PLACAR

Brasileiros estreiam com vitória na Copa Cosat 14 anos

Maria Eduarda dos Santos (Foto: Gabriel Catarina/CBT)

Bragança Paulista (SP) – Com a participação de 64 tenistas de dez países da América do Sul – 32 meninas e 32 meninos -, começou nesta segunda-feira, na HWT Sports Academy, em Bragança Paulista,  interior de São Paulo, a Copa Cosat 14 anos, único torneio oficial do continente disputado em quadras de grama.

Dos 11 brasileiros na disputa, sete deles estrearam com vitória na primeira rodada da fase de grupos. Pelo sistema de disputa, os tenistas estão divididos em oito grupos de quatro competidores na fase de classificação (round robin, todos contra todos), nas chaves masculina e feminina.

Os melhores de cada grupo jogam as quartas de final, semifinal e final. Os finalistas das chaves masculina e feminina se classificam para o The U14 Championships, torneio de 14 anos disputado paralelamente à segunda semana de Wimbledon, com todas as despesas pagas pela Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e pela organização de Wimbledon.

A catarinense Maria Eduarda dos Santos, cabeça de chave 4, foi a primeira brasileira a garantir a vitória no torneio, que vai até sábado. Ela começou em desvantagem, mas reagiu e virou a partida contra a colombiana Laura Villamil, por 2/6, 6/1 e 10-3. “Entrei muita nervosa porque já tinha perdido para essa menina, perdi o primeiro set, mas depois consegui me recuperar”, contou Duda, que fez sua estreia em torneio de grama.

Já o paranaense Henrique Vialle, segundo favorito ao título masculino, derrotou o peruano Stefano Berrocal, por 6/2 e 6/3. “Comecei bem solto, com confiança, saquei muito bem. Fiquei meio bravo no segundo set, bati muita bola na fita, mas no final consegui quebrar ele e fazer o meu saque”, disse. “Caí em um grupo favorável para mim e vou dar meu máximo até o final do torneio”, completou.

A programação prossegue nesta terça-feira,  com os 32 jogos da segunda rodada da fase de grupos

Confira os resultados dos brasileiros nesta segunda-feira (22):

Maria Eduarda dos Santos (BRA) d. Laura Villamil (COL) – 2/6 6/1 10-3

Nathalia Tourinho (BRA) d. Malvina Gutierrez (URU) – 6/1 6/0

Valeria Alcaraz (PAR) d. Rafaela Faccin (BRA) – 3/0 – ret.

Zoe Doldán (PAR) d. Giovana Freire (BRA) – 6/3 6/0

Catalina Porré (CHI) d. Larissa Silenci (BRA) – 6/4 6/3

Livas Damazio (BRA) d. Klaus Lozano (PER) – 6/4 6/0

Antonio Marques (BRA) d. Santiago Mora (VEN) – 7/6 6/4

Henrique Vialle (BRA) d. Stefano Berrocal (PER) – 6/2 6/3

Thiago Santana (BRA) d. Santiago Plata (COL) – 6/3 6/1

Matheus Menegazzo (BRA) d. Bruno Cabezas (ECU) – 6/4 4/6 10-5

Max Becerra (CHI) d. Tomás Amaral (BRA) – 2/6 7/6 10-8

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE