Feira de Santana (BA) – Sábado de decisões no ITF BT 400 de Feira de Santana (BA), na academia Smash. O dia começará com as semifinais femininas às 9h30 com a paranaense Marcela Vita e a italiana Flaminia Daina encarando as russas Elizaveta Kudinova e Anastasia Semenova.
Vita e Daina bateram nas quartas de final as cabeças de chave 3, as italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti por 6/3 e 6/2 enquanto que as russas passaram pela dupla cabeça 2 das brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow por 6/2 e 6/3.
A outra semifinal acontece a partir das 11h30 entre as italianas Nicole Nobile e Elena Francesconi contra a dupla da italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell. Nobile e Francesconi derrotaram as bicampeãs mundiais, a paranaense Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz nas quartas por 4/6, 6/2 e 10-6.
Não antes das 12h30 começam as semifinais masculinas com os melhores do mundo, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto enfrentando a dupla do jovem Henrique Medeiros e Rodrigo Schaefer. Gianotti e Spoto venceram a 23ª partida seguida batendo os brasileiros Allan Oliveira e Fabrício Neis por 6/2, 2/6 e 10-8. O jogo foi decidido nos detalhes e esteve empatado em 8 a 8.
Medeiros e Schaefer frustraram a torcida baiana, superando os atletas de Salvador, Augusto Oliveira e Murilo Valadares, por 7/5 e 6/1. A campanha foi histórica para uma dupla baiana em um evento desta categoria.
A outra semifinal começa não antes das 13h30 entre os atuais campeões mundiais, o italiano Michele Cappelletti e o catarinense André Baran, e os jovens Daniel Mola e Giovanni Cariani, ambos no top 10 mundial. Mola e Cariani venceram batalha contra o venezuelano Carlos Vigon e o gaúcho Felipe Loch por 3/6, 7/6 (7/3) e 12-10.
“Foi um jogo muito difícil, sabíamos que enfrentar os meninos seria bem duro. Eu e o Dani estamos vindo de um título, então estamos animados. Foi uma guerra, brigamos até o fim”, vibrou Cariani. “É uma nova grande dupla, jogam super bem, foi uma vitória maiúscula. Agradeço ao Gigio e a energia que colocou em quadra”, concluiu Mola.
Cappelletti e Baran passaram pelo italiano Edoardo Ponti e o gaúcho Natã Porte por 6/4 e 6/3 e seguem na briga pelo troféu inédito na temporada. A outra dupla baiana em ação caiu nas oitavas de final. Vindos do qualifying, Matheus Giovannini e Lucas Cavalieri perderam para Gianotti e Spoto por 6/1 e 6/2.
As finais começam às 18h no feminino e 19h no masculino, com transmissão dos canais ESPN e Disney+. O canal PlayBT no Youtube transmite todo o torneio.
Neste sábado também, a partir das 13h, começa na academia Smash o ITF BJ 100 juvenil com 17 duplas brigando pelos títulos masculino e feminino até 18 anos, com pontos no ranking mundial. Até o domingo segue o torneio amador em várias categorias. Ao todo são 18 quadras para as disputas.
Confira a programação deste sábado do BT 400:
Quadra Central
9h30 – Flaminia Daina (ITA)/ Marcela Vita (BRA) [5] vs. Elizaveta Kudinova (RUS)/ Anastasiia Semenova (RUS) [7]
11h30 – Elena Francesconi (ITA)/ Nicole Nobile (ITA) [8] vs. Veronica Casadeo (ITA)/ Ariadna Costa Graell (ESP) [4]
12h30 – Nicolas Gianotti (FRA)/ Mattia Spoto (ITA) [1] vs. Henrique Henrique Barros Medeiros (BRA)/ Rodrigo Schaefer (BRA)
13h30 – Giovanni Cariani (BRA)/ Daniel Mola (BRA) [3] vs. André Baran (BRA)/ Michele Cappelletti (ITA) [2]
18h – Final Feminina
19h – Final Masculina