Rio de Janeiro (RJ) – A pré-temporada de João Fonseca, iniciada na última segunda-feira no Rio de Janeiro e que vai durar cinco semanas, servirá de preparação também para um calendário mais exigente em 2026. Depois de terminar o ano no top 30, o atual número 1 do Brasil e 24º do mundo terá que cumprir um regulamento que prevê a participação em grandes torneios ao longo do próximo ano.
Fonseca terá que disputar oito dos nove Masters 1000, com exceção de Monte Carlo que não é obrigatório. Ele também terá que jogar no mínimo cinco ATP 500, sendo que um deve ser realizado após o US Open. E para fins de compromisso, o Masters 1000 de Monte Carlo pode ser incluído nos requisitos mínimos da categoria 500. O não cumprimento das regras sem justificativas médicas ou pessoais pode resultar em multas e até perda de pontos.
O carioca de 19 anos e seu técnico, Guilherme Teixeira, falou em coletiva de imprensa sobre a importância de ter um bom período de treinos nas próximas semanas, pensando já nas exigências de um calendário tão exigente. “Sei o quanto importante é essa pré-temporada para começar o ano bem. É um dos meses mais importantes para o ano de um atleta e estou muito focado para fazer uma boa preparação. As expectativas estão boas”, disse Fonseca.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Teixeira deu detalhes sobre o trabalho que será feito com o jovem tenista. “A pré-temporada talvez seja o único período do ano que a gente tem para trabalhar com calma. A gente sabe que no ranking que ele está, teremos que seguir um calendário com pouquíssimas brechas para ter semanas de treinamento. Então ele fez um bom descanso e tem uma programação muito bem montada para as próximas cinco semanas. É um momento chave, de reestruturar algumas coisas e fazer uma mudança aqui ou ali. É o momento que a gente tem tempo para trabalhar e pensar nas evoluções que a gente precisa para se manter onde a gente está”.
Segundo o portal italiano SpazioTennis, o atual 154º do ranking Giuio Zeppieri virá ao Brasil para também participar de treinos com Fonseca. Zeppieri, de 23 anos, chegou a ser 110º do mundo e tem três títulos de challenger, um deles neste ano, em Xangai.
A temporada de Fonseca começará em 5 de janeiro. Ele disputa dois ATP 250 na Austrália, em Brisbane e Adelaide, antes do Australian Open, marcado para iniciar no dia 18. O carioca também está à disposição da equipe brasileira que enfrenta o Canadá na Copa Davis em fevereiro. No saibro sul-americano, tenta defender o título no 250 de Buenos Aires e jogará o 500 do Rio de Janeiro, antes de voltar ao piso duro para os Masters 1000 de Indian Wells e Miami nos Estados Unidos.
Confira o calendário de João Fonseca para o início de 2026
05/01 – ATP 250 de Brisbane
12/01 – ATP 250 de Adelaide
18/01 – Australian Open
06/02 – Copa Davis (Canadá x Brasil)
09/02 – ATP 250 de Buenos Aires
16/02 – ATP 500 do Rio de Janeiro
04/03 – Masters 1000 de Indian Wells
18/03 – Masters 1000 Miami













