Málaga (Espanha) – A Itália saiu na final da Billie Jean King Cup contra a Eslováquia e está a uma vitória de conquistar o quinto título na competição e o primeiro desde 2013. Na abertura do confronto, a atual 78ª do ranking Lucia Bronzetti venceu Viktoria Hruncakova, 238ª colocada, por 6/2 e 6/4 em 1h21 de partida nesta quarta-feira.
Bronzetti, de 25 anos, estreou em simples na Billie Jean King Cup na última segunda-feira, quando venceu Magda Linette na abertura da semifinal contra a Polônia. Antes disso, ela só havia atuado nas duplas, entre 2022 e 2023, com duas vitórias e duas derrotas.
“Estou muito orgulhosa por representar a Itália. Essa semana não foi fácil, todos os jogos são duros, mas estou muito feliz por trazer esse ponto para o time”, cometou Bronzetti na entrevista em quadra. “Ela é uma jogdora que bate muito forte na bola. Tentei ser sólida e movê-la do fundo da quadra. E quando tive a chance, aproveitei”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para o segundo jogo do confronto, a Itália conta com a número 4 do mundo Jasmine Paolini. Finalista de Roland Garros e Wimbledon, ela também é opção para um eventual jogo de duplas. A parceria formada por Paolini e a experiente Sara Errani foi campeã olímpica nos Jogos de Paris. Elas também decidiram os confrontos contra o Japão nas quartas e Polônia na semi.
Lucia Bronzetti secures a 1-0 lead in the tie! 🇮🇹
She takes down Viktoria Hruncakova 6-2 6-4 and moves @federtennis one step closer to the #BJKCup trophy 🏆 pic.twitter.com/Kl5QaiAVpr
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 20, 2024
Já a equipe eslovaca, do capitão Matej Liptak, conta com a boa fase de Rebecca Sramkova, 43ª do ranking e que jogou três finais de WTA neste segundo semestre. Em caso de defnição nas duplas, Viktoria Hruncakova e Tereza Mihalikova, deverão ser as escolhidas, como aconteceu na semifinal contra a Grã-Bretanha.
Depois de um início de partida equilibrado, com três quebras consecutivas, Bronzetti logo assumiu o controle da partida. Ela escapou dos dois break-points que enfrentou no fim do primeiro set ainda voltou a quebrar para fechar a parcial. Hruncakova começou melhor no segundo set. Jogando de forma agressiva, ela chegou a liderar por 4/2, mas Bronzetti devolveu a quebra no difícil sétimo game. E depois, venceu 12 dos últimos 13 pontos para fechar a partida.