Múrcia (Espanha) – A quarta-feira foi de surpresa no tênis mundial com o anúncio do fim da parceria do espanhol Carlos Alcaraz com o treinador Juan Carlos Ferrero, um dos principais responsáveis por conduzi-lo ao estrelato no circuito da ATP. O número 1 do mundo revelou o término com uma mensagem nas redes sociais.
Ferrero esteve ao lado de Alcaraz em toda sua vida profisisonal, começando o trabalho com o atual líder do ranking em agosto de 2018, quando o espanhol tinha 15 anos. Juntos, eles conquistaram 24 títulos na ATP, sendo seis deles em Grand Slam.
Os títulos não são a única conquista dos dois lado a lado. Sob o comando de Ferrero, o tenista espanhol se tornou o mais jovem número 1 do mundo. Alcaraz já soma 50 semanas na ponta da ATP e está a oito de igualar o 13º que mais tempo liderou, o norte-americano Jim Courier.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Desde o começo de 2024, porém, o trabalho entre Ferrero e Alcaraz ganhou mais um integrante com a presença de Samuel López na equipe. Os dois treinadores do espanhol foram reconhecidos pela ATP e venceram o prêmio de melhor técnico de 2025.
Veja o que escreveu Alcaraz:
É muito difícil, para mim, escrever este post… Depois de mais de sete anos juntos, Juanki e eu decidimos encerrar nossa parceria como treinador e jogador.
Obrigado por transformar meus sonhos de infância em realidade. Começamos essa jornada quando eu era apenas uma criança, e durante todo esse tempo você me acompanhou em uma viagem incrível, dentro e fora das quadras. E eu aproveitei cada passo dela ao seu lado.
Chegamos ao topo, e sinto que, se nossos caminhos no esporte tivessem que se separar, que fosse lá de cima. Do lugar para o qual sempre trabalhamos e sempre aspiramos chegar.
Tantas lembranças estão voltando que escolher apenas uma seria injusto. Você me ajudou a crescer como atleta, mas acima de tudo, como pessoa. E algo que valorizo imensamente: aproveitei o processo. É isso que levarei comigo, a jornada que compartilhamos.
Agora, um momento de mudança se aproxima para nós dois, novas aventuras e novos projetos. Mas tenho certeza de que os enfrentaremos da maneira correta, dando o nosso melhor, como sempre fizemos. Sempre agregando valor.
Desejo tudo de bom para você em tudo que está por vir. Me conforta saber que demos tudo de nós, que oferecemos tudo um ao outro.
Obrigada por tudo, Juanki!











Caramba. Estávamos falando há pouco das exibições. Sempre sentia que isso incomodava Juan Carlos. Será que foi isso ou outros fatores? Agora que buscou o #1, que o duelo com Sinner está mais apertado que nunca. Mudança arriscada.
Sete anos é bastante tempo. É difícil manter o mesmo nível de motivação. É normal uma mudança e também que retornem a parceria depois de uns anos.
Surpreendente, assim como Sinner/Piatti, Alcaraz sentiu a necessidade de algo mais.
Pode ser algo bom, caso consiga a pessoa certa, seu jogo continuará a evoluir.
Técnico no tênis tem uma importância relativa, para nós brasileiros, acostumados ao futebol, o treinador é glorificado e colocado num pedestal, no tênis nem tanto, alguns disputam o circuito sem um técnico, aconteceu com Federer, Djokovic e tantos outros.
Até poderia concordar CTG, nas vendo oq Carlos Mota fez com Nadal, fica difícil concordar.
A parceria Moya e Nadal foi um sucesso, entre 2017 até o final da carreira do espanhol, foram 8 Slam ganhos (se não me engano).
Mesmo assim, Moya não hoi chamado por sua capacidade técnica (que é grande) como treinador.
Nadal, assim como Guga, é um tenista que necessita de um mentor (como foi Larri), Tio Toni representava essa figura, Moya venho para ocupar esse espaço.
Pelas abordagens de Ferrero no início da Temporada, acredito que a conduta de Carlitos ao Final da mesma, tenha desagradado muito a Juan Carlos . Duvido que detone seu pupilo, como fez com Zverev, mas Sinner dois anos mais velho, parece bem mais maduro na Turma. Abs !
Olá Sérgio, Ferrero foi mandado embora, no texto de despedida, ele deixou claro que gostaria de continuar.
Foram sete anos juntos, por coincidência o mesmo tempo entre Sinner e Piatti.
Acredito que o espanhol fez bem, num trabalho com tanto tempo, existe o desgaste natural. Naquele documentário do Alcaraz, percebe-se o abismo entre os dois, Alcaraz mais festeiro, ferreiro mais metódico, durante um período, é até bom (as diferenças), com o passar do tempo, o desgaste aparece.
Concordo plenamente com você. Já faz um tempo que eu cogitei essa possibilidade da troca de treinador. Embora Ferreiro tenha levado Alcaraz ao auge, percebo que Alcaraz precisa evoluir mais no seu estilo de jogo, em especial ao enfrentar certos adversários. Se ele achar a pessoa certa, o jogo dele evoluirá cada vez mais.
Aí tem treta, time que está ganhando não se muda. Muita lambeção de botas, basta verificar p achar lambança.
Poderia treinar o nosso JF kkkkk
Em time que está ganhando se mexe?
Um bom exemplo disso é a Iga,depois q trocou de técnico, decaiu muito
Só ganhou Wimbledon.
