e assim garantiu mais uma vitória.
O tiozão tá ON!!!
Não lembro do GOATaço sofrendo com umidade em Xangai. O semblante estava muito ruim no primeiro set e o croata foi melhor até o tiebreak, mas foi mais um daqueles sets e jogos que ele arrumou um jeito de vencer, também sofrendo pra fechar.
Tiafoe e Shelton já foram, o maior de todos não.
Ele está velho. Umidade ou qualquer coisa faz ele sofrer. Inclusive jogar tenis kkk
Mais um recorde do vovô goat.
Observando o jogo dos dois veteranos, algo chamou atenção, o tempo efetivo do jogo.
Os dois tenistas, até pela condição física, fizeram uso dos 25 segundos para sacar, algumas vezes até ultrapassaram o tempo, deu para perceber que era algo “tático” a demora.
Como o jogo teve 123 saques, apenas na expectativa de um saque, ficamos 55 minutos vendo um tenista quicar a bolinha antes de sacar.
Caso coloque o tempo de descanso nos games ímpares, o tempo entre o fim da jogada e o início do tempo de tolerância para o saque, temos um jogo de menos 40 minutos.
O jogo teve 1h55 minutos.
Nadal fazia muito isso para se recuperar entre os pontos.
Com a idade avançada, veremos isso cada vez mais vezes.
É sempre bom ver Alcaraz jogar…
Ops, não está no torneio.
Olá Paulinho
É o que temos para a semana…Novak Djokovic.
(Espero que o pessoal do torneio tenha colocado desfibriladores nas quadras, fiquei preocupado, o sérvio está numa bagaceira daquelas, iria convidar o sérvio para uma “saideira” aqui na periferia, mas fui orientado a cancelar…a idade e o metanol)
Kkkkkkkk
O nenino não é de ferro
Precisa descansar
133 saques….****
Bastante interessante esta contabilização, valeu !
Acho que Djokovic e o único jogador na história que chegou a um estágio aonde toda e qualquer vitória vem acompanhade de um recorde ou da ampliação de um.
Tiafoe falou que djoko não conta pra desafia o cenoura e o alcatraz pois djoko tem 40 anos
O vovô de 40 tá jogando mais do que ele
O Wawrinka é um caso engraçado. 21 derrotas porém 2 vitórias em finais de Slam contra o Djoko haha
Wawrinka teve a sorte de estar no lugar certo na hora certa. Djokovic sentiu a pressão de fechar o slam em RG 2015. No US open 2016, sinceramente, Djoko não merecia vencer depois de chegar a final contando com uma desistência e dois abandonos de jogo.
Vitoria sofrida de Djokovic.
Boa vitória.
Recorde em cima de Recorde.
Está ampliando vitórias em Master.
Força Djokovik.
Na próxima partida o Djoko cai fora!
Kkkkkkk, piadista. Falou isso da primeira.
Engraçado é que a única final q Djokovic ganhou tendo perdido match point foi contra Cilic, foi até uma final bem ganha que ele perdeu, uma derrota A La Federer
Djokovic perdeu Madrid pra Nadal também desperdiçando match point, mas ambos foram no saque do adversário.
Djokovic em rota de colisão com Taylor Fritz. Se os dois ganharem o próximo jogo deles, irão se enfrentar na rodada seguinte.
Fritz e Djokovic apenas em semifinal.
E o vovô garoto segue quebrando recordes e jogando bem. Avante, Nole!!