Hangzhou (China) – O croata Marin Cilic garantiu sua primeira vitória em nível ATP desde janeiro de 2023 ao superar a estreia no ATP 250 de Hangzhou, nesta quarta-feira. Ele não teve moleza e precisou se recuperar para bater o norte-americano Zachary Svajda de virada, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/0, depois de 1h59 de confronto.
Ex-número 3 do mundo, o croata foi prejudicado por lesões ao longo das últimas duas temporadas, passando por uma segunda cirurgia no joelho em maio deste ano. Após um período afastado, Cilic retornou à ação no mês passado disputando dois challengers e nesta semana joga seu primeiro ATP desde o começo de 2024.
“Significa muito”, disse Cilic sobre seu retorno às vitórias. “Significa muito para mim e para minha equipe, que esteve comigo durante esse período extremamente longo, chato e difícil. Duas cirurgias, muita recuperação, reabilitação e treinamento. Estou extremamente feliz por estar saudável, me divertindo na quadra e fisicamente de volta a 100%”, comemorou.
Na segunda rodada, o croata de 35 anos, convidado da organização em Hangzhou, terá pela frente o vencedor da partida entre o alemão Maximilian Marterer e o japonês Yoshihito Nishioka. Ele não vence dois jogos seguidos há mais tempo. Sua última vitória em ATP foi em Pune 2023, mas a última vez que avançou um pouco mais foi em Tel Aviv, em 2022, quando foi vice-campeão.
Atualmente ocupando a modesta 777ª colocação no ranking, Cilic venceu 60% dos pontos com o saque, sendo 14 deles em aces. A agressividade foi um fator importante no resultado final, com o croata disparando 33 winners, mas também terminando com 41 erros não forçados. Seu rival teve menos da metade das bolas vencedoras (12) e 10 erros não forçados a menos.
cilíc Já com 35 anos e jogando bem que bom…
vi jogando na quadra central de paris :) joga facil e vamos ve se volta a causar.
Ainda dá para jogar mais uns dois anos se quiser.
grande Cilic… foi um grande oponente em algumas épicas finais de slam contra o GOAT