Madri (Espanha) – A grande fase de Elina Svitolina no saibro rendeu uma inédita classificação para a semifinal do WTA 1000 de Madri. Em sua décima participação no torneio, a experiente ucraniana de 30 anos e 17ª do mundo superou nesta quarta-feira a japonesa Moyuka Uchijima, 56ª do ranking, por 6/2 e 6/1 em 52 minutos de partida.
Esta foi a 11ª vitória seguida de Svitolina no saibro. A série invicta começou nos confrontos da fase de grupos da Billie Jean King Cup e continuou com o título do WTA 250 de Rouen, sua 18ª conquista no circuito profissional. Em Madri, a ucraniana nunca havia passado da terceira rodada.
“Finalmente consegui jogar bem aqui em Madri, mas sempre gostei muito de jogar nessas quadras”, disse Svitolina, na entrevista em quadra. “Acho que o meu saque estava funcionando muito bem, estou muito feliz com a forma como estou sacando nas últimas semanas e feliz com o meu nível de jogo”.
Sensational Svitolina 👊@ElinaSvitolina is yet to drop a set as she moves into the semifinals in Madrid after defeating Uchijima 6-2, 6-1!#MMOPEN pic.twitter.com/ItkWnXLNlt
— wta (@WTA) April 30, 2025
A adversária de Svitolina pode ser a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, ou a também ucraniana Marta Kostyuk, 36ª do ranking. Ela tem apenas uma vitória em cinco jogos contra Sabalenka. Já diante de Kostyuk, tem uma vitória e uma derrota.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada pela ucraniana nas quartas, Uchijima fez grande semana em Madri e venceu três cabeças de chave. A japonesa de 23 anos eliminou Ons Jabeur, Jessica Pegula e Ekaterina Alexandrova. Com isso, entrará no top 50 do ranking da WTA.
In a groove 💃@ElinaSvitolina grabs the opening set 6-2 against Uchijima in 27 minutes.#MMOPEN pic.twitter.com/e1ahVaNtvA
— wta (@WTA) April 30, 2025
Apesar de ter sofrido uma quebra de saque logo no game de abertura, Svitolina não demorou para assumir o controle do jogo. Ela buscou o empate de imediato e venceu quatro games seguidos para virar o primeiro set, voltando a quebrar no fim da parcial.
Já no segundo set, a ucraniana cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço e só enfrentou um break-point, definindo a disputa com duas novas quebras. Ela liderou com folga a contagem de winners da partida por 19 a 8 e cometeu 17 erros contra 19 da japonesa.