Lima (Peru) – O Brasil estreou com duas vitória no Sul-Americano de 16 anos, que está sendo disputado em Lima, no Peru. Ambas as equipes venceram a Bolívia, as meninas por 3 a 0 e os meninos por 2 a 1. O Sul-Americano oferece duas vagas para Copa Davis Júnior e três para Billie Jean King Cup Júnior, que acontecem de 11 a 17 de novembro na Turquia.
A gaúcha Ana Cruz abriu o confronto feminino com uma vitória sobre a boliviana Nicole Jimenes, por 7/5 e 6/1. Na sequência, a paulista Nauhany Silva derrotou Vallery Sumoya por duplo 6/0. Nas duplas, mais um bom resultado do Brasil, com Ana e Nauhany derrotando Nicole e Luciana Trigosso por 6/1 e 6/0. O trio brasileiro ainda conta com a gaúcha Pietra Rívoli.
“Foi uma ótima estreia. As meninas foram muito consistentes e conseguiram jogar um bom nível de tênis”, comemorou Haroldo Zwetsch, capitão da equipe feminina. As brasileiras só voltam a atuar na próxima quarta-feira, contra a Colômbia. O time está no Grupo A e ainda jogará contra Peru e Venezuela na primeira fase.
Já o time masculino anotou a primeira vitória contra a Bolívia com o gaúcho Pedro Dietrich passando por Alejandro Bejarano por 6/2 e 6/0. Depois, o paulista Thomas Miranda ampliou a vantagem brasileira ao vencer Leonardo Suarez por 6/0 e 6/1. Nas duplas, Leonardo Storck e Pedro Dietrich chegaram a ter quatro match-points, mas foram superados por Bejarano e Suarez, por 4/6, 6/1 e 14-12.
“Apesar de todo primeiro jogo ser tenso, foi uma estreia tranquila. Os meninos jogaram bem, foram consistentes, fizeram o que tinham que fazer e o resultado foi bom para nós. Fomos muito bem nas duas simples e fizemos um jogo bem disputado nas duplas”, analisou Rodrigo Ferreiro, capitão da equipe masculina.
Os brasileiros voltam à quadra nesta terça-feira para enfrentar o Chile. O time integra o Grupo A e também Equador e Uruguai na fase de grupos. O Sul-Americano é disputado por dez países em dois grupos. Os líderes de cada chave disputam o título e os segundos colocados duelam pelo terceiro lugar geral do continente.
Dalcim .haroldo zwetsh e irmão do João e Carlos zwetsh?ou é pai?
Eu acho que é primo.
Alguma razão para os jogadores melhores rankeados na itf no masculino nas estarem no time??