São Paulo (SP) – A Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas (TCR) entrou em sua reta final nesta terça-feira, com o início das disputas das duas últimas categorias da competição: Masculino A e Quad. Os jogos acontecem no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista.
Na categoria Masculino A, participam atletas de oito federações estaduais: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já a categoria Quad é disputada pelas seleções do Rio de Janeiro e de Tocantins.
Na estreia da Masculino A, o Espírito Santo venceu o Paraná por 2 a 0. Na sequência, pelas quartas de final, Goiás superou o Espírito Santo por 2 a 0; Santa Catarina venceu o Rio de Janeiro por 2 a 0; Minas Gerais derrotou São Paulo por 2 a 0; e o Rio Grande do Sul avançou ao bater o Distrito Federal por 2 a 1.
“A Copa das Federações tem sempre um peso muito importante para o estado de Goiás. Viemos em busca do tricampeonato, após as conquistas de 2022 e 2024, e começamos bem a competição com o título da categoria Feminino. Agora, seguimos na briga pelo título da Masculino A nesta última semana, buscando novamente o título geral”, afirmou Lázaro Ferreira, capitão da equipe de Goiás e do Time Brasil de TCR Feminino.
As semifinais da categoria Masculino A serão disputadas nesta quarta-feira, com os confrontos entre Goiás e Santa Catarina, e Minas Gerais diante do Rio Grande do Sul.
Na categoria Quad, Rio de Janeiro e Tocantins se enfrentam em um formato de cinco partidas – quatro jogos de simples e um de duplas – para definir o campeão. Nesta terça-feira, foram disputados dois jogos de simples, ambos com vitória da equipe carioca, que abriu vantagem ao vencer por 2 a 0.
A Copa das Federações de TCR reúne 76 atletas de 16 federações estaduais e teve início no dia 8 de dezembro. Até o momento, já foram definidos os campeões das categorias Feminino, Júnior e Masculino B.












