Sydney (Austrália) – O tênis brasileiro terá um grupo difícil na disputa da próxima United Cup, competição mista criada pela ATP e WTA em 2022 para abrir a temporada do circuito internacional. No sorteio dos grupos realizado nesta segunda-feira, o time de Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro enfrentará a Alemanha, atual campeã, e a China na sede de Perth.
A nova edição do evento – a terceira consecutiva do Brasil – será realizada entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, em duas sedes diferentes dentro da Austrália, uma em Sydney e a outra em Perth.
A organização do torneio divulgou as primeiras 16 equipes classificadas para a disputa, sendo que outras duas, chamadas de “combinado 1 e 2”. serão anunciadas no dia 18 de novembro.
O formato
Como nos anos anteriores, os 18 times participantes foram divididos em seis grupos com três países cada, sendo que o campeão de cada chave e os dois melhores segundos colocados avançam às quartas de final. Os duelos serão realizado em três partidas: uma de simples feminina, uma de simples masculina e outra de duplas mistas. Ambos os duelos individuais contarão com o jogador número 1 de cada equipe.
As partidas de simples são disputadas em melhor de três sets com tiebreak, enquanto os jogos de duplas mistas serão realizados em melhor de três, com tiebreak nas duas primeiras parciais e um match-tiebreak (até 10 pontos) no terceiro.
Os grupos
Veja como ficaram as chaves da United Cup
Em Perth
Grupo A – EUA, Canadá e ‘combinado 1’
Grupo C – Grécia, Cazaquistão e Espanha
Grupo E – Brasil, China e Alemanha
Em Sydney
Grupo B – Polônia, República Tcheca e Noruega
Grupo D – Itália, França e Suíça
Grupo F – Grã-Bretanha, Austrália e ‘combinado 2’
Os times
O Brasil contará com três mulheres e três homens. O trio feminino será composto pelas paulistas Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves e Luisa Stefani, enquanto do lado masculino vão à Austrália Thiago Monteiro, Gustavo Heide e Rafael Matos.
Para defender o título de 2023, a Alemanha chamou Alexander Zverev, Daniel Masur, Tim Puetz, Laura Siegemund, Lena Papadakis e Vivian Heisen, enquanto a China convocou Zhizhen Zhang, Yan Bai, Fajing Sun, Qinwen Zheng, Xinyu Gao e Shuai Zhang.
Leia também
Masculino com esse time aí só ganha se os demais levarem o time B juvenil.
Não sei quem está pior em excesso de competições e cartolagem: futebol ou o tênis.
Pobres tenistas, é bom tentar tirar uns dias de folga em novembro/dezembro. E também gostar de passar Natal e Ano Novo logo ali, na Austrália.
O Brasil tem chance de vencer ao menos um dos confrontos. Óbvio que eu não espero que o Monteiro vença o Zverev, mas a Bia é favorita contra a Siegemund. Contra a China, ambos os confrontos de simples tendem a ser parelhos. Portanto, em ambos os casos a dupla mista será decisiva, e pode cair pra qualquer lado
Dá para vencer a China tranquilo, se jogarem o que sabe, dentro da normalidade, mas não acredito que vençam a Alemanha…