Ele não está ganhando… começou a apanhar do Sinner em WB e Finals
Esqueceu do us open e Cincinnati? Apanhando onde ? Esses haters do alcaraz…kkk
Contrata Fonseca, contrata!
Alcaraz acho que perde muito com isso. O Ferrero alé de um excelente treinador, era o cara que dava uma segurada no Alcaraz. Acredito que ele perca muito na concentração pra ganhar títulos. Veja que Carlitos sempre foi rodeado de amigos, diferente do Sinner que é focado 100% no tenis.
Essa é a verdadeira historia
Vai ver daí que veio o desgaste da relação. O Ferrero deve cobrar muito postura mais profissional e o Alcaraz já deixou claro que não quer abrir mão da boa vida.
Que triste
Os dois são excelentes!
Caramba! O que terá acontecido??!!!
Espero que a gota d’água não tenha sido dinheiro. Como está pobre o mundo e o ser humano quando o dinheiro/materialismo tomou conta de tudo e falando muito alto. Que não seja isso.
Surpresa total! Tomara que não sejam sentimentos zverianos, porque se forem, lascou tudo!
Rpz sou torcedor do Alcaraz, nao consegui entender essa decisão. Uma parceria q dá sempre certo. Sinner dá risadas uma hora dessas.
O próprio título do documentário do Alcaraz “Do meu jeito” revela conflito de opiniões, no meu entender.
Assim, Alcaraz tem um tênis do nível de Murray, Djokovic, Nadal, Federer, Sinner, mas ao que parece destoa deles sobre a administração da carreira.
Só tem 6 GS, logo estará beirando 10, onde ele destoa?
Ronildo está falando que destoa deles na administração da carreira. Ou não foi isso?
Sim Delmario! Por isso que citei o documentário.
A impressão que tenho e que Alcaraz está subindo a cabeça a fama e Ferrero não gosto nada disso…..
Eita, que comecem as especulações!!! Aguardo ansiosamente cenas dos próximos capítulos!
Ihh..
Surpreendente esse rompimento. Tem algo por trás.
Pintando cabelo… fazendo várias exibições… propagandas… modelo… ando vendo um Alcaraz muito desfocado… diferente do Sinner que respira tênis, isso vai refletir em pouco tempo podem gravar o q eu digo… Carlitos já não anda mais o mesmo
Quem viu a série de Alcaraz na Netflix percebeu que Juan estava insatisfeito com diversas situações. A dedicação integral e o foco que ele exigia já não existiam mais por parte de Alcaraz, então…
Ibiza venceu, rsrs.
Brincadeiras à parte, deve ter ocorrido um desgaste na relação. Na derrota pro Sinner em Wimbledon a relação já parecia estranha, com Alcaraz esbravejando com seu técnico sobre estar sendo dominado no fundo de quadra pelo italiano.
Como o espanhol voltou bem e fez um segundo semestre muito superior ao do ano passado, essa ruptura considero surpreendente. Duvido muito que o Ferrero se cansou, devem ter ocorrido divergências sobre como o espanhol irá abordar a temporada 2026.
Alcaraz é um tenista talentosíssimo, ele já pagou o preço pra estar no topo, mas não sei se aguentará pagar por anos e anos, diferente do Sinner.
O pai do Carlitos abriu uma academia de tênis em Murcia. Há algum tempo, Alcaraz vem aparecendo com camisetas com a marca da academia. Talvez a resposta do rompimento seja por aí.
Fonseca podia contratar né??
Faz toda a diferença do mundo ter uma boa assessoria de imprensa e seguir as orientações dela. Se políticos de esquerda e de direita, bem como ministros do STF tivessem esse bom hábito, a cúpula do poder estaria fornecendo um excelente exemplo de decência para a população. E poderia cobrar respeito sem ameaçar prender ninguém.
Puxa!!!! Sem palavras
Para um jogador que expressa com veemência que deseja se tornar o “maior de todos os tempos”, não acho que com a “mi manera” será possível.
De todos os GOAT existentes, estes sempre demonstraram um compromisso absurdo com rotinas, treinos, etc; abdicaram de muita coisa para “fazer história”.
E o mundo sabe que ninguém joga mais tênis hoje do que Sinner.
O talento de Alcaraz é inegável mas concordo com a paráfrase de Bernardinho em seu livro que, Sucesso = 1% Talento e 99% Transpiração.
E eis que a notícia mais surpreendente do ano ficou para o seu final.
Fanfarrão e traíra. Agora será ladeira abaixo.
El Torero Naranja vai começar a fazer churrasco sempre se o Boi Miúra Jr. não arrumar um técnico do mesmo quilate ou superior, que exija seriedade e compromisso total.
Sinto cheiro de carne bovina assando no ar.
sinner agradece
Dito isso, Sinner campeão do Grand Slam na próxima temporada, aposto sem medo que o italiano leva os 4 Slams e alcança esse feito raríssimo.
Renê Ferrero” Estamos criando um monstro” rs.
Tudo muito simples !!
$$$$$
Nada além!!
Todos os grandes tenistas fazem isso ,mudam pra não ficarem previsíveis,normal até
Alcaraz tinha 15, não 16 anos em agosto de 2018.
Desde o começo de 2025 já havia sinais na transição de treinador, a chegada do Samuel López, Ferrero já viaja pouco com Alcaraz…Acredito que questões pessoais do Ferrero anteciparam um pouco o fim da parceria.