Bolonha (Itália) – O Brasil estreia nesta quarta-feira na fase de grupos da Copa Davis. Atuando na cidade de Bolonha, na Itália, a equipe do capitão Jaime Oncins enfrenta os anfitriões e atuais campeões da Davis a partir das 10h (de Brasília). Mas diferente do que acontece em outras fases da competição, as escalações dos times só serão anunciadas uma hora antes do confronto. As equipes estão no Grupo A, que ainda tem Bélgica e Holanda. Os dois melhores avançam às quartas.
A Itália estará desfalcada de seus dois principais jogadores, o número 1 do mundo Jannik Sinner e o medalhista olímpico de bronze Lorenzo Musetti. Ainda assim, o capitão Filippo Volandri tem entre as opções de simples Flavio Cobolli, Matteo Arnaldi e Matteo Berrettini, enquanto Andrea Vavassori e Simone Bolelli deverão ser os escolhidos para as duplas.
“Eu já imaginava que isso fosse acontecer. O Musetti já não estava e o Sinner, se chegasse à final do US Open, dificilmente viria para a Davis. Mas Itália tem jogadores para fazer três, quatro times diferentes e continuar sendo uma equipe forte”, avaliou Oncins na coletiva de imprensa em Bolonha.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“É a nossa estreia e nossos jogadores também podem formar um time forte. Não tenho a menor dúvida que podemos surpreender”, acrescentou o capitão. “Todos os times são perigosos, merecem estar aqui e respeitamos todos, mas temos nossas chances e sabemos que podemos vencer”.
Diferentes opções para o Brasil
Os nomes mais experientes do Brasil são Thiago Monteiro, número 1 do país em simples, e o veterano duplista Marcelo Melo, de 40 anos e ex-líder do ranking da modalidade. O mineiro tem como principal opção como parceiro o gaúcho Rafael Matos, também especialista em duplas.
O paulista Felipe Meligeni pode ser escalado tanto em simples quanto numa parceria com Matos. Eles já jogaram juntos na Davis e também foram campeões em torneios da ATP. Além deles, o capitão também convocou o carioca de 18 anos João Fonseca, que está a disposição da equipe com bons resultados recentes no piso duro.
Fonseca tem expectativas, Melo volta ao time
“Minha quinta vez com o time, segunda como jogador, me sinto bem com as condições, serão ótimos jogos contra países grandes, estamos preparados”, disse Fonseca, que aparece atualmente no 158º lugar do ranking da ATP, sendo atualmente o quarto melhor brasileiro e o segundo melhor entre os convocados para o time, atrás apenas de Monteiro.
Já o experiente Marcelo Melo está de volta à Copa Davis depois de cinco anos e brincou com Fonseca durante a coletiva: “Quando comecei a jogar essa competição ele era um bebê. Acho que ele tem que curtir ao máximo. Essa competição você não decide por si próprio, é preciso ser convocado, é preciso estar jogando bem, é um ambiente diferente do circuito. Muito bom estar junto”.
Pra cima Brasil. Tem que ir de Monteiro e Fonseca, Melo & Matos!
Quem você acha que joga dalcim? Eu acho que o Monteiro e o João. Duplas Rafael é Marcelo
Concordo com você.
Se o Oncins escalar o Meligeni no lugar do Fonseca, não vou perder meu tempo de ver…
Realmente é imprevisível tanto o Monteiro como o Felipe…o João temos que ter paciência com o garoto de 18 anos
Tem q ter paciência nenhuma. Ele é o melhor jogador de Duras desse time ATUALMENTE. Sem pensar em futuro, potencial, nada. Meligeni está num nível bisonho, não ganha nem r1 de CH atualmente
Entramos de franco atirador, o time italiano é bem superior mesmo não sendo o time principal. Temos que ir pra cima da Bélgica e Holanda e arrancar uma classificação heroica.
Alguem sabe onde Vai passar?
Queria saber tb man