Cobolli domina Cilic e marca quartas inéditas em Slam

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) – O italiano Flavio Cobolli se tornou uma das novidades no torneio de Wimbledon deste ano. Número 24 do ranking com currículo pouco expressivo sobre quadras de grama, ele se classificou para suas primeiras quartas de final em qualquer Grand Slam, ao superar o croata Marin Cilic, finalista do torneio em 2017, por 6/4, 6/4, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-3).

Esta foi apenas a nona vitória de Cobolli sobre quadras de grama em 15 partidas feitas ao longo da carreira e sua quinta em seis jogos feitos em Wimbledon, quatro delas na ótima campanha deste ano, onde também para trás o tcheco Jakub Mensik.

O italiano de 24 anos garante assim inédita entrada no top 20 do ranking, com chance de figurar no 19º lugar, e aguarda o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic e o australiano Alex de Minaur, que acontece ainda nesta segunda-feira.

Caso Jannik Sinner e Lorenzo Sonego também avance às quartas, será a primeira vez que o tênis italiano colocará três nomes nessa fase de qualquer Slam. A presença de dois italianos nas quartas já aconteceu em nove ocasiões, incluindo Australian Open e Roland Garros desta temporada. Em Wimbledon, isso aconteceu com Sinner e Lorenzo Sonego no ano passado.

Apenas dois saques perdidos

Cobolli chegou a perder oito partidas consecutivas nesta temporada antes de conquistar o ATP de Bucareste. Logo depois, faturou também sobre o saibro de Hamburgo. Por isso, o fato de avançar em Wimbledon, não ter perdido set até as oitavas e sem haver perdido um único game de serviço era impressionante.

A partida contra Cilic foi basicamente montada no fundo de quadra, com saques bem colocados e raras investidas à rede. A boa devolução garantiu uma quebra em cada um dos dois primeiros sets, principalmente quando o croata não conseguiu encaixar o primeiro saque e o italiano conseguiu entrar nos pontos.

Cilic, que havia tido um único break-point no segundo set, desta vez teve três, todos valendo o set, mas Cobolli sempre escapou do sufoco. A definição foi ao tiebreak e o croata assumiu cedo a liderança, ainda que tenha deixado escapar o primeiro set com serviço a favor.

O quarto set começou perigoso para o croata, que evitou três quebras logo no segundo game, e o esforço foi recompensado enfim com a primeira quebra em cima do italiano, que lhe deu 4/3. Mas Cobolli reagiu imediatamente e levou a mais um tiebreak. Cilic sacou com 2-0, mas a falta do primeiro serviço permitiu ao italiano entrar nos pontos e aí complicar a vida do adversário. A quebra capital veio para 5-3 e aí Cobolli administrou bem até concluir com o 64º erro não forçado de Cilic na partida.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Julio Marinho
Julio Marinho
3 horas atrás

Esse Cobolli tem tido uma trajetória curiosa. A primeira vez que o vi, achei um jogador de golpes de base tão bons, que eventualmente poderia bater próximo do top10. Depois, entrou em descrédito total, perdendo primeiras rodadas sem parar. Depois, venceu Hamburgo de forma inesperada e agora 4as em Slam.. ou seja, pode vir qualquer coisa ali em termos de confiança.

Tribunal de Wimbledon
Tribunal de Wimbledon
2 horas atrás
Responder para  Julio Marinho

Uma zebra a caminho.

Tribunal de Wimbledon
Tribunal de Wimbledon
2 horas atrás

Minha aposta no Cilic nas QF não se concretizou. Parabéns, pela bela campanha, não haverá clássico dos Balcãs nas QF.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.