Málaga (Espanha) – Com uma mudança na dupla de última hora, a Itália apostou no alto nível de confiança de Jannik Sinner e na boa adaptação do número 1 do mundo e de Matteo Berrettini ao piso veloz de Málaga para vencer a partida decisiva do confronto contra a Argentina pelas quartas de final da Copa Davis. Os italianos venceram Maximo Gonzalez e Andres Molteni por 6/4 e 7/5.
Sinner já havia vencido sua partida de simples contra Sebastian Baez por 6/2 e 6/1. E na abertura do confronto, a Argentina contou com a vitória de Francisco Cerúndolo sobre Lorenzo Musetti por 6/4 e 6/1. Atuais campeões da Davis, os italianos enfrentam a Austrália na semifinal de sábado, em uma reedição da final do ano passado. Já nesta sexta-feira, a Holanda enfrenta a Alemanha.
A parceria entre Sinner e Berrettini substituiu Simone Bolelli e Andrea Vavassori, especialistas nas duplas e finalistas do Australian Open e de Roland Garros. Bolelli e Vavassori disputaram o Finals em Turim na semana passada, mas caíram ainda na fase de grupos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A rodada desta quinta-feira ainda teve outro confronto com mudança nas duplas. Os Estados Unidos colocaram Tommy Paul e Ben Shelton no lugar dos especialistas Rajeev Ram e Austin Krajicek contra a Austrália, mas não conseguiram avançar à semifinal.
The moment @federtennis progressed to the semi-finals! 🤩#DavisCup pic.twitter.com/lXde5fpFXR
— Davis Cup (@DavisCup) November 21, 2024
Com ótimo desempenho no saque, os italianos não sofreram quebras e enfrentaram apenas um break-point na partida de duplas contra os argentinos. E isso aconteceu logo no início do jogo. Berrettini teve desempenho decisivo no game da única quebra do primeiro set, com destaque para um excelente lob, que deixou a dupla italiana com três break-points antes que Sinner vencesse a disputa na rede. Os atuais campeões estavam perdendo o primeiro set por 4/3 e fizeram 12 pontos seguidos para fechar a parcial.
Em um segundo set também equilibrado, os italianos vinham confirmando os games de serviço de forma mais tranquila e cederam apenas cinco pontos no saque. Cada vez mais adaptado às rápidas condições da Davis deste ano, Sinner conseguia usar de seu amplo repertório de golpes. Os italianos aproveitaram o único break-point da parcial para conseguir a quebra e fecharam o jogo no game seguinte, com Berrettini sacando muito bem.
Já estava vendo a vaca italiana ir para o brejo mas neste caso a troca da dupla teve grande sucesso. Neste sistema de melhor de três acredito que a dupla é mais decisiva do que antes em melhor de cinco.
Além do que quem tem Sinner, não morre pagão!
O grau de confiança de JANNIK SINNER é tão grande que contaminou Berrettini. Jogaram barbaridade…Abs !
Sinner, fazendo barba, cabelo e bigode.