Perth (Austrália) – O tênis brasileiro começou com derrota sua segunda participação da United Cup, torneio misto que serve de aquecimento para o Australian Open e conta pontos para o ranking mundial. Depois de empate por 1 a 1 nos jogos de simples, a parceria de Beatriz Haddad Maia e Marcelo Melo caiu diante de Alejandro Davidovich Fokina e Sara Sorribes no jogo decisivo, com placar de 6/4 e 7/5.
O Brasil já volta à quadra neste sábado, porém fará a rodada noturna local contra a Polônia. Às 6 horas de Brasília, Bia reencontra a número 1 do mundo Iga Swiatek, a quem derrotou no WTA 1000 do Canadá de 2022, e logo em seguida Thiago Wild desafia o top 10 Hubert Hurkacz. Em caso de vitória, o Brasil ainda terá chance de avançar às quartas de final, mas depende de grande atuação e ainda que Espanha derrote a Polônia no domingo.
Na abertura da competição, Wild foi superado na noite de quinta-feira por Davidovich, por 6/4 e 6/0, mas em seguida Bia teve atuação muito boa e superou Sorribes por 7/6 (7-1) e 6/2. O Brasil também disputou a United Cup de 2023, com uma vitória sobre a Noruega.
Davidovich faz diferença
O primeiro set começou de forma pouco usual, com os dois homens perdendo o serviço. Melo particularmente não viveu um primeiro set consistente, cometendo erros tanto com o primeiro saque como em voleios importantes. Ao mesmo tempo, Davidovich se mexeu muito bem junto à rede e marcou pontos oportunos, principalmente diante do segundo serviço pouco contundente da parceira.
O momento crucial veio no oitavo game, quando os espanhóis encararam 0-40 no saque de Sorribes e nem assim a parceria brasileira conseguiu aproveitar a chance e se recuperar no placar. COm 5/4, Davidovich sacou com notável qualidade e não deu qualquer chance.
O mineiro continuou a cometer erros bobos no começo do segundo set, um deles no ‘ponto decisivo’ que definiu a quebra do serviço de Bia, e com isso a Espanha fez 2/0. O Brasil ainda teria uma última chance, ao enfim tirar o serviço de Sorribes com agressividade tanto de Melo como de Bia e em seguida virar para 5/4. Aí os brasileiros tiveram dois set-points, porém faltou também sorte.
É, jogaram melhor nos momentos de decidir e não deu pra Bia e Marcelo.
Perdemos as nossas chances.
Não aproveitar 4 BP do 0x40 pra igualar o jogo no 1S foi dureza.
No 2S perder 2 SP e depois o BP final que manteria as esperanças no tiebreak também foram momentos decisivos que os espanhóis acabaram fazendo melhor.
É seguir acreditando. Pegar agora a equipe teoricamente mais difícil e lutar ponto a ponto. Bia mais cansada pra enfrentar Iga mas pelo menos tem um ponto positivo, ela já tá ligada e com sangue nos olhos.
Que o Wild esteja com mais energia.
Um passo de cada vez! E depois ficar esperando de camarote o resultado final do grupo e dos demais de Perth pra ver no que vai dar.
Por que o Rafa Matos não foi convocado para atuar nas duplas?
Ele optou por jogar os ATPs.
Quem convida são os organizadores… Federação da Austrália… Interferência zero das outras entidades!
Se tivesse sido convidado claro que ia… prize money polpudo!
Wild continua longe de ser um tenista confiável. E Marcelo Melo já deveria estar aposentado.
Concordo plenamente.
O Melo acho que fecha a carreira…
Até aonde assisti tava complicando..
Bia muito bem!
Wild sem fôlego nenhum …
Melo já está veterano,l
Melo infelizmente não tem o nível desse pessoal.
Eu gostaria de ver o Meligeni jogando dupla em vez do Melo…
Pq a dupla não foi Matos e Stefani ??
Porque não foram convocados. Preferiram jogar torneios regulares na semana que vem.
Simplismente isso: NÃO FORAM CONVIDADOS!
esse primeiro confronto serviu pra Bia mostrar o motivo do Brasil estar la…
Claro que o Melo já tem a questão da idade mas não vi essa distância toda entre as duplas, o placar tá aí. Só perdemos nossas oportunidades por erros e escolhas erradas não só do Melo mas também da Bia, como por acertos dos adversários nesses momentos.
Melo fechou muitas bolas na rede.
Mas impressionante como aqueles bate e rebate na rede voltava pra nossa quadra.
Agora é acreditar principalmente em Bia de levar o simples com a Iga e fazermos melhor nas duplas dessa vez.
Felipe Meligeni tem que jogar em vez do Marcelo Melo….
Uma pena que a dupla Matos/Stefani não tenha aceito, creio que teriam mais chances
A classificação já era.
O negócio agora é torcer pra Bia fazer grande partida contra a Iga, pra ganhar mais uns pontinhos no ranking e moral pra começar a temporada!
Não é que não tenham aceitam!
Simplismente não foram convidados!
Não tem interferência de CBT nem ninguém!
Quem organiza que convida: Federação da Austrália!
Parece que são amigos dos Meligenis…
Só salva a Bia, pra variar. Possivelmente o Felipe Meligeni teria sido uma opçāo melhor pras duplas. Marcelo Melo é campeoníssimo mas passou o momento dele.
Concordo plenamente contigo! Queria ver Felipe Meligeni jogando com a Bia!
Pois é, preciso concordar que o Marcelo foi mal hoje, final de jogo com muitos erros em bolas normais.
Já o encardido do Fokina, meteu umas boladas na Bia sem dó (algumas no Girafa TB kkk), mas faz parte do jogo.
Gostei bem da postura da Bia nos 2 jogos.
Agora o Wild… não sou da turma dos críticos, mas rapaz do céu…muitas bolas no T ou antes, subiu umas 2x com bola no meio e no T. Pra ser top 30, como muitos acreditam (pq não, né), precisa ralar muito ainda.
Wild tomar um 6×0 foi o fim da picada!!!
Sempre achei Melo displicente e desconcentrado. Com a idade, piorou.
Concordo contigo… Felipe Meligeni jogando com a Bia tinha muito mais chances de vencer a Espanha….
Beatriz Haddad está de parabéns fez 2 jogos incríveis contra a Espanha. Eu, se fosse o Capitão do Brasil, escalaria o jovem FELIPE MELIGENI para vencer a dupla com a BIA e não o “cansado” MARCELO MELO… Pra quê levar o sangue novo do Felipe Meligeni e não escalá-lo pra jogar??? Marcelo Melo, infelizmente, está em uma fase ruim, e não era a melhor opção para jogar com a Bia…